Publicação fala sobre a possibilidade das marcas no papel de influenciadoras digitais, propõe metodologia e aplicação prática
A temática dos influenciadores digitais vem há alguns anos dominando o noticiário, as conversas das pessoas, as polêmicas e um novo formato de exposição para marcas, agências de comunicação, produtos e serviços.
Mas, seria possível uma marca se transformar em um agente influenciador no ambiente digital? Essa foi a pergunta que norteou os estudos e pesquisas de Carolina Terra, durante seu pós-doutorado, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob supervisão da experiente prof. Titular, Elizabeth Saad Corrêa.
No pós-doc que dá origem ao livro, Carolina disseca conceitos como broadcast, socialcast e brandcast, referindo-se aos grandes grupos de comunicação e seus veículos, à possibilidade de comunicação entre indivíduos e o surgimento dos influenciadores digitais para, finalmente, tratar das marcas como produtoras de conteúdo e disseminadoras de informações por meio de seus próprios canais, respectivamente.
A autora também passa pela conceituação sobre influência, relação entre marcas e influenciadores digitais e a “cereja do bolo” da obra encontra-se na oportunidade e na possibilidade de que as organizações, possam, elas próprias, se tornarem publishers de conteúdo e agentes influenciadores autônomos.
Para finalizar, o livro traz uma metodologia, desenvolvida pela autora, e um questionário possível de ser aplicado junto às organizações, em que vão se somando ou subtraindo pontos de acordo com a sigla – REATIVA. O acrônimo significa Relacionamento/Reconhecimento, Entretenimento/Engajamento, Ação/Autenticidade, Transparência, Interação, Visibilidade e Avaliação e está explicado ao longo da publicação.
O prefácio é assinado por Elizabeth Saad e a obra ainda conta com depoimentos de Eduardo Vieira, sócio do Grupo Ideal/WPP e copresidente da H+K Strategies para a América Latina e José Saad Neto, jornalista, empreendedor, fundador e head de Insights da GoAd Media, rede de conhecimento em comunicação e marketing.
O lançamento do livro contará com uma palestra da autora, no dia 25 de fevereiro, às 18h. Inscrições gratuitas podem ser feitas em: https://www.sympla.com.br/marcas-influenciadoras-digitais—como-transformar-organizacoes-em-produtoras-de-conteudo-digital__1128595.
Serviço
Livro: Marcas Influenciadoras Digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo digital
Difusão Editora
Ano: 2021
Lançamento: 25/02, 18h, via Sympla.