Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Regulamento e submissão

  • Regulamento dos Prêmios Abrapcorp de Teses, Dissertações e Monografias 2024
 

I – Disposições Gerais

 

1.      Os Prêmios Abrapcorp de Teses, Dissertações e Monografias visam fomentar e dar visibilidade à produção científica de qualidade na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Brasil, estimulando o desenvolvimento de redes de pesquisa e potencializando a circulação do conhecimento na área.

 

2.      A premiação em 2024 considerará os trabalhos defendidos em Programas de Pós-Graduação da área de Comunicação no Brasil (no caso de Teses e Dissertações), e em cursos de Relações Públicas e Comunicação Organizacional em Instituições de Ensino Superior Brasileiras (no caso de Monografias), entre 01 de março de 2023 e 29 de fevereiro de 2024.

 

3.      São elegíveis os trabalhos defendidos no período determinado no item 2 e devidamente inscritas e submetidas à avaliação conforme dispostos na sessão II do presente regramento.

 

 II – Inscrição e submissão de trabalhos

4.      Os trabalhos serão inscritos por seus autores e submetidos por meio do site do evento Abrapcorp, dentro do prazo que será divulgado antecipadamente.

 

5.      A submissão dos trabalhos deverá conter dois documentos: o arquivo integral com a trabalho como depositado na biblioteca da respectiva IES em formato PDF e a Ata de Defesa e a informação sobre a composição da Banca que participou do processo de avaliação deverão ser anexadas ao trabalho submetido.

 

 

III – Etapas e Critérios de Julgamento

 

6.      Etapa única: consiste na avaliação do documento escrito da Tese, Dissertação ou Monografia por uma Comissão Julgadora, com valor máximo atribuído de 100 pontos a partir dos seguintes critérios:

 

a) Originalidade e atualidade temática: 10 pontos.

b) Pertinência e solidez do suporte teórico: 20 pontos.

c) Rigor metodológico: 20 pontos.

d) Estrutura do trabalho: 20 pontos.

e) Qualidade redacional e adequação às normas cultas da língua portuguesa: 10 pontos.

f) Qualidade dos resultados e potencial para avanço do conhecimento e inovação na área: 20 pontos.

 

7.      Cada categoria terá, para além dos trabalhos vencedores, até duas menções honrosas.

 

IV – Classificação final e Critérios de Desempate

 

8.      A classificação final será determinada pela pontuação de 0 a 100 atribuída na etapa única de avaliação.

 

9.      Em caso de trabalhos que integralizem a mesma pontuação, serão utilizados os seguintes critérios para desempate, em ordem: (a) maior pontuação no critério pertinência e solidez do suporte teórico; (b) maior pontuação no critério qualidade dos resultados e potencial para avanços do conhecimento e inovação da área; (c) maior pontuação no critério rigor metodológico; (d) maior pontuação no critério qualidade redacional e adequação às normas cultas da língua portuguesa; (e) maior pontuação no critério estrutura do trabalho; (f) maior pontuação no critério originalidade e atualidade temática. Persistindo o empate, ambos os trabalhos serão considerados como vencedores.

 

V – Premiação

 

10.  Durante o Congresso Anual da Abrapcorp será divulgado o resultado do Prêmio de Teses.

 

11.  Os trabalhos vencedores na Categoria Tese receberão: Certificado da Premiação para autor(a) e orientador(a); publicação de artigo extraído da tese em revista científica da área OU capítulo de livro em publicação organizada pela Abrapcorp; inclusão do trabalho na seção Prêmio Abrapcorp Teses no site da Abrapcorp.

 

12.  Os trabalhos vencedores na Categoria Dissertação receberão: Certificado da Premiação para autor(a) e orientador(a); publicação de artigo extraído da dissertação em revista científica da área OU capítulo de livro em publicação organizada pela Abrapcorp; inclusão do trabalho na seção Prêmio Abrapcorp Dissertação no site da Abrapcorp.

 

13.  Os trabalhos vencedores na Categoria Monografia receberão: Certificado da Premiação para autor(a) e orientador(a); inclusão do trabalho na seção Prêmio Abrapcorp Monografia no site da Abrapcorp.

 

 

14.  Trabalhos apontados como menção honrosa receberão: Certificado de Menção Honrosa para estudante e orientador(a); inclusão do trabalho na seção Prêmio Abrapcorp de Teses, Dissertação ou Monografias, no site da Abrapcorp.

 

VI – Comissão Julgadora

 

15.  Será instituída uma Comissão Julgadora para cada categoria do prêmio, composta por Doutores escolhidos pela Diretoria Executiva da Associação dentre o quadro de associados e doutores pertencentes a diferentes Programas de Pós-graduação do país, de acordo com o número de trabalhos inscritos.

 

16.  A Comissão Julgadora será presidida por um Coordenador do Prêmio, escolhido pela Comissão. O Coordenador será o responsável por organizar os trabalhos da Comissão, redigir a ata dos resultados do Prêmio e conduzir o processo de premiação durante o evento.

 

17.  Os membros da Diretoria Executiva da Abrapcorp que tiverem orientandos concorrendo ao Prêmio Abrapcorp de Teses não poderão participar do processo de seleção da Comissão Julgadora.

 

18.  Estarão impedidos de compor a Comissão Julgadora os doutores que tiverem trabalhos de seus orientandos participando do Prêmio Abrapcorp na respectiva categoria.

 

VII – Disposições Finais

 

19.  A Abrapcorp não custeia a participação dos finalistas no evento.

 

20.  A inscrição no concurso implica na autorização para publicação do arquivo digital do trabalho no site da Abrapcorp.

 

21.  Casos omissos do Regulamento serão resolvidos pela Diretoria da Abrapcorp e pela Comissão Julgadora.