Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Prêmio Abrapcorp de Teses

O Prêmio Abrapcorp de Teses visa fomentar e dar visibilidade à produção científica de qualidade na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Brasil, estimulando o desenvolvimento de redes de pesquisa e potencializando a circulação do conhecimento na área.

Além do certificado para o autor e orientador das teses, os premiados de cada ano ganham ainda a oportunidade da publicação de um artigo derivado do seu trabalho em livro ou periódico especializado. A partir de 2020, os vencedores do Prêmio Abrapcorp de Teses são convidados também para coordenarem o Prêmio Abrapcorp de Monografias do ano subsequente.

Submissão para edição 2024 

Regras edição 2024

Vencedores do Prêmio Abrapcorp de Teses

10ª edição – 2023 

Autoria: Jean Felipe Rossato 

Título: Comunicação Organizacional sobre diversidades: sentidos propostos por confederações patronais brasileiras 

Orientador: Rudimar Baldissera

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

9ª edição – 2022 

Autoria: Fiorenza Zandonade Carnielli

Título: Comunicação Pública e Comunicação Cínica na trama acontecimental das tragédias de Mariana e Brumadinho

Orientadora: Maria Helena Weber

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 8ª edição – 2021 

Autoria: João Augusto Moliani

Título: O trabalho em agências de comunicação: processos produtivos e densificação da atividade no jornalismo de rabo preso com o cliente

Orientadora: Roseli Figaro

Instituição: Universidade de São Paulo (USP)

 7ª edição – 2020 

Autoria: Isaura Mourão

Título: A construção do saber-prática discursiva da comunicação organizacional no Brasil

Orientador: Rudimar Baldissera

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 6ª Edição – 2019

Autoria: Diego Wander

Título: Comunicação organizacional e as estratégias de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade nas mídias sociais

Orientador: Rudimar Baldissera

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 5ª Edição – 2018

Autoria: Daniel Reis Silva

Título: Relações Públicas, Ciência e Opinião: lógicas de influência na produção de (in)certezas

Orientador: Márcio Simeone Henriques

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 4ª Edição – 2017

Autoria: Rosângela Florczak

Título: Dimensões possíveis para o diálogo na comunicação estratégica: tessituras e religações entre o relatório de sustentabilidade e as mídias sociais da Vale

Orientadora: Cleusa Maria Andrade Scroferneker

Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

 3ª Edição – 2016

Autoria: Lidiane Ramirez de Amorim

Título: Em busca de uma cartografia dos (não/entre)lugares da comunicação em multinacionais

Orientadora: Cleusa Scroferneker

Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

 2ª Edição – 2015

Autoria: Cláudia Nociolini Rebechi

Título: Prescrições de comunicação e racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas em diálogo com o discurso do IDORT (anos 1930-1960)

Orientadora: Roseli Aparecida Figaro Paulino

Instituição: Universidade de São Paulo (USP)

 1ª Edição – 2014

Autoria: Daiana Stasiak

Título: A comunicação organizacional sob a perspectiva da midiatização social: novos processos de visibilidade e interação na era da cibercultura.

Orientadora: Christina Maria Pedrazza Sêga

Instituição: Universidade de Brasília (UNB)