Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Prêmio Abrapcorp de Monografia

O Prêmio Abrapcorp de Monografias visa fomentar e dar visibilidade à produção científica de qualidade no âmbito dos cursos de Graduação em Relações Públicas e Comunicação Organizacional do Brasil, incentivar e reconhecer cursos, instituições, professores orientadores e alunos no que diz respeito ao aprofundamento de temas pertinentes à área

A premiação ocorre anualmente e considera as monografias defendidas em Cursos de Graduação de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional durante o ano anterior ao da premiação, até o dia 28 de fevereiro do ano em que será realizada a premiação. 

A partir de 2020, trabalhos de cunho aplicado e prático deverão ser inscritos no Prêmio Abrapcorp/ABRP de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Os vencedores do Prêmio Abrapcorp de Monografias recebem certificado, assim como seus orientadores.

Submissão para edição 2024 

Regras edição 2024

Vencedores do Prêmio Abrapcorp de Monografia

8ª Edição – 2024

Autoria: Mariana de Freitas Rodrigues

Título: Comunicação organizacional, diversidade e inclusão: experiências de um grupo de afinidade racial em uma organização gaúcha de grande porte

Orientador: Diego Wander da Silva

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

7ª Edição – 2023


Autoria: Maria Júlia Muniz Salema

Título: De alvinegro em ação à Red Bull te dá asas: simbologias, afetos e percepções do torcedor na fusão Red Bull Bragantino

Orientador: Marcelo Pereira da Silva

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – CAMP)

6ª Edição – 2022

Autoria: Cecília Nunes de Sá

Título: Acessibilidade na comunicação pública digital das universidades federais brasileiras: uma perspectiva das Relações Públicas

Orientadora: Michele Goulart Massuchin

Instituição: Unversidade Federal do Paraná (UFPR)

5ª Edição – 2021

Autoria: Nathália Fernandes Vicentin

Título: Idade no discurso de diversidade: o papel das relações públicas no combate ao ageísmo e na promoção de intergeracionalidade nas organizações

Orientadora: Else Lemos Inácio Pereira

Instituição: Faculdade Cásper Líbero

4ª Edição – 2020

Autoria: Caroline Kuviatkorski de Barros

Título: Representação das Super-heroínas no cinema e identificação feminina: um estudo de recepção dos filmes Capitã Marvel e Mulher Maravilha

Orientadora: Valquíria Michela John

Instituição: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

3ª Edição – 2019

Autoria: Tatiana Cristina Hunsche

Título: A comunicação [interna] no processo de humanização das organizações: a dimensão humana na voz do mercado

Orientadora: Cleusa Maria Andrade Scroferneker

Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

2ª Edição – 2018

Autoria: Lucas da Costa Pimenta

Título: Relações Públicas e ativismo: um estudo sobre experiências de vidas transexuais

Orientadora: Neka Machado

Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

1ª Edição – 2017

Autora: Júlia Matos Silva

Título: Comunicação, Interesse Público e Organizações: uma análise de vídeos da Samarco no canal YouTube sobre a tragédia de Mariana

Orientador: Rudimar Baldissera

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Adicione o texto do seu título aqui