Prêmio Abrapcorp de Monografia
O Prêmio Abrapcorp de Monografias visa fomentar e dar visibilidade à produção científica de qualidade no âmbito dos cursos de Graduação em Relações Públicas e Comunicação Organizacional do Brasil, incentivar e reconhecer cursos, instituições, professores orientadores e alunos no que diz respeito ao aprofundamento de temas pertinentes à área
A premiação ocorre anualmente e considera as monografias defendidas em Cursos de Graduação de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional durante o ano anterior ao da premiação, até o dia 28 de fevereiro do ano em que será realizada a premiação.
A partir de 2020, trabalhos de cunho aplicado e prático deverão ser inscritos no Prêmio Abrapcorp/ABRP de Trabalhos de Conclusão de Curso.
Os vencedores do Prêmio Abrapcorp de Monografias recebem certificado, assim como seus orientadores.
Vencedores do Prêmio Abrapcorp de Monografia
8ª Edição – 2024
Autoria: Mariana de Freitas Rodrigues
Título: Comunicação organizacional, diversidade e inclusão: experiências de um grupo de afinidade racial em uma organização gaúcha de grande porte
Orientador: Diego Wander da Silva
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
7ª Edição – 2023
Autoria: Maria Júlia Muniz Salema
Título: De alvinegro em ação à Red Bull te dá asas: simbologias, afetos e percepções do torcedor na fusão Red Bull Bragantino
Orientador: Marcelo Pereira da Silva
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – CAMP)
6ª Edição – 2022
Autoria: Cecília Nunes de Sá
Título: Acessibilidade na comunicação pública digital das universidades federais brasileiras: uma perspectiva das Relações Públicas
Orientadora: Michele Goulart Massuchin
Instituição: Unversidade Federal do Paraná (UFPR)
5ª Edição – 2021
Autoria: Nathália Fernandes Vicentin
Título: Idade no discurso de diversidade: o papel das relações públicas no combate ao ageísmo e na promoção de intergeracionalidade nas organizações
Orientadora: Else Lemos Inácio Pereira
Instituição: Faculdade Cásper Líbero
4ª Edição – 2020
Autoria: Caroline Kuviatkorski de Barros
Título: Representação das Super-heroínas no cinema e identificação feminina: um estudo de recepção dos filmes Capitã Marvel e Mulher Maravilha
Orientadora: Valquíria Michela John
Instituição: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
3ª Edição – 2019
Autoria: Tatiana Cristina Hunsche
Título: A comunicação [interna] no processo de humanização das organizações: a dimensão humana na voz do mercado
Orientadora: Cleusa Maria Andrade Scroferneker
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
2ª Edição – 2018
Autoria: Lucas da Costa Pimenta
Título: Relações Públicas e ativismo: um estudo sobre experiências de vidas transexuais
Orientadora: Neka Machado
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
1ª Edição – 2017
Autora: Júlia Matos Silva
Título: Comunicação, Interesse Público e Organizações: uma análise de vídeos da Samarco no canal YouTube sobre a tragédia de Mariana
Orientador: Rudimar Baldissera
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)