Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

DIRETORIAS

Gestão – 2022 a 2024

Presidente
Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)

Professor Titular da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Possui graduação em Relações Públicas pela UERJ, mestrado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e doutorado em Sociologia pela Université Paris V (René Descartes), com bolsa da CAPES. Desenvolveu estágio pós-doutoral em Comunicação no CEAQ/Sorbonne e Estágio Sênior em Comunicação e Sociedade  na Universidade Paul Valéry – Montpellier 3, ambos com bolsa da CAPES. É membro do corpo docente do programa de pós-graduação em comunicação da UERJ. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional e Teoria da Comunicação, atuando nos seguintes temas: relações públicas, cidade, consumo, megaeventos, diversidade e turismo. Líder do grupo Comunicação urbana, consumo e eventos cadastrado no CNPQ. Foi Diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ (1996/2000), Diretor de Comunicação da UERJ (2000/2003), Vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ (2008/2012) e Coordenador do PPGCOM/UERJ (2012/2014). É consultor adhoc da CAPES, do CNPQ, da SBPC e da FAPERJ. É Vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. É coordenador do LACON – Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo, da UERJ. É p esquisador PQ2 do CNPQ e bolsista Cientista da FAPERJ. 

Vice-presidente

Daniel Reis Silva (UFMG)

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutor e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Ganhador do Prêmio CAPES de Teses (2018), do Grande Prêmio UFMG de Teses (2018) e do Prêmio Abrapcorp de Teses (2018) e Dissertações (2014). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública (Mobiliza/UFMG) e do Grupo de Pesquisa Comunicação no Contexto Organizacional: Aspectos Teórico-Conceituais (Dialorg/PUC-MG). Desenvolve pesquisas críticas acerca das relações públicas, focando nos processos de formação e movimentação de públicos, na influência e na opinião pública.

Diretoria Executiva
Sergio José Andreucci Júnior (Cásper Líbero)

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/ USP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Administração em Marketing pela FECAP. Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Professor decano do curso de graduação em Relações Públicas (1994) e professor de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. Professor convidado dos cursos de Pós-Gradução Lato Sensu em Comunicação e Marketing e de Comunicação Política da ECA/USP (2004). Diretor Executivo da Abrapcorp – Assoc. Bras. de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Diretor da Andreucci Comunicação, agência de comunicação especializada em gestão de crises, projetos socioeducacionais e de marketing cultural. Coordenador dos cursos de Relações Públicas e de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero.

Diretoria Científica
Mônica Cristine Fort (UTP)

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná e em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia. É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa em Mídia e Conhecimento. Fez pós-doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). É vice-líder do Grupo de Pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais – Incom. Também ministra aulas e desenvolve pesquisa em cursos de graduação da área de Comunicação no Centro Universitário Internacional – Uninter.

Diretoria Editorial
Luiziane Silva Saraiva (UFMA)

Relações Públicas, Especialista em Comunicação Organizacional e Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Doutoranda em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará. É professora assistente do departamento de comunicação social da Universidade Federal do Maranhão, coordenadora do grupo de pesquisa sobre relações públicas internacionais e mercados emergentes (C3PR), Diretora Editorial da Abrapcorp (Gestão 2022-2024) e Conselheira Suplente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Gestão 2022-2025).

Diretoria de Relações Públicas
Maria Eugênia Porém (UNESP)

Pós-doutora em Comunicação pela ECA/USP. Doutora em Educação e Mestre em Comunicação pela UNESP. Especialista em Comunicação, Marketing e Negócios pela Universidade de Marília. É professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Desing (FAAC/Bauru), onde no curso de graduação em Relações Públicas, no curso de especialização em Estratégias Competitivas de Negócios (ECONEG) e no programa de pós-graduação stricto sensu em Comunicação – mestrado e doutorado (PPGCom) . Foi chefe do departamento de Comunicação Social (2015-2017). Na Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) coordenou o Prêmio de Teses e Dissertações (2019), foi membro do conselho fiscal (2020/2022). É líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Informação e Gestão (CIG) credenciado pelo CNPq. É especialista do Conselho de Estadual de Educação (CEE/SP). Foi Bolsista CNPq, Modalidade/Categoria: EXP-SA-AS, no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae (2016-2017) e (2019/2020). Atua como membro voluntário da comunidade “Sanduíche Valey” de Bauru/SP que busca promover o ecossistema de inovação e empreendedorismo na região. Na iniciativa privada, entre os anos de 1985 e 2012, pode-se destacar as atuações  como gestora da área de Comunicação e Marketing das Faculdades Integradas de Bauru. Nessa mesma IES atuou como coordenadora de curso de pós-graduação em Gestão da Comunicação Mercadológica e como assessora da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Atuou por 8 anos como profissional da área comercial, marketing e comunicação da Rede Globo Oeste Paulista. Foi consultora de empresas, atuando nas áreas de comunicação, relações públicas, marketing, publicidade e gestão empresarial.

Equipe de comunicação:
Aislan Leonardo Estanislau (Unesp – Bauru)

Guilherme Bueno (Unesp – Bauru)

Guilherme Ferreira de Oliveira (Unesp – Bauru)

Julia Mie Matsuguma (Unesp – Bauru)

Mariana Carareto (UFG)

Conselho Fiscal:
Adriano de Oliveira Sampaio (UFBA)
Ágata Franco de Camargo Pavarenti (Cásper Líbero)
Inara Regina Batista da Costa (UFAM)

Conselho consultivo:
Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch (USP)
Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas)
Profa. Dra. Cláudia Peixoto de Moura (PUCRS)
Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias (ECA-USP / Organicom)
Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira
Prof. Rudimar Baldissera (UFRGS)
Profa. Else Lemos (Cásper Líbero)

Secretaria:
Anne Porto Ramin (PUCPR)

GESTÕES ANTERIORES

Diretoria Executiva – 2020 a 2022

Presidente
Fábia Pereira Lima (UFMG)
Vice-Presidente
Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)
Diretor Administrativo
Sergio José Andreucci Júnior (Cásper Líbero)
Diretor Científico
Daniel Reis Silva (UFMG)
Diretor Editorial
Adriano Sampaio (UFBA)
Diretora de Relações Públicas
Elisangela Lasta (UFRGS)

Conselho Fiscal
Maria Eugênia Porém (UNESP)
Patrícia Carla Gonçalves Salvatori (Cásper Líbero)
Sandra Nunes Leite (UFAL)

Conselho Consultivo
Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch (USP)
Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas)
Profa. Dra. Cláudia Peixoto de Moura PUCRS)
Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias (ECA/USP / Organicom)
Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira
Prof. Rudimar Baldissera (UFRGS)
Profa. Else Lemos (Cásper Líbero)

Diretoria Executiva – 2018 a 2020

Presidente
Margarida M. Krohling Kunsch (ECA-USP)
Vice-Presidente
Fábia Pereira Lima (UFMG)
Diretora Administrativa
Patrícia Savatori (Cásper Líbero)
Diretora Científica
Claudia Nociolini Rebechi ( UTFPR)
Diretora Editorial
Else Lemos (Cásper Líbero)
Diretora de Relações Públicas
Caroline Delevati Colpo

Conselho Fiscal
Adriano Sampaio (UFBA)
Agatha Franco de Camargo Paraventi (Cásper Líbero)
Valéria de Siqueira Castro Lopes (ECA-USP)

Conselho Consultivo
Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira
Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas)
Profa. Dra. Cláudia Peixoto de Moura PUCRS)
Profa. Dra. Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUCRS)
Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias (ECA/USP / Organicom)
Prof. João José de Azevedo Curvello
Profa. Sandra Nunes Leite

Diretoria Executiva – 2016 a 2018

Presidente
Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira (Metrocamp)
Vice-Presidente
Profa. Dra. Cleusa Scroferneker (PUC-RS)
Diretora Administrativa
Profa. Me. Patricia Salvatori (Cásper Líbero)
Diretora Científica
Profa. Dra. Vânia Penafieri (Belas Artes / PUC / Cásper Líbero)
Diretora Editorial
Prof. Dr. Tiago Mainieri (UFG)
Diretora de Relações Públicas
Profa. Dra. Sônia Cabestré (USC)

Conselho Fiscal:
Profa. Me. Agatha Eugenio Franco de Camargo Paraventi
Profa. Dra. Fabia Pereira Lima
Profa. Dra. Valéria de Siqueira Castro Lopes

Conselho Consultivo:
Profa. Dra Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA-USP);
Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas);
Profa. Dra. Cláudia Peixoto de Moura PUCRS);
Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias (ECA/USP / Anhembi Morumbi / Organicom)
Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS);
Prof. Dr. Paulo Nassar (ECA-USP/Aberje)

Diretoria Executiva – 2014 a 2016
Presidente
Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias (ECA-USP / Anhembi Morumbi / Organicom)
Vice-Presidente
Profa. Dra. Angela Salgueiro Marques (UFMG)
Diretora Administrativa
Profa. Me. Ágatha Camargo Paraventi (Cásper Líbero / Belas Artes)
Diretora Científica
Profa. Dra. Cleusa Scroferneker (PUC-RS)
Diretora Editorial
Profa. Dra. Valéria Castro (ECA-USP / Cásper Líbero)
Diretora de Relações Públicas
Profa. Dra. Ana Lúcia Novelli (Senado Federal)

Conselho Consultivo:
Profa. Dra Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA-USP);
Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas);
Profa. Dra. Cláudia Peixoto de Moura PUCRS);
Prof. Dr. Ricardo Ferreira de Freitas (UERJ);
Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS);
Prof. Dr. Paulo Nassar (ECA-USP/Aberje)

Diretoria Executiva – 2012 a 2014

Presidente: Cláudia Peixoto de Moura (PUCRS)
Vice-Presidente: João José de Azevedo Curvello( UCB)
Diretoria Científica: Ana Lúcia Romero Novelli (Senado Federal/UCB)
Diretora Administrativa: Ana Lúcia de Alcântara Oshiro (UAM)
Diretora Editorial: Maria Aparecida Ferrari (ECA-USP)
Diretor de Relações Públicas: Esnel José Fagundes(UFMA)

Conselho Fiscal:
Sidineia Gomes de Freitas (ECA-USP)
Sônia Aparecida Cabestré (USC)
Zilda Aparecida Freitas de Andrade (UEL)

Conselho Consultivo:
Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA-USP)
Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas)
Ricardo Ferreira de Freitas (UERJ)
Rudimar Baldissera (UFRGS)

Diretoria Executiva – 2010 a 2012

Presidente: Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas)
Vice-Presidente: Rudimar Baldissera (UFRGS)
Diretoria Científica: Márcio Simeone Henriques (UFMG)
Diretora Administrativa: Valéria Siqueira de Castro Lopes (ECA-USP)
Diretora Editorial: Marlene Regina Marchiori (UEL)

Conselho Fiscal:
Claudio Guimarães Cardoso (UFBA)
Esnel José Fagundes (UFMA)
João José de Azevedo Curvello (UCB)

Conselho Consultivo:
Claudia Peixoto de Moura (PUCRS)
Maria Aparecida Ferrari (ECA-USP)
Paulo Roberto Nassar de Oliveira (ECA-USP)

Diretoria Executiva – 2008 a 2010

Presidente: Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA-USP)
Vice-Presidente: Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas)
Diretoria Científica: Claudia Peixoto de Moura (PUCRS)
Diretora Administrativa: Else Lemos Inácio Pereira (Casper Libero)
Diretora Editorial: Carolina Frazon Terra (UNISA)
Diretor de Relações Públicas: Rudimar Baldissera (UFRGS)

Conselho Fiscal:
Maria Aparecida Ferrari (ECA-USP)
João José Azevedo Curvello (UCB)
Ricardo Caribé Cavalcante: (NPGA/EUABA)

Conselho Consultivo:
Cicília Krohling Peruzzo (UMESP)
Fábio França (Metodista)
Paulo Roberto Nassar de Oliveira (ECA-USP)
Sidinéia Gomes de Freitas (ECA-USP)
Maria do Carmo Reis (UFMG)

Diretoria Executiva – 2006 a 2008

Presidente: Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA-USP)
Vice-Presidente: Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas)
Diretora Científica: Claudia Peixoto de Moura (PUCRS)
Diretor Administrativa: Luiz Alberto Beserra de Farias (ECA-USP)
Diretor Editorial: João José de Azevedo Curvello (UCB)
Diretora de Relações Públicas: Celsi Brönstrup Silvestrin (UFPR)