GP 1 – COMUNICAÇÃO, PESQUISA, ENSINO
Sessão 1: Ensino e pesquisa
Perfil e trajetória do egresso dos cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Rádio e Televisão, da Universidade Federal do Maranhão? UFMA: (2007 a 2015).
Esnel Jose Fagundes, Silvio Rogério Rocha de Castro (UFMA)
O que acontece com os Cursos de Relações Públicas no Brasil? Motivos da diminuição do oferecimento dos cursos pelas IES
Maria Aparecia Ferrari (USP)
A relação professor-aluno mediada por tecnologias digitais: proposta de investigação nos cursos de graduação em Relações Públicas
Alana Nogueira Volpato
Relações Públicas: competências profissionais para a geração de valor organizacional
Camilo Catto (UTFPR), Marcos José Zablonsky
Sessão 2: Ensino e aspectos teóricos
A práxis de Relações Públicas: olhares teóricos possíveis.
Marcelo de Barros Tavares (UniRitter)
Institucionalização e matriz epistemológica: por uma história social do campo científico da Comunicação Organizacional e Relações Públicas
Talles Rangel Rodrigues (Rede Bandeirantes de Televisão)
Mídias institucionais e educação: canais de comunicação e atuação pedagógica.
Keynayanna Kessia Costa Fortaleza (PUCRS)
Proposta metodológica de análise de memes utilizados como estratégia de comunicação organizacional: a experiência da UFG
Luiz Felipe Fernandes Neves (UFG)
Sessão 3: Pesquisas e aplicações teóricas
A Economia Criativa como ambiente de aprendizado criativo e inovação organizacional
Luciano Nunes Suminski (Evolução Comunicação e Marketing)
Relações Públicas e Comunicação no contexto de organizações públicas de saúde: primeiras inferências para uma abordagem epistemológica
Sandra Nunes Leite, Emanuelle Rodrigues (UFAL)
Racionalidade substantiva: uma inserção na comunicação organizacional
Milene Montemesso Cunico (PUCRS)
A fotografia em Relações Públicas
Ana Domitila Rosa Lemos Silva
GP 2 – COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS
Sessão 1: Comunicação Relacional e Tecnologias
Reconfigurações da Comunicação Organizacional na contemporaneidade: protocolos demandados pela mediação estrutural da tecnicidade
Monica Pieniz (UFRGS)
A dinâmica relacional tecnológica das organizações por meio da materialização da retórica nos ambientes digitais
Elisangela Lasta (UFRGS)
Relacionamentos midiatizados: como estabelecer relações de confiança em tempos de fake news?
Bianca Dreyer (USP e FCL), Elizabeth Saad Corrêa (USP)
O Ativismo pela internet livre no Brasil: ecologia digital de uma rede organizacional
Ana Thereza Nogueira Soares (Universidade de Brasília – UnB)
Sessão 2: Interação, mensuração, relacionamento e visibilidade no contexto digital
Diálogo e a interação no contexto das Ouvidorias Virtuais: algumas aproximações
Francielle Benett Falavigna, Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUCRS)
Mensuração de Resultados em Comunicação na Inovação: Humanização e Sustentabilidade
Luciano Nunes Suminski (PUCRS e Evolução Comunicação e Marketing)
O algoritmo do Facebook impulsiona estratégias de Relações Públicas Digitais?
Carolina Frazon Terra (USP)
Visibilidade do conhecimento nas Tecnologias Digitais: uma análise das fanpages de universidades federais mineiras
Pedro Augusto Farnese de Lima (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais)
Sessão 3: Tecnologias, inovações e estudos de caso
Big data e Inteligência Artificial são a nova onda disruptiva a desafiar os profissionais
Dulce Margareth Boarini (UMESP)
A Comunicação Organizacional Por Meio Da Diversidade Midiática No Ambiente Corporativo: Um Breve Estudo De Caso
Luiz Ananias (Jad Zogheib e Cia Ltda)
Feminismo, Ativismo Online e Organizações em Ambiência Digital: análise do uso das hashtags #Assédioécrime e #Nãoénão em campanhas institucionais no Twitterno Carnaval de 2018
Gisela Maria Santos Ferreira De Sousa, Maria do Carmo Prazeres Silva (UFMA)
Do Real ao Virtual: O Relacionamento de Companhias Brasileiras de Capital Aberto com Investidores – Uma Observação no Uso do Twitter pelo Itaú Unibanco, Petrobras e Vale
Orlando Costa Goncalves Junior (Instituto de Educação Superior de Brasília)
GP 3 – COMUNICAÇÃO, IDENTIDADE, DISCURSOS
Sessão única
Panorama da Gestão da Diversidade nas maiores empresas brasileiras
Bruno Pacheco Carramenha (FAAP)
Novas Narrativas De Relações Públicas: Transformadoras Para Uma Sociedade mais Inclusiva e Humanizada
Emiliana Pomarico Ribeiro, Natália de Campos Tamura, Paulo Nassar
Aproximações preliminares entre Representação Política eRelações Públicas: organizações privadas, reivindicações de representação e comunicação estratégica
Daniel Reis Silva
A (Re)construção da Marca Rio e seus discursos: Medo, Comunicação e Megaeventos
Flávia Barroso de Mello, Ana Teresa Gotardo, Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)
Vozes do ensino superior e o olhar para a (não) inclusão: a disforia no discurso institucional
Vânia Penafieri (FCL, PUCSP)
GP 4 – Comunicação, Responsabilidade Social e Cidadania
Sessão 1: Desafios e perspectivas para a construção da igualdade na diversidade
Painel de abertura: Igualdade, Direitos Humanos e Cidadania
Cicilia Krohling Peruzzo
Diversidade nas organizações: das lutas sociais às políticas de gestão
Ricardo Goncalves de Sales (USP)
Comunicação e cidadania no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações
Ana Cristina Cypriano Pereira, Liliana Maria Passerino (UFRGS)
Sessão 2: Responsabilidade social e organizações: práticas e desafios
Uma Crítica da Comunicação para a Sustentabilidade na Indústria do Imaginário
Veronica Reis Cristo (USP)
O papel de relações públicas no fortalecimento do empreendedorismo social
Maria José da Costa Oliveira e Silvana Maria Nader
Memória cultural de uma pesquisa em emissora pública e as políticas públicas de extinção das fundações: o caso da TVE-RS
Ana Luiza Coiro Moraes (FCL)
GP 5 – Comunicação, Políticas, Estratégias
Sessão 1 : Relações Públicas no Contexto das Diversidades
(Re) pensar a comunicação estratégica a partir da alteridade e da dissidência
Luciana Buksztejn Gomes (PUCRS), Rosângela Florczak
Haters, Organizações e Opinião Pública: Os Odiadores Como Públicos Potenciais da Promoção da Diversidade em Contextos Digitais
Bárbara Miano (USP), Luiz Alberto de Farias (USP, UMESP)
A diversidade em pauta: possíveis leituras sobre a exposição Queermuseu a partir da comunicação organizacional
Fernando Carara Lemos (Grêmio Náutico União), Daniela Firmino Cidade, Luciana Buksztejn Gomes, Renata Cássia Andreoni de Souza
Entre o silêncio velado e o discurso formal: uma proposta de estudo sobre a participação da mulher na aviação brasileira
Simone Cristina Dantas Miranda
Diversidade como determinante na cultura e na comunicação para promover a inovação em multinacionais brasileiras
Leila Gasparindo (Trama Comunicação)
Sessão 2: Relações Públicas, Desempenho e Estratégias Organizacionais
Os ativos intangíveis como alternativa para demonstração de valor em relações públicas
Valéria de Siqueira Castro Lopes (USP, FCL)
Sistemas de Medição de Desempenho Aplicados à Comunicação: uma Proposta de Mensuração de Investimentos
Rafael Figueiredo Cruz e Silva (Petrobras)
O posicionamento comunicacional de empresas alimentícias diante dos novos hábitos alimentares de seus consumidores
Renata Calonego, Mariana Carareto
O relacionamento como estratégia de comunicação: um referencial teórico e metodológico do estudo com pequenas empreendedoras brasileiras
Juliana Wruck (USP)
As respostas dos indivíduos da Sociedade Midiatizada diante de impactos organizacionais: uma análise dos comentários no Facebook da Samarco Mineração
Mariana Carareto
Sessão 3: Educação, Cultura e Comunicação nas Relações Públicas
Relações Públicas, Educação e Competências comunicacionais: Ensaio sobre uma Abordagem Educativa das Relações Públicas
Fernanda Terezinha de Almeida
A gestão de relacionamentos em ambientes organizacionais multiculturais pela visão do aluno de relações públicas
Isabella Pinto de Barros Lima
A Influência da Cultura e da Comunicação no Relacionamento dos Associados com suas Cooperativas: uma análise para partir das dimensões de Hofstede.
Maura Padula (PUC Campinas), Maria Aparecida Ferrari (USP)
A Tecnologia e o Modelo de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFG
Maria Francisca Magalhães Nogueira, Rose Mendes da Silva (UFG)
Sessão 4: Diversidade, Pessoas e Organizações nas Relações Públicas
A Relação entre a Comunicação Organizacional e Diversidade na ótica de Profissionais de Recursos Humanos
Cassiana Caglioni (Instituição Toledo de Ensino), Maria Eugenia Porem (UNESP), Marina Dorigo
A comunicação como fator de engajamento da geração millennial no novo ambiente organizacional de empresas brasileiras
Denise Pragana Videira (USP)
Comunicação organizacional e a valorização da diversidade no ambiente laboral: estudo exploratório em uma empresa de recuperação de crédito
Maria Eugenia Porem (UNESP), Celia Maria Retz Godoy dos Santos, Raquel Cabral
A Comunicação Interna, a Cultura Organizacional e a Gestão do Conhecimento Integrado a Serviços Terceirizados
Patrícia Pavanello (UNESP)
GP 6 – COMUNICAÇÃO PÚBLICA, POLÍTICA E GOVERNAMENTAL
Sessão 1: Comunicação pública e representações estratégicas
Comunicação Pública e interatividade nas fanpages das instituições públicas de ensino superior no estado de Goiás
Stephanie Silva Justino, Tiago Mainieri de Oliveira (Instituto Federal de Goiás)
Ética nas políticas e nas pesquisas sobre comunicação pública
Cláudia Lemos (Câmara dos Deputados)
Dimensões públicas da controvérsia da pílula do câncer
Aline Bastos (UFMG)
A comunicação pública na dimensão das agências reguladoras brasileiras e as (im) possibilidades de diálogo
Daniela Firmino Cidade (Concessionária da Rodovia Osório Porto Alegre SA)
A representação da área nuclear no imaginário e seu espaço no (não-) desejo
Tariana Brocardo Machado
Sessão 2: Comunicação política e interfaces governamentais
Análise do perfil dos comunicadores na carreira diplomática brasileira
Camila Verbisck Alcantara Bonfim, Maria Aparecida Ferrari (USP)
Discurso político, poder e manipulação: as estratégias discursivas do presidenteMichel Temer
Edson Leite Júnior
Fotografia, imaginação e rememoração: reflexões para um projeto de memória institucional do Ministério Público do Estado do Maranhão
Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo, Leandro Almeida Ferreira (UFMA)
O discurso da diversidade em campanhas do dia dos namorados no brasil
Denise Avancini Alves (UFRGS), Fernanda Noschang (UFRGS), Shayane Machado dos Santos (UFRGS) e Fiorenza Zandonade Carnielli (UFRGS/UCS)
Humor e Política no Contexto Brasileiro: O Sensacionalista e suas Narrativas nas Nuances da Comunicação
Roberto Gondo Macedo (Mackenzie)
Espaço de Iniciação Científica – EIC
Sessão 1
As mídias sociais como estratégia de comunicação interna: rompendo barreiras e superando hierarquias.
Manuella Noschang Lopes da Silva
Planejamento de Relações Públicas para a fanpage da franquia Mercadão dos Óculos de Franca – SP.
Fernanda Lica Aires da Costa
O combustível da Petrobras para seguir em frente: análise semionarrativa da marca depois da crise.
Nathalia Lopes
Crise: fator operador de mudanças na organização e na comunicação organizacional.
Marina Brauna
A marca não é o nome: os impactos causados pela atualização do projeto de marca do Shopping da Bahia.
Jadson Moreira Da Cunha
As organizações e as mídias: um estudo sobre a Caterpillar
Fernanda Luz Moraes, Aurea Araújo Bernardo, Yasmin Dutra, Francielle Benett Falavigna
Sessão 2
O profissional de relações públicas no contexto das causas sociais: estudo abordando a violência doméstica contra a mulher na cidade de Lençóis Paulista.
Renan Rossini
A responsabilidade social corporativa e a inserção da mulher refugiada no mercado de trabalho: um estudo do projeto “Empoderando Refugiadas”.
Mariana Caxambu
Preconceito de gênero, cultura e poder: desafios comunicacionais de mulheres líderes no mercado de trabalho da Serra Gaúcha.
Kamila Angela Negri
Relações públicas para organizações sem fins lucrativos: por uma comunicação humanista e transformadora em prol do engajamento.
Isabela Ospital
Campanha de captação de recursos, redes sociais e voluntariado: o caso Arthur.
Juliane Chaves
Sessão 3
Teorias da Comunicação Organizacional. Produção científica da Abrapcorp entre 2011 e 2012.
Gustavo Azevedo da Silva Santos
Marshall Mcluhan, o cordel como meio frio e os sentidos em Relações Públicas
Daniele de Lima da Silva
As identidades culturais na práxis das Relações Públicas internacionais.
Scarlet Alencastro Vanin Dutra de Souza
O impacto do mundo líquido nas relações humanas e o desafio dos profissionais de Relações Públicas na era da transição.
Fabiene Mattos Souza
As Relações Públicas e a identificação da alteridade.
Rafael Gomes da Silva
Programação: http://abrapcorp2018.com/programacao/