A Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas apresenta, abaixo, a lista dos artigos aprovados para o XVII Congresso Abrapcorp, que será realizado entre os dias 10 e 12 de maio, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Os autores que tiveram artigos recusados receberão por e-mail, durante a próxima semana, os pareceres de seus textos.
GT 1 – COMUNICAÇÃO, ÉTICA E ALTERIDADES EM PROCESSOS RELACIONAIS DE SUBJETIVAÇÃO E CONFLITOS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Conceito de saúde: a mulher gorda no contexto organizacional televisivo
Autores: Jayane Evellen, Caroline Delevati Colpo
Comunicação e diversidade: uma reflexão sobre políticas e práticas de inclusão do público LGBTQIA+ nas startups
Autores: Camila Maciel Campolina Alves Mantovani, Patrícia Pedras dos Santos
Comunicação com empregados e a inclusão de pessoas com deficiência nas organizações: questões de acesso e de cultura inclusiva
Autores: Guilherme Ferreira de Oliveira, Roseane Andrelo, Suely Maciel
Meritocracia nas organizações brasileiras: igualdade ou desigualdade?
Autores: Sandro Pontes
Dimensões da Comunicação na relação com o Comprometimento Organizacional: construção e validação da Escala de Comunicação Organizacional Interna (ECOI)
Autores: Denise Pragana Videira
A ação comunicativa de Habermas como referência para a comunicação da sustentabilidade nas organizações
Autores: Lauralice de Moura Ribeiro, Paula Campos Ribeiro
Estratégias para a visibilidade de mulheres online: YouTube e redes de conteúdo socialmente engajado
Autores: Simone Evangelista
A doação de órgãos e tecidos para transplantes: notas sobre as teorias conspiratórias
Autores: Fabiana Thalia, Vanessa Veiga de Oliveira
Desinformação nas organizações: reflexões sobre estratégias comunicacionais a partir de perspectivas de responsabilidade,transparência e educação midiática
Autores: Carla Maria da Silva, Karine Moura Vieira, Mônica Cristine Fort, Nicole Caroline Thessing Konieczniak
A visibilidade ampliada pelas ambiências digitais nas crises de imagem no contexto político e governamental
Autores: Rosangela Florczak de Oliveira, Júlia Machado
Sob Censura: uma análise sobre o processo de construção da influência no editorial da Jovem Pan
Autores: Matheus Aguiar Dornelas
Primeiras Reflexões sobre o Caso do Trabalho Escravo nas Vinícolas de Bento Gonçalves – o que os Comunicados nos contam sobre as Relações com Fornecedores e a Governança
Autor: Ricardo Benevides
GT 2 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E ORGANIZAÇÕES
Configurações comunicativas na produção e no consumo de informações no Metaverso
Autores: Giovana Ferri, Mônica Cristine Fort
Roblox: presença marcária e cultura do consumo infantil
Autores: Karla Meira, Eneus Trindade
Publicidade de Causas, SQN! Publicidade de Marcas – quando as causas são apenas pano de fundo para o consumo simbólico das marcas
Autores: Daniel Dubosselard Zimmermann
Possíveis interfaces entre comunicação organizacional e marcas a partir do estado da arte
Autores: Glória Rückert Jungkenn, Cleusa Maria Andrade Scroferneker
Jogos Simbólicos em anúncio de leite em pó nos anos 60/70: o caso do Leite Ninho
Autores: Maria Carvalho, Eneus Trindade
Metaverso: apropriação travestida de inovação? O case da Jeep no servidor de GTA Roleplay Cidade Alta
Autores: Jordana Carneiro, Silvia Helena Belmino Freitas
Longa vida para quem? Consumo de leite e suas rarefações discursivas, práticas ascéticas controvérsia científica
Autor: Lucas de Vasconcelos Teixeira
Cidade-marca e consumo: discursos e lutas simbólicas do Rio de Janeiro
Autor: Vania Oliveira Fortuna
De Alvinegro em ação à Red Bull te dá asas: simbologias, afetos e percepção do torcedor na fusão Red Bull Bragantino.
Autores: Marcelo Pereira da Silva, Maria Júlia Muniz Salema
Dos armazéns de mercadorias aos “armazéns de arte, de moda e de música”: o Porto Maravilha como espaço de consumo e de lazer na Zona Portuária do Rio de Janeiro
Autores: Maria Helena Carmo, Alessandra Porto, Alessandra de Figueiredo Tarcsay
Consumo e Juventude: as tendências comportamentais das novas gerações e o posicionamento das marcas em relação às pautas sustentáveis
Autor: Mylena Oggioni Toledo de Paula
O entrincheiramento organizacional como ferramenta de análise do consumo simbólico de marca na era da publicização
Autor: Pedro Arthur Nogueira
Moda, pandemia e consumo: narrativas de consumo de roupas de segunda mão
Autores: Jéssica Baptista, Daniela Menezes Neiva Barcellos
O que espanta miséria é festa: racismo, comunicação e resistência
Autor: Roberto Vilela Elias
“A inclusão tem que estar presente”: narrativas de pessoas com deficiência sobre a falta de acessibilidade no Lollapalooza (2022)
Autor: Igor Lacerda
Praia de Ipanema: diversão ao sol e as narrativas do Rio de Janeiro como cidade gay friendly
Autores: Adriana Guimarães Moreira, Mila Desouzart de Aquino Viana
O lugar da crítica teatral na contemporaneidade
Autores: Tânia Teixeira Pinto, Helena Maria Afonso Jacob
Os desafios da publicidade no varejo frente as tecnologias de Inteligência Artificial
Autor: Alessandra Barros Marassi
Desafios do jornalismo cultural: valores-notícia no Segundo Caderno de O Globo durante a pandemia da Covid-19
Autor: Pablo Lima
“Do you know who are you?”: estratégias comunicacionais no lançamento de Fine Line
Autores: Jessica Dray, Frederico Augusto Ribeiro da Silva, Ricardo Ferreira Freitas
A CBF como organizadora de fluxos turísticos
Autores: Milene Gomes Ferreira Mostaro, Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro
O consumo da marca Maratona na narrativa do Eu
Autor: Tatiana Cioni Couto
GT 3 – DISCURSOS, IDENTIDADES E RELAÇÕES DE PODER
Teias (In)visíveis de Silêncio e Tolerância: o assédio sexual comunicado por empresas reconhecidas como modelares pelo Guia Exame de Diversidade
Autores: Amanda Braga Silveira, Renata Karoline Kehl, Rudimar Baldissera
PL 504/2020 – não é sobre a propaganda, mas sobre o direito de existir
Autores: Adriana Guimarães Moreira, Daniela Menezes Neiva Barcellos, Mila Desouzart de Aquino Viana
Estratégias discursivas e de visibilidade organizacional das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras: um estudo sobre a campanha #UniversidadeEuDefendo
Autores: Fábia Lima, Ivanei Salgado
O Papel dos Públicos no Projeto de Identidades Visuais
Autores: Henrique Luzzardi, Geferson Barths
A figuratividade dos números nos discursos governamentais sobre a Covid-19: uma análise da comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro
Autores: Flavia Barroso De Mello, Ricardo Ferreira Freitas
Na Encruzilhada do Comunicacional Batuqueiro: cursos teóricos sobre comunicação, cultura, diversidades e diferenças nas organizações/terreiros de Batuque Gaúcho
Autores: Sergio Gabriel Fajardo, Rudimar Baldissera
Projeto Memória: apresentações de storytelling no audiovisual nas comemorações dos cinquenta anos do Conrerp 4ª Região
Autores: Diego Pereira da Maia, José Henrique Vijande Alonso, Maria Fernanda Koschewitz Luchsinger
“Não vamos esquecer”: reflexões sobre antirracismo nas organizações a partir do caso Carrefour
Autores: Samuel Rubens Barbosa de Oliveira, Dalila Musa, Pablo Moreno Fernandes
Bicho é o bicho quando se fala em audiência: o afeto como estratégia de assessoria de imprensa
Autores: Maria Lúcia Barreto Tochetto, Mônica Candéo Lurk, Mônica Cristine Fort
Entre rachaduras: a construção do ethos da responsabilidade social e ambiental no discurso organizacional da Braskem
Autores: Emanuelle Rodrigues, Manuela Rau de Almeida Callou, Sandra Nunes Leite
Jornalismo de Marca: as diferentes organizações como organizações de mídia e a busca por credibilidade
Autores: Claudiane Carvalho, Maria Aparecida Brito
Comunicação Organizacional e Inovação: tensões na implementação de processos comunicativos entre uma universidade e uma unidade de conservação urbana
Autores: Rennan Lanna Martins Mafra, Adriana Helena de Almeida Freitas, Isaura Mourão Generoso
Trabalhos além da maternidade atípica: mapeamento sobre empreendedorismo e mídias digitais
Autor: Patrícia Carla Gonçalves Salvatori
Hiper-Riqueza, Celebridades Bilionárias e Empreendedorismo: histórias de empresários de sucesso
Autor: Marcelo dos Santos Marcelino
Discurso e contradiscurso em disputa: o movimento social dos sentidos e a resposta social
Autor: Lara Dornas
O Que Ficou do Mito? A construção discursiva da Petrobras mítica
Autores: Lidiane Santos de Lima Pinheiro
Castores da Guilherme. Torcida, contracultura, identidade e ativismo nas redes sociais
Autor: Leda Costa
Territorialidade e ocupação no contexto organizacional: a (re)significação do “Velho Mercado Novo” de Belo Horizonte (MG)
Autor: Marcela Vouguinha
GT 4 – RELAÇÕES PÚBLICAS, POLÍTICA E SOCIEDADE
MUQUIFU e NegriCidade: tática dos povos pretos para que culturas soterradas possam emergir na cena pública
Autores: Rafaela Pereira Lima, Mauro Luiz da Silva
Para que Todos Caibam no Mundo: histórias de vida, construção de memórias em rede e mobilização social
Autores: Luísa Camargos, Danusa Tederich Borges de Faria
Combate à Fake News nas periferias de BH: um olhar das relações públicas para a formação de públicos, interinfluências, mobilização e desmobilização
Autor: Emanuela São Pedro
ZEIS já! Campanha de comunicação de utilidade pública pelo direito à moradia e à cidade em Salvador
Autor: Marcos Bau Carvalho
Estruturas de Oportunidade Midiática: como movimentos sociais pensam suas estratégias de visibilidade diante dos processos de midiatização
Autor: Alana Volpato
Estratégias de comunicação na captação de recursos em Organizações Não Governamentais
Autor: Matheus Vilela Rocha
Comunicação Pública e a Teoria Política Feminista: um recorte sobre a violência política de gênero no Brasil
Autor: Fernanda Bellini Pinto
Cultura Organizacional e Diversidade: um desafio para a comunicação interna
Autores: Rodrigo Machado de Sousa, Maria Helena Carmo
A memória da mineração do futuro: influência na disputa de sentidos da AngloGold Ashanti em Minas Gerais
Autores: Viviane da Silva, Ives Teixeira Souza
Empresas e Papel Social: uma proposta metodológica para reflexões sobre o papel das relações públicas nas dinâmicas sociais
Autor: Mariana Carareto
A divulgação científica nas Universidades Federais sob a ótica da extensão e das Relações Públicas
Autores: Inara Regina Batista da Costa, Vitória Elisa de Pinho Ferreira
O trabalho de Relações Públicas no cliente contemporâneo
Autor: Nicolau Maranini
O programa de fomento Matchfunding BNDES+ versus patrocínio do BNDES pela Lei Rouanet: avanços e retrocessos
Autor: Larissa Borba, Adriano Sampaio
GT 5 – COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL E INTERSECCIONALIDADE
Comunicação para a Paz e Agenda 2030: reflexões de um ponto de vista decolonial
Autores: Diuan dos Santos Feltrin, Raquel Cabral
Narrativas de violência de gênero na pandemia: corpo, comunicação e ativismos
Autores: Denise Da Costa Oliveira Siqueira, Pâmella Cordeiro
Corpos trans e travestis na tela da Globo: reflexões sobre telenovela e o reality-show BBB
Autores: Frederico Augusto Ribeiro da Silva, Danieli C. Balbi, Patrícia Sobral de Miranda
A disciplina Comunicação e Diversidade nos cursos de Relações Públicas das universidades brasileiras
Autores: Aline Lira, Mateus Pacheco Braga Evangelista
Desacontecimento como estratégia narrativa para a paz: comunicação intercultural na imprensa paulista contemporânea
Autor: Tayane Abib
Ações de comunicação e justiça em defesa das maternidades negras
Autor: Aline de Oliveira Gonçalves
Comunicação em instituições de ensino superior e sua relação com ações afirmativas de inserção e permanência de estudantes indígenas
Autor: José Augusto dos Santos Magalhães
Racismo, violência organizacional e a construção da paz
Autor: Ana Lucia Melo Custodio
O jornalismo para a paz: uma proposta teórica para contribuir com um aprimoramento dos valores-notícia
Autor: Gislene Nogueira
O flerte entre os Estudos Culturais e as Relações Públicas abaixo da linha do Equador: uma análise bibliométrica de artigos publicados no Intercom e Organicom
Autor: Juliane Juski
Representatividade Feminina na Unila: relações de gênero e interseccionalidades
Autor: Milene Rocha Lourenço Leitzke
GT 6 – COMUNICAÇÃO DIGITAL, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS
FREEBRITNEY: enquadramentos e relações de afetações no Twitter
Autores: Fernanda Catarina da Silva Ferreira, Caroline Delevati Colpo
A Plataformização da Comunicação Interna e o Uso do Slack como Ferramenta de Comunicação
Autor: Silvia Dalpicolo
Celebridades Ativistas: uma contribuição da perspectiva pós-moderna de Relações Públicas para o dissenso nas mídias sociais
Autor: Raquel da Cruz
Humanidade Transferida: uma análise da entrevista concedida pela influenciadora virtual Lu do Magalu à jornalista Marília Gabriela
Autor: Alvaro Leme
O Uso da Inteligência Artificial no Campo da Educação
Autor: Caio Favero Marchi
De influenciadores digitais a creators: mais possibilidades para a Comunicação Organizacional?
Autor: Carolina Frazon Terra
Influenciadores(as) Digitais: o que as escolas têm a ver com isso?
Autor: Flávia Paes do Amaral Cassemiro
Educar, plataformizar e investir: uma análise do conteúdo de educação financeira no Instagram das gestoras independentes de investimento
Autores: Cassio Ozires Zanforlin Bondia Martinez
Os não humanos ampliam participação como agentes comunicacionais
Autor: Margareth Boarini
FCS em Redes: a mídia digital como um expansor na interatividade social e informativa na academia
Autores: Fábio Grotz Majerowicz, Luiza Barboza da Cruz
Pandemia de Covid-19, distribuição de renda e comunicação organizacional: reflexão sobre iniciativas de prefeituras municipais do Rio de Janeiro em plataformas virtuais
Autores: Orlando Costa Goncalves Junior, Maria Eugênia Porém
GT 7 – COMUNICAÇÃO, ENSINO E ESTRATÉGIAS DOCENTES
Comunicação em tempos de pandemia: práticas pedagógicas remotas no ensino de música em uma escola municipal carioca
Autores: Otávio Corrêa, Carolina Alves Fontenelle
Os Desafios Metodológicos da EaD: pressupostos para o curso de Comunicação Institucional da Uninter
Autores: Guilherme Carvalho, Mauro Seigi Hashimoto
Atividades Estratégicas de Extensão em Comunicação como Espaço de Mediação do Conhecimento: projetos da empresa júnior de Relações Públicas (RPjr) da Unesp
Autores: Roseane Andrelo, Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Célia Maria Retz Godoy dos Santos, Maria Eugênia Porém, Nélson Russo de Moraes, Raquel Cabral
Projeto Integrador em Relações Públicas: um estudo experimental sobre opinião pública e pressão social na Universidade de Sorocaba
Autores: Emilio Alves de Oliveira, Ana Cristina da Costa Piletti Grohs
Literatura em Relações Públicas: estudo bibliométrico da produção acadêmica de relações públicas no Brasil entre 1960 e 1990
Autores: Valéria De Siqueira Castro Lopes, Else Lemos, Christian Delphino
O planejamento de disciplinas por unidades de aprendizagem como primeira ação docente
Autor: Paula Franceschelli de Aguiar Barrps
Estratégia Docente: relato de experiência de Educação por Projetos na disciplina Comunicação Comunitária
Autor: Roberto Rodriguez Dória
Panorama das Relações Públicas no Brasil: a emergência de novos olhares sistêmicos contemporâneos
Autor: Marcelo de Barros Tavares
Novas Demandas de um Mercado em Expansão: reflexões sobre a formação do profissional de comunicação organizacional
Autor: Luciana Azevedo Pereira
Os Desafios Metodológicos da EaD: pressupostos para o curso de Comunicação Institucional da Uninter
Autores: Guilherme Carvalho, Mauro Seigi Hashimoto
Atividades Estratégicas de Extensão em Comunicação como Espaço de Mediação do Conhecimento: projetos da empresa júnior de Relações Públicas (RPjr) da Unesp
Autores: Roseane Andrelo, Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Célia Maria Retz Godoy dos Santos, Maria Eugênia Porém, Nélson Russo de Moraes, Raquel Cabral
Projeto Integrador em Relações Públicas: um estudo experimental sobre opinião pública e pressão social na Universidade de Sorocaba
Autores: Emilio Alves de Oliveira, Ana Cristina da Costa Piletti Grohs
Literatura em Relações Públicas: estudo bibliométrico da produção acadêmica de relações públicas no Brasil entre 1960 e 1990
Autores: Valéria De Siqueira Castro Lopes, Else Lemos, Christian Delphino
O planejamento de disciplinas por unidades de aprendizagem como primeira ação docente
Autor: Paula Franceschelli de Aguiar Barros
Estratégia Docente: relato de experiência de Educação por Projetos na disciplina Comunicação Comunitária
Autor: Roberto Rodriguez Dória
Panorama das Relações Públicas no Brasil: a emergência de novos olhares sistêmicos contemporâneos
Autor: Marcelo de Barros Tavares
Novas Demandas de um Mercado em Expansão: reflexões sobre a formação do profissional de
comunicação organizacional
Autor: Luciana Azevedo Pereira
ESPAÇO GRADUAÇÃO
Sobre o que estamos falando quando nos referimos ao Direito à Comunicação? Um mapeamento do conceito em artigos científicos brasileiros da Intercom
Autor: Millena Oliveira Matoso
I’m So Rare – uma análise da influência de Selena Gomez sobre a credibilidade da marca Rare Beauty
Autor: Maria Eduarda Barros
Exaltação, Condenação e Apagamento: como as figuras bíblicas femininas afetam o imaginário popular
Autor: Isabella Vaula
Planejamento e desinvestimento: o caso Petrobras
Autor: Yuri Conceição
No céu, na terra e no imaginário: como os heróis são construídos e desconstruídos na sociedade contemporânea
Autores: Anabella Léccas, Ronaldo George Helal, Leda Maria da Costa
Responsabilidade social e comunicação organizacional
Autores: Adrielli Picanço Teixeira Sanche, Bruna Távora de Sousa Martins
Comunicação organizacional, interação e transformações no contexto digital
Autores: Adrielli Picanço Teixeira Sanche, Bruna Távora de Sousa Martins
O mundo do trabalho e a pandemia de Covid-19: da plataformização acelerada a suas afecções na vida do trabalhador
Autores: Diogo Felipe Vieira de Oliveira Pinheiro, Caroline Delevati Colpo, Maria Lívia Pachêco de Oliveira
Interagir, dialogar e/ou silenciar: o caso das melhores universidades brasileiras na rede social Instagram
Autores: Joao Klein, Bruna da Rocha Penafiel, Cleusa Maria Andrade Scroferneker
Os públicos frente à não-linearidade do fluxo comunicacional: como eles atuam na circulação
Autores: Mariana Gomes de Oliveira, Lidiane Santos de Lima Pinheiro
De qual Brasil vem a seleção brasileira? Um olhar regional das convocações do Brasil em mundiais
Autores: Júlio César Barcellos de Almeida Braga, Ronaldo George Helal, Leda Maria da Costa
Produção de conteúdo no Instagram como estratégia da marca pessoal dos empreendedores digitais em Relações Públicas dos estados de SC e RS
Autores: Amanda Pinheiro, Daniele Antunes de Oliveira
Produção para mídias sociais pautada na acessibilidade visual: o caso do “Biblioteca Falada”
Autores: Amanda Menezes Farias de Souza, Guilherme Ferreira de Oliveira, Suely Maciel
Comunicação, Saúde e Políticas Públicas: uma breve análise da recente produção científica brasileira
Autores: Fernando Vilella, Valéria de Siqueira Castro Lopes
Anitta e Skol Beats: um avanço da presença feminina nas propagandas ou mais do mesmo?
Autores: Júlia de Mello Guarnieri, Vanessa Veiga de Oliveira
Mediações e Interações na Pandemia do Covid-19: um olhar pelo varejo Pernambucanas
Autores: Lais Kellen Brito Guassú, Cassia Nataline Fioravante, Desire Blum Menezes Torres
O Portal do Banco Do Brasil: uma análise das estratégias de comunicação ao longo dos anos
Autores: Carolina Veneo Fernandes Monteiro, Amanda Soares Santana, Isabella Dias Carvalho, Ana Beatriz Barros Oliveira, Daiana Stasiak
Vulnerabilidades Comunicacionais dos Públicos em Situações de Conflito e Controvérsia na Área Ambiental
Autores: Ana Clara Nunes Cardoso, Giovanna Ramalho Ribeiro
Globeleza 2017: diversidade cultural e reposicionamento de marca
Autores: Lídia Souza, Lidiane Santos de Lima Pinheiro
A Cordialidade na Cultura Organizacional Brasileira: de 1929 ao home office
Autores: Maria Clara de Sousa Caju, Caroline Delevati Colpo
Marcas e influenciadores no Metaverso: a construção da imagem pública no meio virtual
Autores: Ana Clara Crepaldi Souza, Vanessa Veiga de Oliveira