Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Artigos aprovados no XVII Congresso

Compartilhe:

A Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas apresenta, abaixo, a lista dos artigos aprovados para o XVII Congresso Abrapcorp, que será realizado entre os dias 10 e 12 de maio, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Os autores que tiveram artigos recusados receberão por e-mail, durante a próxima semana, os pareceres de seus textos.

GT 1 – COMUNICAÇÃO, ÉTICA E ALTERIDADES EM PROCESSOS RELACIONAIS DE SUBJETIVAÇÃO E CONFLITOS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Conceito de saúde: a mulher gorda no contexto organizacional televisivo 

Autores: Jayane Evellen, Caroline Delevati Colpo 

Comunicação e diversidade: uma reflexão sobre políticas e práticas de inclusão do público LGBTQIA+ nas startups 

Autores: Camila Maciel Campolina Alves Mantovani, Patrícia Pedras dos Santos 

Comunicação com empregados e a inclusão de pessoas com deficiência nas organizações: questões de acesso e de cultura inclusiva 

Autores: Guilherme Ferreira de Oliveira, Roseane Andrelo, Suely Maciel 

Meritocracia nas organizações brasileiras: igualdade ou desigualdade? 

Autores: Sandro Pontes 

Dimensões da Comunicação na relação com o Comprometimento Organizacional: construção e validação da Escala de Comunicação Organizacional Interna (ECOI) 

Autores: Denise Pragana Videira 

A ação comunicativa de Habermas como referência para a comunicação da sustentabilidade nas organizações 

Autores: Lauralice de Moura Ribeiro, Paula Campos Ribeiro 

Estratégias para a visibilidade de mulheres online: YouTube e redes de conteúdo socialmente engajado 

Autores: Simone Evangelista 

A doação de órgãos e tecidos para transplantes: notas sobre as teorias conspiratórias 

Autores: Fabiana Thalia, Vanessa Veiga de Oliveira 

Desinformação nas organizações: reflexões sobre estratégias comunicacionais a partir de perspectivas de  responsabilidade,transparência e educação midiática 

Autores: Carla Maria da Silva, Karine Moura Vieira, Mônica Cristine Fort, Nicole Caroline Thessing Konieczniak 

A visibilidade ampliada pelas ambiências digitais nas crises de imagem no contexto político e governamental 

Autores: Rosangela Florczak de Oliveira, Júlia Machado 

Sob Censura: uma análise sobre o processo de construção da influência no editorial da Jovem Pan 

Autores: Matheus Aguiar Dornelas 

Primeiras Reflexões sobre o Caso do Trabalho Escravo nas Vinícolas de Bento Gonçalves – o que os Comunicados nos contam sobre as Relações com Fornecedores e a Governança 

Autor: Ricardo Benevides

GT 2 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E ORGANIZAÇÕES 

Configurações comunicativas na produção e no consumo de informações no Metaverso 

Autores: Giovana Ferri, Mônica Cristine Fort  

Roblox: presença marcária e cultura do consumo infantil 

Autores: Karla Meira, Eneus Trindade  

Publicidade de Causas, SQN! Publicidade de Marcas – quando as causas são apenas pano de fundo para o consumo simbólico das marcas 

Autores: Daniel Dubosselard Zimmermann  

Possíveis interfaces entre comunicação organizacional e marcas a partir do estado da arte 

Autores: Glória Rückert Jungkenn, Cleusa Maria Andrade Scroferneker  

Jogos Simbólicos em anúncio de leite em pó nos anos 60/70: o caso do Leite Ninho

Autores: Maria Carvalho, Eneus Trindade  

Metaverso: apropriação travestida de inovação? O case da Jeep no servidor de GTA Roleplay Cidade Alta 

Autores: Jordana Carneiro, Silvia Helena Belmino Freitas  

Longa vida para quem? Consumo de leite e suas rarefações discursivas, práticas ascéticas controvérsia científica 

Autor: Lucas de Vasconcelos Teixeira 

Cidade-marca e consumo: discursos e lutas simbólicas do Rio de Janeiro 

Autor: Vania Oliveira Fortuna 

De Alvinegro em ação à Red Bull te dá asas: simbologias, afetos e percepção do torcedor na fusão Red Bull Bragantino. 

Autores: Marcelo Pereira da Silva, Maria Júlia Muniz Salema  

Dos armazéns de mercadorias aos “armazéns de arte, de moda e de música”: o Porto Maravilha como espaço de consumo e de lazer na Zona Portuária do Rio de Janeiro 

Autores: Maria Helena Carmo, Alessandra Porto, Alessandra de Figueiredo Tarcsay 

Consumo e Juventude: as tendências comportamentais das novas gerações e o posicionamento das marcas em relação às pautas sustentáveis 

Autor: Mylena Oggioni Toledo de Paula 

O entrincheiramento organizacional como ferramenta de análise do consumo simbólico de marca na era da publicização 

Autor: Pedro Arthur Nogueira

 Moda, pandemia e consumo: narrativas de consumo de roupas de segunda mão 

Autores: Jéssica Baptista, Daniela Menezes Neiva Barcellos   

O que espanta miséria é festa: racismo, comunicação e resistência 

Autor: Roberto Vilela Elias 

“A inclusão tem que estar presente”: narrativas de pessoas com deficiência sobre a falta de acessibilidade no Lollapalooza (2022) 

Autor: Igor Lacerda 

Praia de Ipanema: diversão ao sol e as narrativas do Rio de Janeiro como cidade gay friendly 

Autores: Adriana Guimarães Moreira, Mila Desouzart de Aquino Viana  

O lugar da crítica teatral na contemporaneidade 

Autores: Tânia Teixeira Pinto, Helena Maria Afonso Jacob  

Os desafios da publicidade no varejo frente as tecnologias de Inteligência Artificial 

Autor: Alessandra Barros Marassi

Desafios do jornalismo cultural: valores-notícia no Segundo Caderno de O Globo durante a pandemia da Covid-19 

Autor: Pablo Lima 

“Do you know who are you?”: estratégias comunicacionais no lançamento de Fine Line 

Autores: Jessica Dray, Frederico Augusto Ribeiro da Silva, Ricardo Ferreira Freitas  

A CBF como organizadora de fluxos turísticos 

Autores: Milene Gomes Ferreira Mostaro, Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro 

O consumo da marca Maratona na narrativa do Eu 

Autor: Tatiana Cioni Couto

GT 3 – DISCURSOS, IDENTIDADES E RELAÇÕES DE PODER 

Teias (In)visíveis de Silêncio e Tolerância: o assédio sexual comunicado por empresas reconhecidas como modelares pelo Guia Exame de Diversidade 

Autores: Amanda Braga Silveira, Renata Karoline Kehl, Rudimar Baldissera

PL 504/2020 – não é sobre a propaganda, mas sobre o direito de existir 

Autores: Adriana Guimarães Moreira, Daniela Menezes Neiva Barcellos, Mila Desouzart de Aquino Viana

Estratégias discursivas e de visibilidade organizacional das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras: um estudo sobre a campanha #UniversidadeEuDefendo 

Autores: Fábia Lima, Ivanei Salgado 

O Papel dos Públicos no Projeto de Identidades Visuais 

Autores: Henrique Luzzardi, Geferson Barths

A figuratividade dos números nos discursos governamentais sobre a Covid-19: uma análise da comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro 

Autores: Flavia Barroso De Mello, Ricardo Ferreira Freitas

Na Encruzilhada do Comunicacional Batuqueiro: cursos teóricos sobre comunicação, cultura, diversidades e diferenças nas organizações/terreiros de Batuque Gaúcho

 Autores: Sergio Gabriel Fajardo, Rudimar Baldissera

Projeto Memória: apresentações de storytelling no audiovisual nas comemorações dos cinquenta anos do Conrerp  4ª Região

Autores: Diego Pereira da Maia, José Henrique Vijande Alonso, Maria Fernanda Koschewitz Luchsinger 

“Não vamos esquecer”: reflexões sobre antirracismo nas organizações a partir do caso Carrefour 

Autores: Samuel Rubens Barbosa de Oliveira, Dalila Musa, Pablo Moreno Fernandes 

Bicho é o bicho quando se fala em audiência: o afeto como estratégia de assessoria de imprensa 

Autores: Maria Lúcia Barreto Tochetto, Mônica Candéo Lurk, Mônica Cristine Fort 

Entre rachaduras: a construção do ethos da responsabilidade social e ambiental no discurso organizacional da Braskem 

Autores: Emanuelle Rodrigues, Manuela Rau de Almeida Callou, Sandra Nunes Leite 

Jornalismo de Marca: as diferentes organizações como organizações de mídia e a busca por credibilidade 

Autores: Claudiane Carvalho, Maria Aparecida Brito 

Comunicação Organizacional e Inovação: tensões na implementação de processos comunicativos entre uma universidade e uma unidade de conservação urbana 

Autores: Rennan Lanna Martins Mafra, Adriana Helena de Almeida Freitas, Isaura Mourão Generoso 

Trabalhos além da maternidade atípica: mapeamento sobre empreendedorismo e mídias digitais

Autor: Patrícia Carla Gonçalves Salvatori 

Hiper-Riqueza, Celebridades Bilionárias e Empreendedorismo: histórias de empresários de sucesso 

Autor: Marcelo dos Santos Marcelino 

Discurso e contradiscurso em disputa: o movimento social dos sentidos e a resposta social 

Autor: Lara Dornas 

O Que Ficou do Mito? A construção discursiva da Petrobras mítica 

Autores: Lidiane Santos de Lima Pinheiro

Castores da Guilherme. Torcida, contracultura, identidade e ativismo nas redes sociais 

Autor: Leda Costa

Territorialidade e ocupação no contexto organizacional: a (re)significação do “Velho Mercado Novo” de Belo Horizonte (MG) 

Autor: Marcela Vouguinha

GT 4 – RELAÇÕES PÚBLICAS, POLÍTICA E SOCIEDADE

MUQUIFU e NegriCidade: tática dos povos pretos para que culturas soterradas possam emergir na cena pública

Autores: Rafaela Pereira Lima, Mauro Luiz da Silva 

Para que Todos Caibam no Mundo: histórias de vida, construção de memórias em rede e mobilização social

Autores: Luísa Camargos, Danusa Tederich Borges de Faria 

Combate à Fake News nas periferias de BH: um olhar das relações públicas para a formação de públicos, interinfluências, mobilização e desmobilização

Autor: Emanuela São Pedro 

ZEIS já! Campanha de comunicação de utilidade pública pelo direito à moradia e à cidade em Salvador

Autor: Marcos Bau Carvalho  

Estruturas de Oportunidade Midiática: como movimentos sociais pensam suas estratégias de visibilidade diante dos processos de midiatização

Autor: Alana Volpato 

Estratégias de comunicação na captação de recursos em Organizações Não Governamentais

Autor: Matheus Vilela Rocha  

Comunicação Pública e a Teoria Política Feminista: um recorte sobre a violência política de gênero no Brasil

Autor: Fernanda Bellini Pinto   

Cultura Organizacional e Diversidade: um desafio para a comunicação interna

Autores: Rodrigo Machado de Sousa, Maria Helena Carmo  

A memória da mineração do futuro: influência na disputa de sentidos da AngloGold Ashanti em Minas Gerais

Autores: Viviane da Silva, Ives Teixeira Souza  

Empresas e Papel Social: uma proposta metodológica para reflexões sobre o papel das relações públicas nas dinâmicas sociais

Autor: Mariana Carareto  

A divulgação científica nas Universidades Federais sob a ótica da extensão e das Relações Públicas

Autores: Inara Regina Batista da Costa, Vitória Elisa de Pinho Ferreira  

O trabalho de Relações Públicas no cliente contemporâneo

Autor: Nicolau Maranini 

O programa de fomento Matchfunding BNDES+ versus patrocínio do BNDES pela Lei Rouanet: avanços e retrocessos 

Autor: Larissa Borba, Adriano Sampaio

GT 5 – COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL E INTERSECCIONALIDADE

Comunicação para a Paz e Agenda 2030: reflexões de um ponto de vista decolonial 

Autores: Diuan dos Santos Feltrin, Raquel Cabral

Narrativas de violência de gênero na pandemia: corpo, comunicação e ativismos 

Autores: Denise Da Costa Oliveira Siqueira, Pâmella Cordeiro

Corpos trans e travestis na tela da Globo: reflexões sobre telenovela e o reality-show BBB 

Autores: Frederico Augusto Ribeiro da Silva, Danieli C. Balbi, Patrícia Sobral de Miranda

A disciplina Comunicação e Diversidade nos cursos de Relações Públicas das universidades brasileiras 

Autores: Aline Lira, Mateus Pacheco Braga Evangelista

Desacontecimento como estratégia narrativa para a paz: comunicação intercultural na imprensa paulista contemporânea 

Autor: Tayane Abib

Ações de comunicação e justiça em defesa das maternidades negras 

Autor: Aline de Oliveira Gonçalves

Comunicação em instituições de ensino superior e sua relação com ações afirmativas de inserção e permanência de estudantes indígenas 

Autor: José Augusto dos Santos Magalhães

Racismo, violência organizacional e a construção da paz 

Autor: Ana Lucia Melo Custodio

O jornalismo para a paz: uma proposta teórica para contribuir com um aprimoramento dos valores-notícia 

Autor: Gislene Nogueira

O flerte entre os Estudos Culturais e as Relações Públicas abaixo da linha do Equador: uma análise bibliométrica de artigos publicados no Intercom e Organicom 

Autor: Juliane Juski

Representatividade Feminina na Unila: relações de gênero e interseccionalidades 

Autor: Milene Rocha Lourenço Leitzke

GT 6 – COMUNICAÇÃO DIGITAL, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS

FREEBRITNEY: enquadramentos e relações de afetações no Twitter 

Autores: Fernanda Catarina da Silva Ferreira, Caroline Delevati Colpo 

A Plataformização da Comunicação Interna e o Uso do Slack como Ferramenta de Comunicação 

Autor: Silvia Dalpicolo 

Celebridades Ativistas: uma contribuição da perspectiva pós-moderna de Relações Públicas para o dissenso nas mídias sociais 

Autor: Raquel da Cruz 

Humanidade Transferida: uma análise da entrevista concedida pela influenciadora virtual Lu do Magalu à jornalista Marília Gabriela 

Autor: Alvaro Leme 

O Uso da Inteligência Artificial no Campo da Educação 

Autor: Caio Favero Marchi 

De influenciadores digitais a creators: mais possibilidades para a Comunicação Organizacional? 

Autor: Carolina Frazon Terra 

Influenciadores(as) Digitais: o que as escolas têm a ver com isso? 

Autor: Flávia Paes do Amaral Cassemiro 

Educar, plataformizar e investir: uma análise do conteúdo de educação financeira no Instagram das gestoras independentes de investimento 

Autores: Cassio Ozires Zanforlin Bondia Martinez 

 Os não humanos ampliam participação como agentes comunicacionais 

Autor: Margareth Boarini 

FCS em Redes: a mídia digital como um expansor na interatividade social e informativa na academia 

Autores: Fábio Grotz Majerowicz, Luiza Barboza da Cruz 

Pandemia de Covid-19, distribuição de renda e comunicação organizacional: reflexão sobre iniciativas de prefeituras municipais do Rio de Janeiro em plataformas virtuais 

Autores: Orlando Costa Goncalves Junior, Maria Eugênia Porém 

GT 7 – COMUNICAÇÃO, ENSINO E ESTRATÉGIAS DOCENTES

Comunicação em tempos de pandemia: práticas pedagógicas remotas no ensino de música em uma escola municipal carioca

Autores: Otávio Corrêa, Carolina Alves Fontenelle

Os Desafios Metodológicos da EaD: pressupostos para o curso de Comunicação Institucional da Uninter 

Autores: Guilherme Carvalho, Mauro Seigi Hashimoto

Atividades Estratégicas de Extensão em Comunicação como Espaço de Mediação do Conhecimento: projetos da empresa júnior de Relações Públicas (RPjr) da Unesp 

Autores: Roseane Andrelo, Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Célia Maria Retz Godoy dos Santos, Maria Eugênia Porém, Nélson Russo de Moraes, Raquel Cabral

Projeto Integrador em Relações Públicas: um estudo experimental sobre opinião pública e pressão social na Universidade de Sorocaba 

Autores: Emilio Alves de Oliveira, Ana Cristina da Costa Piletti Grohs

Literatura em Relações Públicas: estudo bibliométrico da produção acadêmica de relações públicas no Brasil entre 1960 e 1990 

Autores: Valéria De Siqueira Castro Lopes, Else Lemos, Christian Delphino 

O planejamento de disciplinas por unidades de aprendizagem como primeira ação docente 

Autor: Paula Franceschelli de Aguiar Barrps

Estratégia Docente: relato de experiência de Educação por Projetos na disciplina Comunicação Comunitária 

Autor: Roberto Rodriguez Dória 

Panorama das Relações Públicas no Brasil: a emergência de novos olhares sistêmicos contemporâneos 

Autor: Marcelo de Barros Tavares 

Novas Demandas de um Mercado em Expansão: reflexões sobre a formação do profissional de comunicação organizacional 

Autor: Luciana Azevedo Pereira

Os Desafios Metodológicos da EaD: pressupostos para o curso de Comunicação Institucional da Uninter 

Autores: Guilherme Carvalho, Mauro Seigi Hashimoto

Atividades Estratégicas de Extensão em Comunicação como Espaço de Mediação do Conhecimento: projetos da empresa júnior de Relações Públicas (RPjr) da Unesp  

Autores: Roseane Andrelo, Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Célia Maria Retz Godoy dos Santos, Maria Eugênia Porém, Nélson Russo de Moraes, Raquel Cabral

Projeto Integrador em Relações Públicas: um estudo experimental sobre opinião pública e pressão social na Universidade de Sorocaba 

Autores: Emilio Alves de Oliveira, Ana Cristina da Costa Piletti Grohs

Literatura em Relações Públicas: estudo bibliométrico da produção acadêmica de relações públicas no Brasil entre 1960 e 1990 

Autores: Valéria De Siqueira Castro Lopes, Else Lemos, Christian Delphino

 O planejamento de disciplinas por unidades de aprendizagem como primeira ação docente 

Autor: Paula Franceschelli de Aguiar Barros

Estratégia Docente: relato de experiência de Educação por Projetos na disciplina Comunicação Comunitária 

Autor: Roberto Rodriguez Dória

Panorama das Relações Públicas no Brasil: a emergência de novos olhares sistêmicos contemporâneos 

Autor: Marcelo de Barros Tavares 

 Novas Demandas de um Mercado em Expansão: reflexões sobre a formação do profissional de 

comunicação organizacional 

Autor: Luciana Azevedo Pereira

 ESPAÇO GRADUAÇÃO 

Sobre o que estamos falando quando nos referimos ao Direito à Comunicação? Um mapeamento do conceito em artigos científicos brasileiros da Intercom  

Autor: Millena Oliveira Matoso  

I’m So Rare – uma análise da influência de Selena Gomez sobre a credibilidade da marca Rare Beauty   

Autor: Maria Eduarda Barros  

Exaltação, Condenação e Apagamento: como as figuras bíblicas femininas afetam o imaginário popular  

Autor: Isabella Vaula   

Planejamento e desinvestimento: o caso Petrobras  

Autor: Yuri Conceição  

No céu, na terra e no imaginário: como os heróis são construídos e desconstruídos na sociedade contemporânea  

Autores: Anabella Léccas, Ronaldo George Helal, Leda Maria da Costa   

Responsabilidade social e comunicação organizacional  

Autores: Adrielli Picanço Teixeira Sanche, Bruna Távora de Sousa Martins

Comunicação organizacional, interação e transformações no contexto digital  

Autores: Adrielli Picanço Teixeira Sanche, Bruna Távora de Sousa Martins  

O mundo do trabalho e a pandemia de Covid-19: da plataformização acelerada a suas afecções na vida do trabalhador  

Autores: Diogo Felipe Vieira de Oliveira Pinheiro, Caroline Delevati Colpo, Maria Lívia Pachêco de Oliveira  

Interagir, dialogar e/ou silenciar: o caso das melhores universidades brasileiras na rede social Instagram  

Autores: Joao Klein, Bruna da Rocha Penafiel, Cleusa Maria Andrade Scroferneker   

Os públicos frente à não-linearidade do fluxo comunicacional: como eles atuam na circulação 

Autores: Mariana Gomes de Oliveira, Lidiane Santos de Lima Pinheiro  

De qual Brasil vem a seleção brasileira? Um olhar regional das convocações do Brasil em mundiais 

Autores: Júlio César Barcellos de Almeida Braga, Ronaldo George Helal, Leda Maria da Costa  

Produção de conteúdo no Instagram como estratégia da marca pessoal dos empreendedores digitais em Relações Públicas dos estados de SC e RS  

Autores: Amanda Pinheiro, Daniele Antunes de Oliveira  

Produção para mídias sociais pautada na acessibilidade visual: o caso do “Biblioteca Falada” 

Autores: Amanda Menezes Farias de Souza, Guilherme Ferreira de Oliveira, Suely Maciel  

Comunicação, Saúde e Políticas Públicas: uma breve análise da recente produção científica brasileira  

Autores: Fernando Vilella, Valéria de Siqueira Castro Lopes   

Anitta e Skol Beats: um avanço da presença feminina nas propagandas ou mais do mesmo?  

Autores: Júlia de Mello Guarnieri, Vanessa Veiga de Oliveira  

Mediações e Interações na Pandemia do Covid-19: um olhar pelo varejo Pernambucanas  

Autores: Lais Kellen Brito Guassú, Cassia Nataline Fioravante, Desire Blum Menezes Torres  

O Portal do Banco Do Brasil: uma análise das estratégias de comunicação ao longo dos anos  

Autores: Carolina Veneo Fernandes Monteiro, Amanda Soares Santana, Isabella Dias Carvalho, Ana Beatriz Barros Oliveira, Daiana Stasiak  

Vulnerabilidades Comunicacionais dos Públicos em Situações de Conflito e Controvérsia na Área Ambiental  

Autores: Ana Clara Nunes Cardoso, Giovanna Ramalho Ribeiro  

Globeleza 2017: diversidade cultural e reposicionamento de marca

Autores: Lídia Souza, Lidiane Santos de Lima Pinheiro  

A Cordialidade na Cultura Organizacional Brasileira: de 1929 ao home office  

Autores: Maria Clara de Sousa Caju, Caroline Delevati Colpo  

Marcas e influenciadores no Metaverso: a construção da imagem pública no meio virtual  

Autores: Ana Clara Crepaldi Souza, Vanessa Veiga de Oliveira