Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

CONFIRA OS TRABALHOS SELECIONADOS PARA O CONGRESSO ABRAPCORP 2014

Compartilhe:

Em 2014 o Congresso Abrapcorp bateu recorde de inscrição de trabalhos. No total foram 120 textos inscritos nos 6 Grupos de Pesquisa e no Espaço de Iniciação Científica.

Após intenso período de avaliação, os pareceristas indicaram os trabalhos selecionados em cada um dos Grupos de Pesquisa. Devido à qualidade dos estudos inscritos, a Diretoria Executiva da Abrapcorp deliberou pela ampliação dos espaços de diálogo no Congresso. Assim, alguns Grupos de Pesquisa poderão ter sessões simultâneas de apresentação, a exemplo do Grupo de Pesquisa 5 – Comunicação, Políticas e Estratégia.

Confira aqui a lista dos trabalhos aprovados nos GRUPOS DE PESQUISA e no ESPAÇO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

   GP 1 – COMUNICAÇÃO, PESQUISA E ENSINO
ANA PAULA DA ROSA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: DESAFIOS DE UM NOVO CURSO FRENTE A UMA ÁREA EM LEGITIMAÇÃO
CELIA MARIA RETZ GODOY DOS SANTOS DE LA CLASSE A LA CUENTA OU DA SALA DE AULA PARA O MERCADO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM RELAÇÕES PÚBLICAS
DANIEL REIS SILVA O ETHOS MULTIFACETADO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ATUAÇÃO COMO MEDIADOR COMUNITÁRIO
IVONE DE LOURDES OLIVEIRA e ARLETE BOUZOU AS REVISTAS CIENTÍFICAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E SUAS MARCAS EPISTEMOLÓGICAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE FRANÇA E BRASIL
MARIÂNGELA BENINE RAMOS SILVA PLANEJAMENTO DE EVENTOS E CERIMONIAL: TEORIA E PRÁXIS NOS CURSOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL.
RAFAEL VERGILI FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS: MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA ADEQUAR A ARTICULAÇÃO DE REDES SOCIAIS DAS EMPRESAS AO ATUAL CONTEXTO TECNOLÓGICO
REGINA CELIA ESCUDERO CESAR RELAÇÕES PÚBLICAS: DILEMAS ÉTICOS NA ATUAL ESFERA PÚBLICA
TERCIA ZAVAGLIA TORRES EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
   GP 2 – COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS
CAROLINA FRAZON TERRA MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO E RELACIONAMENTO DA MARCA: O CASO DA CHOCOLATES GAROTO
CLAUDIO CARDOSO COMUNICAÇÃO INTERNA EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS
DAIANA STASIAK VISIBILIDADE E INTERAÇÃO NA ERA DA CIBERCULTURA: NOVAS PROPOSTAS COMUNICACIONAIS PARA AS ORGANIZAÇÕES
MONICA PIENIZ TECNICIDADE COMO MEDIAÇÃO ESTRUTURAL NO TRÂNSITO DAS AUDIÊNCIAS: APONTAMENTOS PARA A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL CONTEMPORÂNEA
ROSEANE ANDRELO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
VANESSA MATOS DOS SANTOS POSICIONAMENTO EM AMBIENTE VIRTUAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO COM FAN PAGES
   GP 3 – COMUNICAÇÃO, IDENTIDADE E DISCURSOS
ANA ISAIA BARRETTO AS AÇÕES COMUNICACIONAIS PARA A CONSTRUÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA NO TURISMO DE FRONTEIRA: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
ANITA CRISTINA CARDOSO MAGALHÃƑES NARRATIVAS QUE CONSTROEM ORGANIZAÇÕES ? CASOS BNDES E VALE
CAROLINA FERNANDES DA SILVA MANDAJI MANIFESTAÇÕES BRASILEIRAS DE 2013: NOVAS CONSTRUÇÕES ENUNCIATIVAS EM AUDIOVISUAIS DAS MARCAS FIAT E JOHNNIE WALKER
DANIELA MODOLO RIBEIRO DE GOUVEA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM VALOR NAS ORGANIZAÇÕES
DIEGO WANDER SANTOS DA SILVA ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS EM TEMPOS DE VISIBILIDADE MEDIADA: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA E OS DISCURSOS DAS ORGANIZAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS
EMILIANA POMARICO RIBEIRO NOVAS NARRATIVAS ORGANIZACIONAIS
FERNANDA LOPES DE FREITAS ENTRE O MODERNO E O PÓS-MODERNO – UMA NOVA ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO: A ANÁLISE DISCURSIVA PUBLICITÁRIA DAS ORGANIZAÇÕES FAMILIARES.
GIOVANNA MIGOTTO DA FONSECA GALLELI CRISE AMBIENTAL E CRISE DE INFORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A OPINIÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE
ISAURA MOURÃO COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM DISCURSO EM CONSTRUÇÃO
RICARDO FERREIRA FREITAS NAS ONDAS DO COPACABANA PALACE: SOBRE A IMPORTÂNCIA DO HOTEL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA RIO
ROZALIA SOARES BATISTA COMUNICAÇÃO COM EMPREGADOS E SUAS MULTIPLICIDADES: TAXONOMIA, ESTRATÉGIA E REFLEXOS NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES
RUDIMAR BALDISSERA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E SUSTENTABILIDADE: OS SENTIDOS ACIONADOS EM DOIS LUGARES DE SUA INSTITUIÇÃO
   GP 4 – COMUNICAÇÃO, RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
AGATHA CAMARGO PARAVENTI DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NA INCULTURAÇÃO DA ÉTICA: A ANÁLISE DE CASO DE QUATRO ORGANIZAÇÕES CERTIFICADAS NO GLOBAL REPORTING INITIATIVE (GRI) A+
ALANA NOGUEIRA VOLPATO AS RELAÇÕES PÚBLICAS COMO INSTRUMENTO DA COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA
BASILIO ALBERTO SARTOR COMUNICAÇÃO E INTERESSE PÚBLICO: A TRIANGULAÇÃO ?INICIATIVA PRIVADA ? PODER PÚBLICO ? COMUNIDADE?
CELSI BRONSTRUP SILVESTRIN COMUNICAÇÃO E VOLUNTARIADO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DA REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER NO HOSPITAL ERASTO GAERTNER EM CURITIBA (PR)
CLARA MARIA PUGNALONI AÇÃO SOCIOCULTURAL: UMA PROPOSTA ESTRATÉGICA PARA AÇÃO CORPORATIVA.
CLARA SOARES BRAGA O MOVIMENTO MÃES DE MAIO E SUA LUTA POR VERDADE, JUSTIÇA E VISIBILIDADE
DENISE REGINA STACHESKI COMUNICAÇÃO PÚBLICA, ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E ENVELHECIMENTO CIDADÃO. CAMPANHA? ENVELHECIMENTO ATIVO E SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES? ? PORTUGAL.
DEVANI SALOMÃO DE MOURA REIS INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS GERENCIAIS DAS INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS
LUIZ CARLOS DE MACEDO COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO VAREJO: UM ESTUDO NAS EMPRESAS VAREJISTAS DE GRANDE PORTE NO ESTADO DE SÃO PAULO
MARCIO SIMEONE HENRIQUES DESAFIOS À COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM PROCESSOS DE GESTÃO COMPARTILHADA: A INTERLOCUÇÃO ENTRE PODER PÚBLICO E CIDADÃOS NA PROPOSTA DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
MARCUS VINICIUS DE JESUS BONFIM IMPACTOS DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
MARIA JOSÉ DA COSTA OLIVEIRA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PÚBLICA NA INTERFACE COM DEMOCRACIA E DELIBERAÇÃO
REGIANE REGINA RIBEIRO AS PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ORGANIZAÇÕES PARANAENSES: DO DESCONHECIMENTO AO USO A FAVOR DA IMAGEM INSTITUCIONAL
GP 5 – COMUNICAÇÃO, POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS
ANGELA CRISTINA SALGUEIRO MARQUES DIÁLOGO E ORGANIZAÇÕES: CENAS DE DISSENSO E PÚBLICOS COMO ACONTECIMENTO
CLEBER BROIETTI COMUNICAÇÃO INTERNA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO AGRONEGÓCIO
CLEUSA MARIA ANDRADE SCROFERNEKER COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGIA: (RE)PENSAR PARA COMPREENDER
DANIELA FERREIRA DE OLIVEIRA POR UMA METODOLOGIA QUE DESVENDE A CULTURA DO MERCADO PUBLICITÁRIO BRASILEIRO
FABIA PEREIRA LIMA DESAFIO METODOLÓGICO NO ESTUDO DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA COMUNICATIVA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE A PARTIR DA GROUNDED THEORY
ISABELA GASPAR SILVA AS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATÓLICAS? UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS
LEBNA LANDGRAF DO NASCIMENTO PARÂMETROS PARA ANÁLISE DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS NO SETOR PÚBLICO
LETÍCIA DE CASTILHOS COMPLEXIDADE E SUBJETIVIDADES NAS ORGANIZAÇÕES: DESAFIOS E (IN)CERTEZAS
LUCIANA DE OLIVEIRA TEORIAS DO ACONTECIMENTO E CRISE ORGANIZACIONAL: SUGESTÕES PARA UM DIÁLOGO PRODUTIVO
MARIA LUCIA BETTEGA RITUAIS CORPORATIVOS COMO MEIO DE COESÃO DE GRUPOS SOCIAIS
MONALISA LEAL PEREIRA GERENCIAMENTO DA ROTINA DE COMUNICAÇÃO POR MEIO DE PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA NA EMBRAPA
MONICA CARVALHO DE OLIVEIRA O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA LEGITIMAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO
PAULO HENRIQUE LEAL SOARES COMUNICAÇÃO INTERNA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
RENATA C?SSIA ANDREONI DE SOUZA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL: UMA POSSIBILIDADE DE GESTÃO SOBRE A PLURALIDADE DAS NARRATIVAS NA PRÁTICA DA ESTRATÉGIA E DA COMUNICAÇÃO
RICARDO BENEVIDES RELAÇÕES PÚBLICAS E AS POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO COM FORNECEDORES: O CRITÉRIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
TANIA OLIVEIRA PEREIRA ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES COM A IMPRENSA E SEUS IMPACTOS NA REPUTAÇÃO CORPORATIVA
TASSIARA BALDISSERA CAMATTI REFLEXÕES SOBRE A COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA LUHMANNIANA
VIVIANE FUSHIMI VELLOSO O PERFIL DO COMUNICADOR ORGANIZACIONAL E SUA VISÃO SOBRE A INTERFACE DA COMUNICAÇÃO COM A ÁREA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
VIVIANE REGINA MANSI COMPLEXIDADE, COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E COMUNICAÇÃO INTERNA
GP 6 – COMUNICAÇÃO E INTERCULTURALIDADE
AMANDA BRAGA SILVEIRA A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: QUESTÕES DE ESTIGMA E PRECONCEITO.
ANA CRISTINA DA COSTA PILETTI GROHS MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALISMO: ESTAMOS PREPARADOS PARA ISSO?
CAROLINA DE AVELLAR BARBOSA MORETTI COMUNICAÇÃO E INTERCULTURALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: BASES TEÓRICAS PARA ESTUDO LATINO-AMERICANO
DENISE PRAGANA VIDEIRACULTURA NACIONAL E A INFLUÊNCIA NA CULTURA DAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO
FABIO RADIGONDA SERRATO COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL E O ACESSO À SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS IMIGRANTES BOLIVIANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
GISLENE FEITEN HAUBRICH ESTUDOS SOBRE A RELAÇÃO COMUNICAÇÃO E TRABALHO: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES
KARLA MARIA MÜLLER PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS FRONTEIRIÇAS: O PAPEL INTERCULTURAL DAS ORGANIZAÇÕES LOCAIS
LEILA GASPARINDO A INFLUÊNCIA DA CULTURA NACIONAL NOS NEGÓCIOS E O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO ESTÍMULO À CULTURA DE INOVAÇÃO
MARCIA MARIA GARCON O PARADOXO ENTRE O POLITICAMENTE CORRETO E O DISCURSO DA DIVERSIDADE NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS.
MAURA PADULA CULTURA BRASILEIRA E CULTURA LATINO-AMERICANA: TRAÇOS E CARACTERÍSTICAS
RENATO RODRIGUES MARTINS DIAGNÓSTICO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA TRANSCULTURAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS INTERNACIONALIZADAS: AS APLICAÇÕES DE UM BANCO DE DADOS
 ESPAÇO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
ALICE ZEITUNE DE PAULA SILVEIRA DEZAN PLANEJAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNITÁRIAS: O PAPEL DO PROFISSIONAL E O CONCEITO DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO.
AMANDA MARTINS DOS SANTOS COMUNICAÇÃO PÚBLICA E RELAÇÕES PÚBLICAS: POTENCIALIZANDO AS AÇÕES DE CIDADANIA DO PROJETO FUTURO
AMANDA NORBERTO LUIZ COMUNICAÇÃO PÚBLICA E GOVERNAMENTAL: DESAFIOS DE IMPLANTAÇÃO DE UMA GESTÃO DA ÉTICA ORGANIZACIONAL E RE RELACIONAMENTOS
ANA BEATRIZ BALKO ALVES COMUNICAÇÃO COLABORATIVA E INTERAÇÃO: PERSPECTIVAS QUE SE ENTRELAÇAM
CAROLINA APARECIDA TEMOTEO MODESTO EXPATRIAÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL: A CONTRIBUIÇÃO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DOS EXPATRIADOS NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
DÉBORA BARALDI NININ OS PROCESSOS INTERACIONAIS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
FERNANDA NAVARRO FRIZZI RELAÇÕES PÚBLICAS E INTERCULTURALIDADE – UM ESTUDO DA COMUNICAÇÃO INTERNACIONAL
FERNANDA TARGA MESSIAS UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS POLÍTICAS PELA COPAVI
ISADORA CRISTINA HOEPERS DUTRA A INSERÇÃO DAS DIRETRIZES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA CULTURA ORGANIZACIONAL DA ELETROSUL CENTRAIS ELÉTRICAS S.A.
LUMA DOS SANTOS CORRA A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS NO LOBBY: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PERCURSOS POLÍTICOS EM PROL DA LEGALIZAÇÃO DO LOBBY NO BRASIL E OS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA ÁREA DE RP
MARIA LÚCIA WIGGERS EDUCOMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: ANÁLISE DE RESULTADOS DE AÇÕES EDUCOMUNICATIVAS EM ORGANIZAÇÕES DO PARANÁ
MARIANA TAIT ROMANCINI PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS COMO GESTOR ESTRATÉGICO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA TRANSCULTURAL: UM ESTUDO DE CASO DA ANGELUS
ROBERTO DO LIVRAMENTO BUENO OS ESTEREÓTIPOS DA PROFISSÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS ? UMA ANÁLISE DAS IMAGENS PRECONCEBIDAS DA ATIVIDADE NA VISÃO DE PRÉ-VESTIBULANDOS
THAISA FERNANDA SARGI RELAÇÕES PÚBLICAS NA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO DE CASO UAB/NEAD DA UEL
VALESCA AUDIBERT NAGL A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES