Destinado ao lançamento de publicações dos sócios da Abrapcorp – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, o Café Abrapcorp acontece anualmente nos congressos da Associação.
Em sua última edição, que aconteceu em 14 de maio como parte da programação do IX Congresso Abrapcorp, 11 publicações foram lançadas.
Coordenado pela profa. Dra. Valéria Castro, diretora editorial da Abrapcorp, o evento de lançamento se deu no átrio do Auditório Dom Gilberto, na PUC Campinas. Os participantes puderam conversar com os autores, que se fizeram presentes para expor suas obras, além de desfrutar de um coquetel oferecido pela organização local do IX Congresso Abrapcorp.
Confira os detalhes das publicações lançadas:
Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional – Vol. 5 – Cultura e Interação
Autora: Marlene Marchiori (org.)
Sinopse: Sugere reflexão sobre a complexidade das organizações, compreendendo os processos interacionais como vitais para as conexões que permeiam os espaços organizacionais. O olhar recai sobre processos simbólicos e práticos, assumindo a interação como um aspecto intrínseco às organizações. São processos criados e nutridos pelos sujeitos múltiplos, os quais assumem papéis estratégicos na comunicação e posições enunciativas heterogêneas.
Editoras: Difusão Editorial e Editora Senac Rio de Janeiro
Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional – Vol. 6 – Liderança e Comunicação Interna
Autora: Marlene Marchiori (org.)
Sinopse: Uma abordagem que interconecta liderança relacionamento e construção simbólica, com o desenvolvimento de estudos que aprofundem essa relação. Evidencia uma descentralização nos ambientes organizacionais ao expandir a visão de relacionamentos pela qual líderes e liderados realizam mudanças. Ganha destaque a comunicação interna que privilegia a constituição dos espaços de fala. Mostra que diferentes indivíduos assumem posição de responsabilidade e de liderança ao influenciarem e serem influenciados por outros no processo de gestão das organizações.
Editoras: Difusão Editorial e Editora Senac Rio de Janeiro
Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional – Vol. 7 – Linguagem e Discurso
Autora: Marlene Marchiori (org.)
Sinopse: Apresenta o conceito de que as formações discursivas não são unificadas, ordenadas e muito menos congruentes. Descreve que comunicação e discurso são construções separadas, mas relacionadas entre si. Traz reflexões sobre o ato de linguagem ou ato de comunicação no discurso descrito sob o ponto de vista de uma metodologia analítico-discursiva.
A instância discursiva é um elemento da vida social, pois as práticas simbólicas são continuamente constituídas ao colocar a linguagem em funcionamento nas situações de fala que ocorrem no dia a dia das organizações.
Editoras: Difusão Editorial e Editora Senac Rio de Janeiro
Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional – Vol. 8 – Contexto Organizacional Midiatizado
Autora: Marlene Marchiori (org.)
Sinopse: Mídia é entendida como o principal agente contemporâneo de circulação e interconexão de fluxos humanos, materiais e imateriais. Propõe uma evolução da sociedade, que passa de uma sociedade dos meios para outra midiatizada, e apresenta um estudo detalhado sobre midiatização por meio de três polos diferentes: (1) dispositivos de comunicação e midiáticos; (2) processos sociais; e (3) processos de comunicação: interação e ações comunicativas.
Editoras: Difusão Editorial e Editora Senac Rio de Janeiro
Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional – Vol. 9 – Conhecimento e Mudança
Autora: Marlene Marchiori (org.)
Sinopse: Explora os conceitos de conhecimento e mudança como faces da cultura e da comunicação organizacional. Além disso, promove a reflexão sobre os processos de conhecimento e mudança com exemplos práticos, tornando possível a compreensão das realidades organizacionais. O conhecimento se constitui com base na ação dos sujeitos, ou seja, organizações são dependentes do ser no processo de construção do saber.
Editoras: Difusão Editorial e Editora Senac Rio de Janeiro
Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional – Vol. 10 – Sociedade, Comunidade e Redes
Autora: Marlene Marchiori (org.)
Sinopse: Reacende o valor das discussões, dos intercâmbios e revela organizações como conjunto de elementos humanos e não humanos que englobam atores, redes e processos comunicacionais, demonstra que aquilo que negociamos são construções coletivas, que acabam por influenciar os novos processos de relacionamento, os quais, por sua vez, criam realidades culturais diversas, que se instituem a cada nova negociação. Apresenta a ideia de que os sentidos são construídos com base nas experiências em que se encontram os indivíduos e, por fim, expõe detalhadamente as diferentes perspectivas sobre sociedade e comunidade.
Editoras: Difusão Editorial e Editora Senac Rio de Janeiro
Compreendendo um campo de conhecimento: reflexões epistemológicas sobre a Comunicação Organizacional a partir de autores brasileiros
Autoras: Ivone de Lourdes Oliveira, Isaura Mourão e Anice Pennini (orgs.)
Sinopse: Resultado de uma meta, pesquisa realizada na disciplina Processos Interacionais das Organizações, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas, o livro envolveu 15 pesquisadores e gerou dois anos de estudos e discussões acadêmicas. Nele, são abordados paradigmas e teorias que fundamentam a produção científica da comunicação no contexto organizacional, a partir da análise de artigos e capítulos de livros de oito autores brasileiros, publicados entre 2005 e 2012. Com sua publicação, acredita-se contribuir para fortalecer a construção epistemológica do campo da Comunicação Organizacional, proporcionando visibilidade aos conceitos e aos paradigmas a ele relacionados.
Editora: CRV
Comunicação em Cena – Vol. 5
Autores: Liana Gottlieh, Flávia Cristina e diversos outros autores
Sinopse: A série Comunicação em Cena que chega ao seu quinto volume, é uma iniciativa da Profa Liana Gottlieb, agregadora por natureza e convicção, que continua reunindo pessoas em torno do de temas relevantes. Nesta edição, temas como comunicação organizacional, relações públicas e jornalismo, tópicos já clássicos nos estudos sobre as Ciências da Comunicação, convivem perfeitamente com textos que tratam da atualidade, como internet, política, comportamento, psicologia, filosofia e muito mais.
Editora: : Scortecci
Latin American and Caribbean Perspectives on the Development of Public Relations: Other Voices
Autores: Tom Watson (org.); Paulo Nassar, Mateus Furlanetto, Luiz Alberto de Farias
Sinopse: A obra é parte de uma série que conta com seis livros. Cinco deles contam com abordagens continentais ou regionais. O livro em questão trata do panorama de estabelecimento e desenvolvimento das relações públicas na América Latina e no Caribe e traz o cenário brasileiro apresentado por três pesquisadores envolvidos com a prática e com a pesquisa no campo das relações públicas no Brasil e fora dele.
Editora: Palgrave Macmillan
Mídia e cidadania: um estudo da natureza comunicativa da Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados
Autora: Silvia Regina dos Santos Coelho
Sinopse: Essa pesquisa se propôs a estudar a Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados sob a ótica da Comunicação, com foco na imagem, identidade e no discurso institucional, com o objetivo geral de identificar quais são os estímulos que a Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados precisa fomentar nos cidadãos para que eles passem a interagir com o Estado de uma forma mais efetiva, e, com isso, desenvolvam consciência cidadã. Visa-se verificar com os objetivos específicos, se a ouvidoria sob análise atua como um controle interno e externo de qualidade e, também como um instrumento de promoção de cidadania. A hipótese formulada de que a Ouvidoria da Câmara dos Deputados não é por si só, capaz de restabelecer a imagem da instituição quando ameaçada por fatores de quaisquer ordem fundamentou-se em dados de imagem aferidos por instituto de pesquisa e foi ancorada no método semiótico. A pesquisa enquadra-se no tipo qualitativa.
Editoras: Novas Edições Acadêmicas / OmniScriptum GmbH & Co. KG
Revista Organicom – Edição 21 – Interculturalidade e Organizações
Vários autores
Editor: Luiz Alberto de Farias
Sinopse: A Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas é uma revista semestral que traz artigos, depoimentos, resenhas, entrevistas e pesquisas de especialistas conceituados nacional e internacionalmente – tanto do mercado como do meio científico – visando enriquecer as discussões das áreas de Relações Públicas (RP) e Comunicação Organizacional (CO), sejam de caráter empírico, teórico ou aplicado, sob os princípios da ética. A cada número, a revista publica um dossiê temático que se converte em uma significativa contribuição para estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam no ambiente corporativo. A edição 21 da Revista Organicom tem como tema “Interculturalidade e Organizações”, e como proposta oferecer aos leitores um conjunto de textos que reflitam sobre a cultura, comunicação, diversidade e interculturalidade; está indexada pela Qualis/Capes como B1 em Ciências Sociais Aplicadas.