Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Construindo a comunicação com mulheres na liderança

Compartilhe:

No Dia Internacional da Mulher, a Abrapcorp rememora todas as mulheres que já presidiram a Associação

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher (08), decidimos olhar para dentro da associação e relembrar todas as presidentas de nossa trajetória. E quando dizemos presidentas, acreditamos no ato político desta palavra. Afinal ela não existia até então termos uma presidenta da república mulher. E como ter um substantivo sem utilizá-lo? Se dependesse de nós estaríamos usando desde 2006, quando a Prof.ª Dr.ª Margarida Maria Krohling Kunsch assumiu a presidência da primeira gestão, além de ter sido uma das fundadoras da Associação. Desde então, das nossas nove gestões, sete delas foram presididas por mulheres, sendo três delas pela Prof.ª Dr.ª Margarida Kunsch.

A Abrapcorp foi fundada com o objetivo de estimular a realização e divulgação das pesquisas na área da comunicação, como dizem os professores Margarida Kunsch, Fábia Lima e Adriano Sampaio no livro de 15 anos da Associação. Além disso, as/os autores acreditam no papel estratégico da Abrapcorp nas questões sociais, contribuindo para que o campo acadêmico não se isole das demandas da sociedade e das práticas da comunicação.

É alinhada aos valores de transformação social que em sua história, por diversas vezes, a Abrapcorp escolheu mulheres referência para tomar a frente da diretoria, sempre olhando para sua atuação profissional e suas linhas de pesquisa em que melhor contribuiriam para uma gestão diversa e que aproximasse a associação das demandas da sociedade.

Neste dia da mulher celebramos as mulheres presidentas da história da Abrapcorp. Como já apresentada, uma das fundadoras da associação a Prof.ª Dr.ª Margarida Kunsch, que foi presidenta nas gestões de 2006-2008; 2008-2010 e 2018-2020. A Prof.ª Dr.ª Ivone de Lourdes Oliveira, que além de presidenta na gestão 2010-2012, também foi uma das co-fundadoras da associação. A Prof.ª Dr.ª Cláudia Peixoto de Moura, presidenta da gestão 2012-2014. A Prof.ª Dr.ª Maria José da Costa Oliveira, presidenta da gestão 2016-2018. A Prof.ª Dr.ª Fábia Pereira Lima, presidenta da gestão 2020-2022.

“A Ciência – de uma forma ou de outra, em maior ou menor extensão, em diferentes graus de visibilidade – está presente nos mais diversos cotidianos das pessoas. Considerando que praticamente metade da população mundial é constituída por mulheres, o olhar feminino no campo científico não é apenas necessário: é fundamental. Que as mulheres ocupem cada vez mais lugares, cada vez mais espaços, sempre na medida daquilo que conseguirem descobrir de seus desejos. Que o reconhecimento disso tudo seja espontâneo, natural. E que busquemos, sempre, contribuir para construção de uma sociedade mais justa, mais bem informada, mais livre. Todo ato de pesquisa tem de ser valorizado e respeitado.” Mônica Fort (Diretora Científica).

Além disso, às mulheres que fazem a atual gestão Abrapcorp: Mônica Cristine Fort (UTP), Luiziane Silva Saraiva (UFMA), Maria Eugênia Porém (UNESP), Mariana Carareto (UFG), Ágata Franco de Camargo Pavarenti (Cásper Líbero), Inara Regina Batista da Costa (UFAM), Mariana Gracia (Cásper Líbero).

A Abrapcorp celebra todas as mulheres que fizeram parte da gestão desde sua fundação, como presidentas ou sendo parte da diretoria. Durante toda a história da associação estas mulheres fizeram a Abrapcorp acontecer, contribuindo diariamente para o seu crescimento e alcance dos objetivos de divulgação e incentivo à ciência na comunicação organizacional e relações públicas.