Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Gestão de projetos em cultura e comunicação estratégica integrados

O primeiro curso de curta duração Abrapcorp 2025 será sobre gestão de projetos em cultura e comunicação estratégica integrados.

  • Datas: As aulas ocorrerão nos dias 23/09, 30/09, 07/10 e 14/10 (terças-feiras)
  • Horário: sempre das 19h às 22h
  • Formato: online e síncrono (as aulas não serão gravadas)
  • Ministrante: Adriano de Oliveira Sampaio (UFBA)
  • Palestrante convidado: Sérgio Andreucci (USP)

As inscrições podem ser feitas até o dia 23/09 às 18h pelo link https://associacoes.softaliza.com.br/evento/gest%C3%A3o-de-projetos-em-cultura-e-comunica%C3%A7%C3%A3o-estrat%C3%A9gica-integrados.

A iniciativa dos cursos de curta duração retoma uma frente de atuação institucional da Abrapcorp com o objetivo de enriquecer de enriquecer o conhecimento e a formação dos profissionais e estudantes da área. O primeiro curso tem como objetivo geral aprimorar a compreensão sobre a atividade de planejamento em comunicação e cultura como atividade base para a idealização, produção e execução de projetos culturais na contemporaneidade.

Perguntas frequentes

1. O curso será presencial ou online?

O curso será realizado online pelo Google Meet no formato síncrono (100% ao vivo), com interação entre ministrante e participantes do curso. 

2. Quais são as datas e horários das aulas?

Serão 4 aulas: 23/09, 30/09, 07/10 e 14/10 (terças-feiras) – sempre das 19h às 22h (horário de Brasília).

3. Qual a carga horária total do curso?

O curso tem um total de 12 horas-aula.

4. Posso assistir às aulas gravadas depois?

Não. As aulas do curso não serão gravadas.

5. Será emitido certificado?

Sim. O certificado será emitido pela Abrapcorp para todos os participantes que cumprirem frequência mínima de 75% nas aulas do curso. O documento será enviado até uma semana após o término do curso pelo e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

6. Quais os valores para fazer o curso?

Sendo um curso de 12 horas, o investimento a ser feito na formação é de:

– R$320,00 para associados em dia
– R$400,00 para não associados
– R$160,00 para estudantes de graduação com auxílio estudantil e/ou bolsas sociais associados  (necessário enviar documento comprobatório emitido pela instituição de ensino ou agência de apoio).
– R$200,00 para estudantes de graduação com auxílio estudantil e/ou bolsas sociais não associados  (necessário enviar documento comprobatório emitido pela instituição de ensino ou agência de apoio).

7. Como pode ser feito o pagamento?

O pagamento é efetuado no momento da inscrição pelo site https://associacoes.softaliza.com.br/evento/gest%C3%A3o-de-projetos-em-cultura-e-comunica%C3%A7%C3%A3o-estrat%C3%A9gica-integrados. O valor pode ser pago via PIX, boleto ou Cartão de Crédito em até 2 vezes sem juros.

8. Onde faço minha inscrição?

A inscrição pode ser feita através do link: https://associacoes.softaliza.com.br/evento/gest%C3%A3o-de-projetos-em-cultura-e-comunica%C3%A7%C3%A3o-estrat%C3%A9gica-integrados.

9. Quem ministrará o curso?

O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Adriano de Oliveira Sampaio (UFBA) e contará com palestra especial do Prof. Dr. Sergio Andreucci (USP).

10. Onde será disponibilizado o material utilizado nas aulas?

Os materiais utilizados pelo professor durante as aulas serão compartilhados pelo mesmo ao longo do curso.

11. Preciso ter experiência prévia em gestão de projetos culturais?

O curso é voltado para profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação e interessados em projetos culturais e comunicação estratégica. Não é necessária experiência ou formação prévia para realização do curso.

12. Quais materiais ou recursos preciso ter para acompanhar o curso?

Apenas internet estável e navegador compatível com as ferramentas do Google.

13. Existe limite de vagas?

Sim. O curso possui 90 vagas.

15. Há suporte ou atendimento para dúvidas antes e durante o curso?

Sim, caso possua dúvidas ou problemas técnicos é possível entrar em contato pelo WhatsApp (51)99548-9365 ou pelo e-mail secretaria@abrapcorp.org.br. A secretaria da Abrapcorp terá atendimento com horário estendido nos dias das aulas.

16. Como faço para comprovar meu auxílio estudantil ou bolsa social?

No momento da inscrição você poderá adicionar o comprovante de auxílio e/ou bolsa no local indicado.