Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

FAQ XV Congresso Abrapcorp – Perguntas Frequentes

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O site do XV Congresso Abrapcorp está no ar, e a Abrapcorp convida a todos para realizarem sua inscrição. Preparamos uma lista de perguntas frequentes sobre o evento, visando solucionar dúvidas gerais.

  1. Onde faço a inscrição para o Congresso e como faço minha submissão? 


Você pode se inscrever no Congresso através do site: https://abrapcorp2021.ciente.live/ 

Para fazer a submissão, você deve ir até o site do XV Congresso, clicar em “Inscreva-se”, fazer a sua inscrição e logar no sistema. Nele, basta ir na aba “Submissão” e escolher sua categoria de submissão – GTs, EGs ou Prêmio.

Após preencher os dados do seu trabalho, não esqueça de marcar corretamente o número do GT ou EG para o qual você está submetendo, ou a categoria do Prêmio (Tese para Teses de doutorado, Dissertações, para Dissertações de mestrado; Monografias, para monografias de Conclusão de Curso de Graduação).

  1. Sou sócio Abrapcorp e me cadastrei no novo sistema. Preciso fazer inscrição no XV Congresso?


Sim. Todos os interessados em participar ou submeter trabalhos no XV Congresso deverão fazer a inscrição no site do evento, independentemente do cadastro de sócio no site da Abrapcorp.

  1. Sou associado Abrapcorp e paguei a anuidade 2021. Terei isenção no XV Congresso? Preciso fazer inscrição?

Sim, você precisa fazer a inscrição no site do evento e terá gratuidade no XV Congresso. Para tanto, a inscrição deve ser feita com o mesmo CPF do Cadastro na Abrapcorp, e você deverá clicar na parte de “Pagamentos” e selecionar a opção “Sou associado Abrapcorp”. 

  1. Quais as categorias de submissão e onde posso consultar os templates?

O XV Congresso Abrapcorp terá trabalhos em dois espaços distintos: os Grupos de Trabalho, voltados para doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e profissionais, e o Espaço Graduação, onde serão apresentados artigos de alunos ou recém-graduados (2019-2020) em cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional e áreas afins. Os templates estão disponíveis no site do XV Congresso – https://abrapcorp2021.ciente.live/.

  1. Meu trabalho possui co-autores. Como fazer a submissão?


A submissão para o XV Congresso possui duas fases. Na primeira, um autor do trabalho deverá fazer a submissão do arquivo SEM indicação de autoria. Após a avaliação cega, os trabalhos serão aceitos, aceitos com correção ou rejeitados. Durante a segunda fase da submissão, os autores com trabalhos aceitos deverão enviar um novo arquivo revisado, agora com indicação de TODOS OS AUTORES. Lembramos que na lista inicial de aprovados será divulgado apenas o nome do autor que realizou o envio. No Caderno do Evento, porém, todos os autores serão listados.

Lembramos que os co-autores que pretendem apresentar o trabalho também devem fazer inscrição no evento. Apenas receberão certificado de apresentação os autores que efetivarem suas inscrições até a data de 22/05/2021.

  1. O trabalho será automaticamente publicado nos anais?


Os autores poderão optar, durante a segunda fase de submissão, por publicar ou não seus trabalhos nos Anais do XV Congresso Abrapcorp.

  1. Esse congresso não terá mais colóquio?


O Colóquio de Formação Docente será reconfigurado e se tornará um evento do Calendário Abrapcorp 2021, previsto para o mês de outubro. Lembrando que todos os associados Abrapcorp com anuidade 2021 em dia terão direito a gratuidade em todos os eventos do Calendário Abrapcorp 2021.

  1. As categorias do Espaço Jovem Pesquisador mudaram para Espaço Graduação?


Sim. O Espaço Jovem Pesquisador foi transformado no Espaço Graduação, dividido em duas categorias para submissão: o EG1 que recebe artigos derivados de monografias ou pesquisas de iniciação científica, e o EG2, que recebe artigos com relatos de trabalhos aplicados – sejam eles realizados em trabalhos de conclusão de curso ou disciplinas.

  1. Não posso mais submeter Trabalhos Aplicados no Prêmio Abrapcorp? 


Não. A partir de 2021, teremos um novo Prêmio específico para trabalhos aplicados: o Prêmio ABRP/Abrapcorp. Mais informações serão divulgadas em breve.

  1. Posso submeter trabalhos que não tenham a temática do evento? 


Sim. A submissão não está necessariamente atrelada com o tema do evento. Caso esteja submetendo para os GTs, é necessário que o artigo tenha aderência temática com a proposta do grupo (veja as ementas). No caso do Espaço Graduação, a temática é livre.

  1. Até quando posso submeter meu trabalho? 


As submissões vão até o dia 31 de março.

  1. Submeti meu trabalho e gostaria de saber se posso aguardar a divulgação dos trabalhos aprovados e dos finalistas dos Prêmios Abrapcorp 2021 para realizar o pagamento da minha inscrição. 


Sim. O pagamento da inscrição deve ser realizado até o dia 22/05/2021, após o resultado dos trabalhos aprovados e finalistas. 

13. Defendi minha monografia em 2020. Em qual categoria devo inscrever-me?

Você tem duas opções: Espaço de Graduação e Prêmio Abrapcorp de Monografias. No Espaço Graduação, você irá submeter um ARTIGO com base na Monografia – pode ser um capítulo teórico, uma discussão empírica, você escolhe. O ARTIGO deverá seguir o template do congresso, e passará pelo processo normal de avaliação. Caso aprovado, participará de uma das mesas do EG, onde haverão discussões sobre os artigos. Já no Prêmio Abrapcorp de Monografias, você submeterá o trabalho como um todo, no formato defendido originalmente. Uma comissão selecionará os três melhores trabalhos, que participarão da final. O Prêmio não envolve a participação em mesas de discussão.
Você pode submeter um artigo da monografia para o EG1 e a monografia completa para o Prêmio Abrapcorp, ao mesmo tempo.