Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

III Colóquio Acadêmico Abrapcorp

Tema: Lições da pandemia de Covid-19

Data: 19 a 21 de outubro

Evento Online, gratuito para Sócios Abrapcorp

Submissão de Relatos de Experiência Docente (RED) até o dia 27 de setembro

Inscrições até o dia 15 de outubro

O III Colóquio Acadêmico Abrapcorp é um evento científico voltado para a discussão de questões relacionadas com a docência e o ensino de Relações Públicas e Comunicação Organizacional.

O evento acontecerá de forma online, e terá como tema “Lições da Pandemia do Covid-19“. Partindo das tensões e dos desafios apresentados para o ensino superior perante as medidas de isolamento social e de ensino remoto, o encontro visa ser um espaço de reflexão e de compartilhamento de experiências docentes relevantes para esse cenário de turbulência. O evento contará com uma palestra de abertura com Prof. Dr. Simon Schwartzman e Prof. Dr. Helder Lima Gusso, sessões de apresentação de Relatos de Experiências Docente (RED) e um Painel sobre Percepções de alunos e docentes sobre o ensino remoto.

O III Colóquio faz parte do Calendário de Eventos Abrapcorp 2021, e acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro. O evento será gratuito para todos os Sócios Abrapcorp com anuidade 2021 em dia, e não associados poderão se inscrever e submeter relatos com uma taxa de inscrição de R$ 40,00. Convidamos todos os doutores, mestres e professores a submeterem REDs para o evento – Relatos de Experiência Docente. Mais informações na aba “Submissões“.

O III Colóquio é coordenado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (ECA – Universidade de São Paulo) e pela Profa. Dra. Juliane Martins (USP / UFPR).

Dia 19/10

16h às 18h30m

Conferência de Abertura

Prof. Dr. Simon Schwartzman

Sociólogo, Cientista Político e Administrador Público pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Sociologia pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais do Chile e é doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Berkeley, Estados Unidos. Foi presidente do IBGE, diretor científico do Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior na USP, professor e pesquisador visitante em diversas universidades no Brasil e no exterior. É membro da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador associado ao Instituto de Pesquisas em Política Econômica – Casa das Garças. Seu livro mais recente é “Falso Mineiro: Memórias da política, ciência, educação e sociedade” (Rio de Janeiro, História Real, 2021).

Prof. Dr. Helder Lima Gusso

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena a plataforma de educação aberta Operanda, que disponibiliza on-line cursos de educação científica. Doutor e mestre em Psicologia pela UFSC. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisa e orienta trabalhos nos seguintes temas: educação científica; ensino on-line; programação de ensino; análise de organizações de ensino superior; análise de organizações de ciência e tecnologia; ensino e aprendizagem de comportamentos profissionais; avaliação de intervenções profissionais no contexto do trabalho.

Coordenação: Maria Aparecida Ferrari (USP)

Dia 20/10

14h às 18h

Apresentação dos RED – Relatos de Experiências Docentes

Dia 21/10

14às 16h

Continuação da apresentação dos RED – Relatos de Experiência Docente

16h às 18h

Painel: Percepções de alunos e docentes sobre o ensino remoto durante a pandemia

Profa. Dra. Aline Lira (Universidade Federal do Amazonas)
Profa. Dra. Emiliana da Silva Campos (UNIVALI)
Francisco dos Santos (Aluno do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas)
Natiele Borges da Motta (Aluna do curso de Relações Públicas da Uniso, Sorocaba)

Coordenação: Juliane Martins (USP / UFPR)

Relato de Experiência Docente (RED)

O Relato de Experiência Docente – RED é um documento de reflexão sucinta composta dos seguintes elementos: introdução, descrição fundamentada, resultados, análise, considerações finais e referências.

O RED tem o objetivo de permitir ao docente apresentar e analisar aspectos que considere significativos em uma determinada prática docente que ele desenvolveu e que seja relevante ser compartilhada com demais colegas. Normalmente são resultados de processos de ensino-aprendizagem alcançados, que permitem fazer uma relação entre a teoria e a prática.

PRAZO DE SUBMISSÃO: 27 de Setembro.

Tamanho dos REDs: entr 8 e 10 páginas.

Não é necessário fazer inscrição/pagamento antes do resultado dos REDs aceitos.

Estruturação do Relato de Experiência Docente – RED

Título

Nome/s do autor/es – com currículo de duas linhas, em nota de rodapé

Resumo – até 100 palavras e cinco palavras-chave, nos idiomas: português e inglês

Tópicos obrigatórios:

Introdução: justificativa, problematização, objetivo, método

Desenvolvimento: descrição fundamentada da experiência (teórico-prática)

Resultados e análise: implementação e avaliação

Considerações finais

Referências: conforme ABNT

O texto completo (Resumo em dois idiomas, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências) deve ter entre 8 e 10 páginas.

Os REDs devem ser enviados, até o dia 27 de setembro, no formato PDF, pelo e-mail coloquioabrapcorp@gmail.com 

Valores de Inscrição

Sócios Abrapcorp com anuidade 2021 paga: Gratuito.

Não sócios: R$ 40,00.

Inscrições abertas até o dia 15 de outubro.

Para se inscrever, CLIQUE AQUI.