Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

TRABALHOS SELECIONADOS PARA O XIV CONGRESSO ABRAPCORP

setembro 3, 2020 4:33 pm

É com satisfação que informamos os trabalhos selecionados para serem apresentados no XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, que será realizado no formato online entre os dias 28 de setembro a 02 de outubro de 2020, com atividades do pré-congresso entre os dias 22 e 25 de setembro.

Lembramos que o prazo máximo para pagamento das inscrições dos congressistas com trabalhos aceitos é dia 21 de setembro (segunda-feira).

Agradecemos o seu interesse e damos boas-vindas a todos à 14ª edição do Congresso Abrapcorp!

Obs.: na listagem abaixo estão indicados apenas os nomes dos autores principais. Os coautores serão listados normalmente na programação completa do Congresso, que será disponibilizada nas próximas semanas.

Grupos de Trabalho:

GT 1. Comunicação, ética e alteridades em processos relacionais de subjetivação e conflitos no ambiente organizacional

Coordenação: Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC-MG)

Vice-coordenação: Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)

  1. Colaboradores Desconectados e os Desafios da Comunicação Interna nas Fábricas

Nayara Medeiros de Brito (USP)

  1. Desligue Tudo: Como a Slow Communication pode impulsionar o trabalho da comunicação organizacional

Ana Maria Dantas de Maio (Embrapa Pecuária Sudeste)

  1. As Relações de Trabalho na Paraíba: Uma Abordagem Para a Pesquisa em Relações Públicas

Caroline Delevati Colpo (UFPB)

  1. Interações face a face em uma organização em processo de mudança: a comunicação tentativa e as dinâmicas dos dispositivos interacionais

Ana Paula Rodrigues dos Santos (FCL)

  1. Discursos contraditórios e Percepções Distorcidas: Uma Análise do Processo de Comunicação de Risco no Caso Shell/Basf

Milene Rocha Lourenco (Universidade Federal da Integração Latino Americana)

  1. Trabalho, Desempenho e Burnout: O Homo digitais na Sociedade da Informação

Vinícius Lauriano Ferreira (UNESP)

  1. O olhar da comunicação sobre o fenômeno do comprometimento organizacional: reflexões e oportunidades

Denise Pragana Videira (USP)

  1. Investigação Apreciativa como possibilidade de diálogo no contexto interno das organizações

Fernando Carara Lemos (PUC-RS)

  1. Discurso empreendedor e os sentidos do trabalho informal na comunicação de uma marca de cosméticos: um olhar crítico sobre a comunicação institucional da Avon

Emanuelle Rodrigues (UFPE)

  1. Códigos Éticos em Relações Públicas: Deveres Inconciliáveis e Identidade Profissional Fragilizada

Agatha Camargo Paraventi (FCL)

  1. A ancoragem dos valores organizacionais nos relacionamentos corporativos

Daniella Pereira de Deus (Faculdade Sul-Americana)

  1. Quem organiza uma organização pública? O Carnaval de Belo Horizonte e uma nova compreensão sobre confrontos discursivos entre comunidades políticas

Amanda dos Santos Rodrigues (UFMG)

  1. “Dando corpo” à inovação nas organizações: reflexões a partir da comunicação

Tainah Schuindt Ferrari Veras (UNESP)

  1. Sala De Roteiristas e As Características De Um Ambiente Criativo: Apontamentos Preliminares

Ana Heloiza Vita Pessotto (UNESP)

GT 2. Comunicação, consumo e organizações

Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)

Vice-coordenação: Profa. Dra. Mônica Fort (UTP)

  1. Rio Media Center: comunicação e produção de sentidos sobre a Cidade Olímpica

Adriana Guimaraes Moreira (UERJ)

  1. Comunicação, reputação e afetividade em microempresas: a marca Bambu Bar na opinião do consumidor maranhense: pesquisa quali-quantitativa

Gleicilene Pereira Setubal (UFMA)

  1. Do Crespo ao Cacheado: Identidade, Consumo e Afetividade No Mercado para Cabelos Naturais em São Luís -Ma

Ana Karolina Nascimento dos Santos (UFMA)

  1. Museu Nacional, a fênix: a comunicação organizacional em prol da reconstrução de histórias e memórias.

Alessandra de F. Porto (IBMEC RJ)

  1. A Produção da Cidade Olímpica: das Narrativas Oficiais

Ana Teresa Gotardo (Universidade Federal Fluminense)

  1. Visibilidade e Influência nas Redes de Hiperconexão Digital: Uma Perspectiva Sobre a Influência da Publicidade de Marcas na Formação da Agenda Pública

Daniel Dubosselard Zimmermann (FCL)

  1. Entre o Like e a Matrícula: o Comportamento do Consumidor Digital e as Estratégias Mercadológicas na Educação Superior Privada

Nathalia Cristina Ramos Araújo e Silva (UNDB Centro Universitário)

  1. Moda e consumo consciente: Uma análise sobre os discursos das campanhas Fashion Revolution no Brasil

Isabella Filipini Mendes (UTP)

  1. Narrativas Femininas na Publicidade: o Femvertising

Tatiana Antinarelli Hees (Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA)

  1. Consumo de moda sustentável na cidade do Rio de janeiro: um estudo de caso sobre o evento Melissa 40 anos

Ana Clara Camardella Mello (UERJ)

  1. Eventos de música: Da comunicação aos espaços de consumo e experiência na cidade

Cristiana Martins de Matos (UERJ)

  1. Por uma Teorização do Consumo Cultural das Marcas

Jonas Santos Nogueira (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo)

  1. Preconceito à flor da pele: os ataques de ódio às publicidades de O Boticário e Natura nas mídias sociais

Jorgiana Melo de Aguiar Brennand (IBMEC RJ)

  1. A Comunicação do Bauru Basket Team: Relacionamento com Públicos de Todas As Gerações

Tatiana Cristina Molini (UNESP)

  1. A Cosan sonha e corre atrás: a cultura da corrida incorporada na Cultura Organizacional

Tatiana Couto (PPGCOM-UERJ)

  1. A Organização Como Comunicação e a Importância do Consumo para a Inovatividade

José Ricardo Manini (Universidade Estadual de Campinas)

  1. Rio, Cidade Portuária: cultura de rua, consumo e vivência do litoral carioca a partir das docas

Victor Belart (UERJ)

  1. Memórias de uma cidade militarizada: a Vila Kennedy nas páginas do O Globo

Igor Lacerda (UERJ)

  1. Nostalgia, aprendizado e confraternização: estratégias de experiência do torcedor no espaço de memória do Clube de Regatas do Flamengo (Fla Memória)

Rafael Cuba Mancebo (PUC-Rio)

  1. O papel da comunicação do CPB no crescimento da cobertura midiática sobre esporte paralímpico no Brasil

Paula Monteiro da Veiga Cabral (PUC-Rio)

  1. Práticas comunicacionais na media life: como se dá o relacionamento entre assessores de comunicação e jornalistas da cidade de Curitiba no contexto da midiatização

Raphael Moroz Teixeira (UTP)

GT 3. Discursos, identidades e relações de poder

Coordenação: Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS)

Vice-coordenação: Prof. Dr. Rennan Mafra (Universidade Federal de Viçosa/UFV).

  1. As Relações Públicas na gestão pública: cercamento de sentidos

Elisangela Carlosso Machado Mortari (Universidade Federal de Santa Maria)

  1. A Abertura da Biblioteca Agamenon Magalhães ao Público Externo e o Impasse Epistemológico entre as Concepções de Usuário (Ciência da Informação) e de Público (Ciência da Comunicação).

Déborah Lins e Nóbrega (Universidade Católica de Brasília)

  1. O conceito de marca lugar nos congressos da ABRAPCORP. transversalidade entre comunicação estratégica, turismo e cidadania

Mariana Pinto Miranda (Universidade Federal da Bahia)

  1. Embates, dissidências e sistemas de controle: arranjos discursivos do diálogo mobilizados pela Fundação Renova como estratégia comunicacional

Lara Lucienne Dornas Amaral (PUC-MG)

  1. IF Baiano em Teixeira de Freitas, Bahia: oito anos sem Emarc e uma imagem desconhecida sobre o que é um Instituto Federal

Valéria dos Santos Nascimento (Instituto Federal Baiano – IF Baiano)

  1. Estratégias de visibilidade e relacionamento com a mídia: relato de uma pesquisa em curso sobre a comunicação das universidades públicas portuguesa

Daiane Scheid (Universidade Federal de Santa Maria)

  1. A crise e as organizações: a imagem da Vale no Jornal Nacional durante a pandemia do coronavírus

Júlia de Almeida Aguiar (PUC-RS)

  1. Modos de objetivação da mídia e de subjetivação do leitor em discursos midiáticos autorreferencias

Lutiana Casaroli (Universidade Federal de Goiás)

  1. Vozes do ativismo para o autismo e a deficiência intelectual no Brasil

Patricia Carla Goncalves Salvatori (FCL)

  1. O “tsunami azul” num “oceano rosa”: a entrada da Netflix na MPA

Márcio Rodrigo Ribeiro (ESPM)

  1. Mulher-Mãe com Leite e Mulher-Mãe Seca: Vozes e Silêncios nas Campanhas de Aleitamento Materno

Amanda Braga Silveira (UFRGS)

  1. Aspectos da Multimodalidade Discursiva no Âmbito da Comunicação Organizacional, Linguagem, Sociedade e a Dimensão dos Discursos na Gestão Estratégica

Adrielle Peres Ayres (USP)

  1. Comunicação Organizacional materializada em museus de Porto Alegre/RS

Nicole Sberse Morás  (UFRGS)

  1. A Realidade do Trabalho dos Comunicadores em Tempos de Pandemia: Contextos Organizacionais

Daniela Ferreira de Oliveira (USP)

  1. Mulheres no poder: Barreiras e desafios para a visibilidade feminina nas organizações

Kely Cristina Mendonça Couto (Universidade Federal de Mato Grosso)

  1. Lógica Neoliberal e as Mães Empreendedoras: Uma Perspectiva comunicacional Sobre os Sentidos do Empreendedorismo Feminino

Taynara Ferrarezi de Carvalho (UNESP)

  1. Extrapolando o juízo: notas para uma cartografia dos boicotes e execrações virtuais como exercício de poder para indivíduos e organizações

José Luiz dos Santos Filho (UERJ)

  1. Estratégias discursivas, poder e imagem organizacional: o caso da Samarco e o Desastre de Mariana

Juliene Silva Vilela (UFMG)

  1. Melhor Já Ir Interpretando: Bolsonaro e ofertas de si em vídeos da campanha presidencial de 2018

Jaynan Borges Aranda (UFRGS)

GT 4. Relações Públicas, política e sociedade

Coordenação: Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques (UFMG)

Vice-coordenação: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFMG)

  1. Crise política e place branding: um estudo das campanhas do governo alemão

Christiane Schwenk Lagun (UERJ)

  1. Comunicação pública entre o consenso e o antagonismo dos discursos sobre aquecimento global. O impacto para políticas públicas de sustentabilidade

Maria Jose da Costa Oliveira (Metrocamp Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas)

  1. Comunicação pública e a morte de abelhas por agrotóxicos

Andrea Fernanda Lyvio Vilardo (UFRGS)

  1. A Percepção dos Núcleos de Comunicação de Universidades Públicas quanto à Divulgação Científica na Mídia

Inara Regina Batista da Costa (Universidade Federal do Amazonas)

  1. Esfera Pública Hiperconectada Como Lócus de Interconexão Entre Governo e Cidadão. Uma análise da rede social do Presidente Jair Messias Bolsonaro.

Eva Arantes Ribeiro (Universidade Federal de Goiás)

  1. Comunicação pública e riscos climáticos: quatro dimensões estratégicas para interação com comunidades em áreas de vulnerabilidade climática

Cora Catalina Gaete Quinteros (USP)

  1. A Lei de Acesso à Informação e as relações com a comunicação: um olhar sobre a Marinha do Brasil

Valquíria Lima (Universidade de Brasília – UnB)

  1. Apelos para Desmobilização e Disputas por Legitimidade na Controvérsia das Queimadas na Amazônia

Alana Nogueira Volpato (UNESP)

  1. Diante da lei: bastidores do processo de advocacy no Congresso Nacional

Rachel De Rosso Buzzoni (Faculdades Integradas Rio Branco)

  1. Interagentes por um Enfrentamento à Exploração Sexual Infantojuvenil em Itaobim-MG

Laura Nayara Pimenta (UFMG)

  1. Mobilização Social e Comunicação Online: A Abordagem da ONU Brasil sobre a Agenda 2030 no Facebook

Carla Negrim Fernandes de Paiva (UNESP)

  1. Comunicação Pública e Políticas Públicas: as percepções da população LGBT de Porto Alegre/RS sobre duas políticas públicas do município

Sérgio Gabriel Fajardo da Silva Neto  (UFRGS)

  1. Mar de Lama, Ondas de Boatos: Especulação e Estereotipia na Cadeia Rumorosa Pós Rompimento de Barragem em Brumadinho, MG.

Iasminny Thábata Sousa Cruz (UFMG)

  1. O Impacto Da Comunicação Organizacional Na Sociedade: Reflexões Iniciais A Partir Da Percepção De Gestores Em Agências De Comunicação Portuguesas

Mariana Carareto (UNESP)

  1. Diversidade na escola, no trabalho, na Bagaceira, na vida: a história de Luísa e a mobilização pela sociedade inclusiva

Rafaela Pereira Lima (UFMG, Associação Imagem Comunitária)

GT 5. Comunicação intercultural e interseccionalidade

Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (USP)

Vice-coordenação: Profa. Dra. Raquel Cabral (UNESP)

  1. Contribuições à reflexão sobre Interculturalidade a partir do conceito de Comunicação

Tayane Aidar Abib (UNESP)

  1. O Jornalismo para a Paz como metodologia em coberturas de conflitos sociais

Diuan dos Santos Feltrin (UNESP)

  1. Da literatura ao cinema: reflexões sobre comunicação para a paz em “Me Chame pelo Seu Nome”

Alex Carolino Francisco (Universidade Guarulhos)

  1. A Violência Estrutural e a Paz Negativa: O Silenciamento Da Questão Racial Na Comunicação Organizacional No Brasil

Sergio Ricardo Gaspar (Centro Universitario da FEI)

  1. Reflexões para a práxis: comunicação, políticas públicas e Interseccionalidade no combate à violência contra a mulher

Tamara de Souza Brandão Guaraldo (UNESP)

  1. Relações Públicas e Igualdade de Gênero nas organizações: uma análise a partir do Prêmio Women’s Empowerment Principles

Sandra Milena Ortega Restrepo (USP)

  1. Envelhecimento e preconceito nas organizações: a Comunicação para a Paz como uma via para o desenvolvimento de uma cultura intergeracional

Luciana da Silva Correa (PUC-SP)

  1. Mulheres no Ambiente Empresarial: Reflexões Sobre a Dimensão Gênero do Programa Vivo Diversidade.

Giuliana Nucci Carpoviki (USP)

  1. Discurso de ódio relacionado a gênero: possibilidades de ações midiáticas para a promoção de uma cultura de paz

Deborah Cunha Teodoro (UNESP)

  1. Imbricações entre Cultura Organizacional e Relações Públicas

Bruno Pacheco Carramenha  (FAAP)

  1. Diversidade na Comunicação: As Percepções dos Colaboradores LGBTQI+ sobre as Campanhas Internas de Diversidade

Robson Oliveira dos Santos (USP)

  1. Café Com Aroma de Homem: Uma Análise Sobre as Masculinidades e as Emoções em Campanhas de Café de Brasil e Costa Rica

Lisbeth Araya Jimenez (Universidade Federal de Rio de Janeiro)

  1. Organizações que “Chamam pra Dançar”: Reflexões sobre Comunicação nas Organizações e a Pessoa com Deficiência

Cassiana Caglioni (Instituição Toledo de Ensino)

  1. O Que Se Fala Sobre Diversidade LGBT Na Produção Acadêmica Das Áreas De Comunicação Organizacional e Relações Públicas?

Ricardo Goncalves de Sales (USP)

  1. Inovação colaborativa aberta, cultura, comunicação e TICs: análise em empresas brasileiras e colombianas

Maria Aparecida Ferrari (USP)

  1. O discurso sobre diversidade em relatórios de sustentabilidade de empresas do Polo Industrial de Manaus

Aline Ferreira Lira (Universidade Federal do Amazonas)

  1. Estudos Culturais e Relações Públicas: uma Aproximação Político-Cultural

Juliane do Rocio Juski Hoinski (Universidade Federal do Paraná)

  1. Análise da comunicação de um medicamento opioide sob a perspectiva da violência cultural

Jessica de Cássia Rossi (Universidade do Sagrado Coração)

  1. Implantação de Políticas Públicas de Cultura de Paz por meio da criação do Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ)

Mauricio Augusto de Souza Ruiz (UNESP)

GT 6. Comunicação digital, inovação e tecnologias

Coordenação: Profa. Dra. Carolina Terra (FCL e USP)

Vice-coordenação: Profa. Dra. Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (UFMA)

  1. As organizações e seu relacionamento com a mídia em um contexto de expansão das mídias sociais

Ana Maria Teles (Universidade de Brasília)

  1. Visibilidade e Reconhecimento na Era dos Dados

Sandro Pontes (USP)

  1. Relações Públicas Educativas na Prevenção de Crises de Imagem em Redes Sociais Digitais: a possível construção de uma conduta em conjunto com o público interno

Fernanda Terezinha de Almeida (UNESP)

  1. Serviços telemáticos em instituições de ensino superior: uma experiência de gestão auto-organizada e intercultural

Angélica Aparecida Parreira Lemos Ruiz (UNESP)

  1. Podcast corporativo e seu uso estratégico para Comunicação Interna

Lícia Silva Ribeiro (Universidade Federal de Ouro Preto)

  1. Midiatização, Plataformização e Dataficação da Comunicação Organizacional. Apontamentos sobre a comunicação contemporânea no contexto das organizações

João Francisco Raposo E Silva (USP)

  1. “Fake News”: Uma proposta online de Literacia

Caroline Garcia Cafeo (UNESP)

  1. Utilização do Instagram Stories nas Cinco Maiores Redes de Supermercados do Rio Grande do Sul

Valmiria Antonia Balbinot (Universidade de Passo Fundo)

  1. Comunicação Pública e Midiatização – Tecnologias digitais e práticas comunicacionais de entes do Estado, Mercado e Sociedade Civil

Karita Emanuelle Ribeiro Sena (UNESP)

  1. Comunicação Organizacional e Midiatização: uma Análise das Redes Sociais da Universidade Federal de Goiás

Daiana Stasiak (Universidade Federal de Goíás)

  1. O Uso de Influenciadores Digitais como Estratégia de Popularização da Imagem das Corretoras de Valores: o Caso Nathália Arcuri

Mariela Costa Carvalho (UNESP)

  1. O Acesso à Informação na Construção das Relações entre o Poder Público e a Sociedade

Greici Maria Zimmer  (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho)

  1. Midiatização da política: estudo das narrativas de campanha de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro no Facebook

Aline Cristina Camargo (UNESP)

  1. Divulgação Científica por Instituições de Ensino Superior: estratégias e práticas discursivas em redes sociais digitais

Pablo Ricardo Monteiro Dias (UFMA)

  1. O impacto das tecnologias na comunicação interna das equipas de inovação: um trabalho de investigação-ação

Sônia Cristina Melo da Silva (Universidade do Minho)

  1. Reflexões sobre aplicativos colaborativos e as competências necessárias para seu uso crítico: um olhar para o Colab e o Poder do Voto

Renata Calonego (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquisa Filho”)

  1. Amazônia Contra a Covid: uma pesquisa-ação em rede

Thiago Cardoso Franco (Universidade Federal do Amazonas)

  1. Mapeamento de públicos no ecossistema de inovação brasileiro

Leila Gasparindo (USP)

  1. Comunicação e Construção de Relacionamento nas Mídias Sociais em Tempos de Pandemia da Covid-19: uma Análise da Universidade do Minho no Instagram

Kamila de Mesquita Campos Pessoa (UFMA)

  1. As ouvidorias ressignificadas como (im) possibilidade de/para diálogos virtuais: as agências reguladoras brasileiras em análise

Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUC-RS)

  1. O Não-humano na comunicação e a busca por visibilidade no Google

Viviane Dutra Breyer  (UFRGS)

GT 7. Teorias, metodologias e práticas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional

Coordenação: Prof. Dr. Esnél José Fagundes (UFMA)

Vice-coordenação: Profa. Dra. Claudia Peixoto de Moura (PUC-RS)

  1. A tecnologia interativa digital e o processo de aprendizado

Juliana de Araujo Cubas da Silva (UNESP)

  1. Cursos de Relações Públicas no Brasil: revisão, reflexão e questionamento

Marcela Vouguinha Cunha (PUC-MG)

  1. Aproximação entre formação e atuação profissional em comunicação no contexto das competências para egressos de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional

Juliane Martins (Universidade Federal do Paraná)

  1. Aplicação da Lógica Fuzzy nos campos da Comunicação Organizacional e Relações Públicas: Estudos Iniciais

Sandra Nunes Leite (UFAL)

  1. Comunicação Organizacional e a “árvore de derivação enunciativa”

Isaura Mourao (PUC-MG)

  1. Ensino de Metodologia da pesquisa científica em Comunicação: apontamentos para um debate e reflexão

Maria Cristina Gobbi  (UNESP)

  1. Disciplina de Comunicação Digital do Curso de Relações Públicas da UFRGS (UFRGS): Diálogos Contínuos

Elisangela Lasta (UFRGS)

  1. Ferramentas e software em abordagem quanti-qualitativa: investigando fluxos discursivos e índole comunicativa em mídias sociais

Luciana Saraiva de Oliveira Jeronimo (UFMA)

  1. O paradoxo do conhecimento: breve discussão sobre o ensino presencial e a distância

Ronaldo Garcia Almeida (UNESP)

  1. O ensino de Relações Públicas durante a pandemia: dificuldades e perspectivas

Karina Ferrara Barros (USP)

  1. Análise da utilização da comunicação digital pelos docentes do curso de relações públicas da Universidade Estadual de Londrina

Maristela Romagnole de Araujo Jurkevicz (Universidade Estadual de Londrina)

  1. O enfoque personalístico de Relações Públicas e a possível convergência com a educação humanista

Marcelo de Barros Tavares (Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter)

  1. Públicos em Relações Públicas: Uma Análise da Produção Acadêmica da Área

Manuella Noschang Lopes da Silva (PUC-RS)

  1. Mobilidade docente no ensino superior público: Um relato de experiência com o Edital Mobiu

Jaqueline Costa Castilho Moreira (UNESP)

Espaço Jovem Pesquisador:

Coordenação: Profa. Dra. Vânia Penafieri (FCL)

– Espaço Jovem Pesquisador – Iniciação Científica:

  1. Comunicação e Qualidade De Vida: Influências da comunicação interna no ambiente de trabalho

Cecília Alves Martins (Universidade do Vale do Itajaí)

  1. Tendência Como Conteúdo de Marca: Um Estudo do Pinterest da Marca Levi’s

Laura Flores Francisco (Universidade do Vale do Itajaí)

  1. Contribuições da Negociação Integrativa para as Relações Públicas

Victor Said dos Santos Sousa (Universidade do Estado da Bahia)

  1. “Cultura Digital”: Prescrições Mobilizadas Por Empresas No Mundo do Trabalho

Beatriz Chagas de Almeida Motta (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

  1. Uma Experiência em Pesquisa: análise dos Níveis de Interação do Facebook do Magazine Luiza

Jéssica dos Santos Cruz (PUC-RS)

  1. Rompendo com a monocultura de saberes: A técnica de incidentes críticos na práxis da comunicação interna de um Centro de Saúde

Larissa Santos Silva (UNESP)

  1. Storytelling como Estratégia de Personal Branding: Análise dos LinkedIn Top Voices 2019 Brasil

Michele Lottermann (Universidade do Vale do Itajaí)

  1. Pesquisa de Opinião e a Imagem Institucional da UNESP Bauru: Contributos e Dimensões

Matheus Henrique Barbosa Prandine (UNESP)

  1. Uso do Facebook por Pessoas com Deficiência Visual: validação de parâmetros de acessibilidade em publicações

Guilherme Mori Magalhães (UNESP)

  1. Comunicação Intercultural e Competências Interculturais em Experiências de Internacionalização: estudantes da FAAC, UNESP-Bauru

Guilherme Ferreira de Oliveira (UNESP)

  1. Inovação nos processos de trabalho: métodos ágeis aplicados ao branding por profissionais das relações públicas

Felipe Ziembowicz Schreiner (Universidade Federal do Pampa)

– Espaço Jovem Pesquisador – Monografias:

  1. Comunicação e humanização no contexto organizacional: Mercur em busca de um mundo bom para todo mundo

Glória Rackert Jungkenn (PUC-RS)

  1. Comunicação Organizacional em Micro e Pequenas Empresas: Uma Análise do Varejo de Vestuário e Acessórios no Centro de Salvador

Queila Falheiro Souza  (Universidade do Estado da Bahia)

  1. Como as atividades de Relações Públicas Podem Contribuir para o Desenvolvimento das Startups

Laura Helena Dias Cavalheiro (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação)

  1. Reflexões Sobre a Comunicação Estratégica de Museus Na Captação de Públicos Frequentadores

Luiza Lorenzi Adas (FCL)

  1. Hard work cansado irmão! análise dos discursos com estrangeirismos em língua inglesa de igrejas batistas de São Paulo

Roberto Antônio Paes Junior  (USP)

  1. Big Data e Relações Públicas: atribuições para a tomada de decisão organizacional

Rafaela Giovanni Magalhães Bastos  (Universidade Federal do Pampa)

  1. Reflexões sobre a comunicação estratégica de museus na captação de públicos frequentadores

Luiza Lorenzi Adas (FCL)

  1. Comunicação e interculturalidade: a construção da identidade e da imagem da Nestlé no Instagram

Juliana Sartori Gomes Lopes  (UNESP)

  1. Identidades e Representações da mulher trabalhadora da Votorantim Cimentos: uma análise do e-book Receitas de mulheres que transformam

Amanda Mariano Santos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

  1. “Eu matei Hannah Baker?”: Uma análise da obra Os treze porquês sobre a abordagem do suicídio na mídia de entretenimento

Anna Carolina Scognamiglio de Oliveira (USP)

  1. ELE NÃO? Uma análise de discurso eleitoral na era da pós-verdade

Guilherme Sampaio Brandão (FCL)

  1. A Comunicação como Facilitadora de Ambientes Inclusivos para Pessoas com Síndrome de Down.

Bruna Fioravanti Wackerha   (UNESP)

  1. A interação do trabalho do Relações Públicas e do Psicólogo Organizacional: Possibilidades para a Comunicação Interna

Gabriele Santos Paz (Universidade Federal do Paraná)

  1. Relações públicas, comunicação organizacional e estrangeirismos: contextos e impactos na perspectiva da comunicação assertiva

Nicole Almeida Flores (PUC-RS)

  1. Relações-públicas na função de “atendimento” em agências de comunicação: percepções de profissionais de mercado

Andressa das Chagas Soares  (PUC-RS)

  1. A comunicação pública do mandato da deputada federal Sâmia Bomfim: um olhar das Relações Públicas

Kallany Ruiz de Souza  (Faculdade Paulus de Comunicação)

  1. Empreendedorismo Feminino na Revista Marie Claire

Jade Mustafá Assem   (UNESP)

  1. Relações Públicas e Lobby: Debate público sobre Representação de interesses

Israel Ângelo Dos Santos (UNISAGRADO)

 

– Espaço Jovem Pesquisador – Projetos Aplicados (TCC de caráter teórico-prático):

  1. Workshop Marketing, Sentidos e Consumo: contribuições teórico-práticas sobre fidelização às marcas e experiência do consumidor

Camila Oliveira Santos (Universidade do Estado da Bahia)

  1. Plano de Comunicação para Integração de Moradores de Praia Grande/SP no Contexto Turístico da Cidade

Karina Mendes Martins de Carvalho (UNESP)

  1. Análise sobre o perfil das funcionárias de uma indústria local: uma discussão sobre a comunicação no ambiente de trabalho

Barbara Gonçalves de Oliveira Xavier (UNESP)

 

– Espaço Jovem Pesquisador – Trabalhos Teórico-práticos:

  1. Experiência de estágio no Hospital São Francisco de Assis, de Parobé, RS

Guilherme Augusto de Souza (Universidade Feevale)

  1. Comunicação Organizacional e a Interferência das Redes Sociais no Processo de Recrutamento e Seleção

Beatriz Bianchi Romera (UNESP)

  1. “Todos somos voluntários: abc do câncer”: Guia Rápido para o público de voluntários da Fundação Antonio Dino, São Luís/MA

Priscila de Lourdes Silva Dias (UFMA)

  1. Percepções e comportamentos sobre a violência doméstica: grupo focal com mulheres líderes de opinião

Fernanda Lazari Kawashima  (UNESP)

  1. O uso da Comunicação Não-Violenta em manuais de linguagem não sexista para a comunicação organizacional

Fernanda Lazari Kawashima  (UNESP)

Colóquio Acadêmico:

Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (USP)

  1. Velhas histórias e novas trilhas: o desafio da interdisciplinaridade na formação profissional em Relações Públicas

Raquel Cabral – Universidade Estadual Paulista (UNESP)

  1. Uma estratégia para a apresentação da disciplina Pesquisa de Opinião Pública

André Luiz Dias de França – UFPB

  1. Manual planejamento participativo em Relações Públicas: interdisciplinariedade, instrumento didático e disseminação da profissã0

Desire Blum Menezes Torres – Universidade Estadual de Londrina

  1. Prato & Prosa – Programa de Experiências

Luiz Carlos Ferreira Martins Correa – Centro Universitario UniMetrocamp Wyden

  1. Existimos: evento de celebração do dia da consciência negra elaborado por estudantes de RP para a UFAM

Aline Lira – Universidade Federal do Amazonas

  1. A docência nos Trabalhos de Conclusão de Curso de Relações Públicas em meio à pandemia do COVID-19

Marcelo Henrique Souza Rodrigues – Centro Universitário FIAM-FAAM

  1. Prática laboratorial, interdisciplinaridade e ampliação do ensino híbrido: experiências da produção da newsletter MERCADO RP na UFMA

Luciana Jeronimo – UFMA

  1. Simulações de realidade: novas práticas de ensino das RRPP no campo político

Manoella Maria Pinto Moreira das Neves – Ufal

  1. Desenvolvimento da disciplina gestão de eventos com o uso de metodologias ativas em tempos de pandemia de Covid-19

Francieli Mognon – PUC-PR

  1. A pedagogia textual como alternativa metodológica no processo de ensino-aprendizagem em Relações Públicas

Larissa Conceição dos Santos – Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

  1. Impactos da COVID-19 na dinâmica do curso de Relações Públicas: a reinvenção dos eventos de comunicação por meio das tecnologias digitais

Yara Lydia de Moraes Santos – FAAP – Faculdade Armando Alvares Penteado