Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Nota de pesar pelo falecimento de Beth Brandão

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Expressando sinceros sentimentos a familiares e amigos(as), a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), a (Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e a Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (SOCICOM) lamentam informar o falecimento de Elizabeth Pazito Brandão (Beth Brandão) na noite de ontem, 7 de abril de 2021. Há alguns dias Beth havia sido internada e lutava contra o coronavírus.

Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, Beth Brandão ofereceu contribuições importantes às atividades de ensino, pesquisa e extensão em Comunicação.

Relações Públicas e Jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brandão é uma das maiores referências em Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Comunicação Pública no país.

Entre 2008 e 2013, participou ativamente da formulação dos debates e das ações que levaram à definição das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação de Relações Públicas.

Começou a vida profissional trabalhando com Comunicação Rural (jornal, rádio, estratégias de extensão rural e assessoria de imprensa) na EMATER-SC e na Secretaria de Agricultura de Santa Catarina. Em Brasília, foi Presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas e prestou consultoria para diversas instituições, principalmente, na área de planejamento e pesquisa.

Durante 20 anos, dedicou-se à área acadêmica: foi professora do UNICEUB, da Universidade Católica de Brasília, do IBMEC e do Centro Universitário IESB. No IESB, criou e coordenou o curso de graduação em Comunicação Institucional e Relações Públicas, cursos de pós-graduação lato sensu em Comunicação Pública e foi coordenadora da Pós-Graduação da instituição.

Prestou consultoria nas áreas de Comunicação Corporativa e Comunicação Pública e desenvolveu diversos trabalhos para instituições como FSB, CNI e ABRACOM. Foi avaliadora de curso superior do INEP, Conselheira Efetiva e Secretária Geral do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas e sócia do IDECO, Instituto de Desenvolvimento Educacional e Comunitário, uma OSCIP voltada para planejamento, articulação, criação e operação de projetos e programas educativos, culturais, de capacitação profissional e de desenvolvimento comunitário.

Nossos sentimentos aos amigos, colegas e familiares,

Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp)

Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação (SOCICOM)