Prêmio Abrapcorp de Teses
O Prêmio Abrapcorp de Teses visa fomentar e dar visibilidade à produção científica de qualidade na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Brasil, estimulando o desenvolvimento de redes de pesquisa e potencializando a circulação do conhecimento na área.
Além do certificado para o autor e orientador das teses, os premiados de cada ano ganham ainda a oportunidade da publicação de um artigo derivado do seu trabalho em livro ou periódico especializado. A partir de 2020, os vencedores do Prêmio Abrapcorp de Teses são convidados também para coordenarem o Prêmio Abrapcorp de Monografias do ano subsequente.
Vencedores do Prêmio Abrapcorp de Teses
11ª edição – 2024
Autoria: Rafaela Perreira Lima
Título: Quando o luto é luta, mobilização é ato criativo: experiências coletivas de jovens e mães em luta contra o genocídio da juventude negra
Orientador: Márcio Simeone Henriques
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
10ª edição – 2023
Autoria: Jean Felipe Rossato
Título: Comunicação Organizacional sobre diversidades: sentidos propostos por confederações patronais brasileiras
Orientador: Rudimar Baldissera
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
9ª edição – 2022
Autoria: Fiorenza Zandonade Carnielli
Título: Comunicação Pública e Comunicação Cínica na trama acontecimental das tragédias de Mariana e Brumadinho
Orientadora: Maria Helena Weber
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
8ª edição – 2021
Autoria: João Augusto Moliani
Título: O trabalho em agências de comunicação: processos produtivos e densificação da atividade no jornalismo de rabo preso com o cliente
Orientadora: Roseli Figaro
Instituição: Universidade de São Paulo (USP)
7ª edição – 2020
Autoria: Isaura Mourão
Título: A construção do saber-prática discursiva da comunicação organizacional no Brasil
Orientador: Rudimar Baldissera
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
6ª Edição – 2019
Autoria: Diego Wander
Título: Comunicação organizacional e as estratégias de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade nas mídias sociais
Orientador: Rudimar Baldissera
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
5ª Edição – 2018
Autoria: Daniel Reis Silva
Título: Relações Públicas, Ciência e Opinião: lógicas de influência na produção de (in)certezas
Orientador: Márcio Simeone Henriques
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
4ª Edição – 2017
Autoria: Rosângela Florczak
Título: Dimensões possíveis para o diálogo na comunicação estratégica: tessituras e religações entre o relatório de sustentabilidade e as mídias sociais da Vale
Orientadora: Cleusa Maria Andrade Scroferneker
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
3ª Edição – 2016
Autoria: Lidiane Ramirez de Amorim
Título: Em busca de uma cartografia dos (não/entre)lugares da comunicação em multinacionais
Orientadora: Cleusa Scroferneker
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
2ª Edição – 2015
Autoria: Cláudia Nociolini Rebechi
Título: Prescrições de comunicação e racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas em diálogo com o discurso do IDORT (anos 1930-1960)
Orientadora: Roseli Aparecida Figaro Paulino
Instituição: Universidade de São Paulo (USP)
1ª Edição – 2014
Autoria: Daiana Stasiak
Título: A comunicação organizacional sob a perspectiva da midiatização social: novos processos de visibilidade e interação na era da cibercultura.
Orientadora: Christina Maria Pedrazza Sêga
Instituição: Universidade de Brasília (UNB)
]