Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

PRÊMIO ABRAPCORP DE TESES E DISSERTAÇÕES

Compartilhe:

ABRAPCOPR lança Prêmio para valorizar e fomentar a produção científica de qualidade na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas no âmbito dos programas de pós-graduação em Comunicação do Brasil. Também são objetivos dar visibilidade à produção, incentivar o desenvolvimento de redes de pesquisa e potencializar a circulação do conhecimento na área.

Poderão participar do Prêmio os trabalhos finalizados e defendidos entre 1º  de janeiro e 31 de dezembro de 2013. A coordenação do Prêmio está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Rudimar Baldissera, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Inscrições: 1 a 17 de março 
Divulgação dos finalistas: 25 de abril
Premiação: 15 de maio

Regulamento do Prêmio

O prêmio Abrapcorp de Teses e Dissertações tem como principal objetivo fomentar a produção científica de qualidade na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas no âmbito dos programas de pós-graduação em Comunicação do Brasil. Também são objetivos dar visibilidade à produção, incentivar o desenvolvimento de redes de pesquisa e potencializar a circulação do conhecimento na área. Para isso o prêmio obedecerá as seguintes normas:

1.    A premiação das melhores teses e dissertações ocorrerá anualmente, e considerará os trabalhos produzidos e defendidos em programas de pós-graduação da área no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior ao da premiação.

2.    A submissão dos trabalhos será feita em PDF, enviada para o endereço que será indicado, anualmente, quando da divulgação do prêmio.

3.    O prazo de submissão dos trabalhos será indicado quando da divulgação do prêmio.

4.    O trabalho submetido será acompanhado da ata de defesa e da informação sobre a composição da banca que participou do processo.

5.    Os trabalhos serão analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para Teses e outra para as Dissertações, cabendo à diretoria da Abrapcorp formar as comissões julgadoras.

6.    Cada comissão será composta pelo Diretor Científico da Abrapcorp (sem direito a voto) e por pelo menos mais 3 membros doutores para cada comissão e pertencentes a diferentes programas de pós-graduação do país.

7.    Estarão impedidos de compor as comissões de julgamento os doutores que tiverem trabalhos de seus orientandos submetidos às comissões de julgamento no certame. No entanto, um orientador que apenas submeteu trabalho de Mestrado poderá participar da comissão julgadora de trabalhos de Doutorado e vice-versa.

8.    O prêmio será coordenado por Doutor Associado à Abrapcorp que será responsável por conduzir o processo: a) receber, organizar e distribuir os documentos para as comissões avaliadoras; b) organizar e coordenar as sessões de apresentações das 5 melhores teses e das 5 melhores dissertações (caso não sejam selecionadas 5 dissertações ou teses, apenas serão apresentados os trabalhos selecionados); c) conduzir o processo de premiação, durante o Congresso Anual da Abrapcorp.

9.    Os critérios empregados pelas comissões de avaliação deverão sempre incluir os seguintes quesitos:

a)    Relevância e atualidade temática;
b)    Originalidade da proposta;
c)    Pertinência e solidez do suporte teórico;
d)    Rigor metodológico;
e)    Estrutura do trabalho;
f)    Qualidade redacional e adequação às normas cultas da língua portuguesa;
g)    Qualidade dos resultados e potência para avanços do conhecimento e inovação na área.

10.    Anualmente, as teses e dissertações finalistas serão apresentadas durante o Congresso Abrapcorp, em sessão específica. A comissão julgadora assistirá e avaliará a apresentação oral. Após a apresentação de todos os trabalhos finalistas, cada comissão se reunirá para indicar a melhor tese e melhor dissertação, e, para isso, considerará a avaliação realizada do trabalho escrito mais a avaliação da apresentação oral.

a)    Ao inscrever-se no concurso, o autor assume o compromisso de também inscrever-se no Congresso Abrapcorp e, caso seu trabalho seja um dos finalistas, de apresentar sua dissertação ou tese no referido evento, em data e horário informados a cada certame. A não apresentação do trabalho implica sua desclassificação do certame;
b)    A Abrapcorp não custeia a participação dos finalistas no evento.

11.    Serão premiadas a melhor tese e a melhor dissertação:

a)    Melhor tese: Certificado de Premiação, publicação de artigo dela extraído em revista científica da área, além da inclusão na seção Melhores Teses e Dissertações do site da Abrapcorp;
b)    Melhor dissertação: Certificado de Premiação, publicação de artigo dela extraído em revista científica da área, além da inclusão na seção Melhores Teses e Dissertações do site da Abrapcorp;
c)    A inscrição no concurso implica automaticamente a autorização para a publicação da tese ou dissertação no site da Abrapcorp;
d)    Os demais trabalhos apresentados receberão certificados de finalistas do certame.

12.    As comissões julgadoras poderão, também, indicar Menções Honrosas, reconhecendo o mérito de outros trabalhos.

13.    O anúncio dos trabalhos vencedores e a entrega dos prêmios ocorrerá durante o congresso anual da Abrapcorp.

14.    Casos omissos no Regulamento serão resolvidos pelas comissões julgadoras e pela Diretoria da Abrapcorp.