Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Prof. Margarida M. Krohling Kunsch lança o livro “Comunicação Organizacional Estratégica – Aportes Conceituais e Aplicados” pela Editora Summus.

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Comunicação Organizacional Estratégica – Aportes Conceituais e Aplicados

Organizadora: Margarida Maria Krohling Kunsch

Autor(es): William Antonio Cerantola, Flavio Hourneaux Junior, Else Lemos, Elizabeth Saad Corrêa, Dorinho Bastos, Daniel dos Santos Galindo, Cristina Panella, Carolina Frazon Terra, Arlindo Ornelas Figueira Neto, Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar, Kleber Markus, Luiz Alberto de Farias, Margarida Maria Krohling Kunsch, Vânia Bueno Cury, Valéria de Siqueira Castro Lopes, Reinaldo Polito, Paulo Nassar,Mitsuru Higuchi Yanaze, Marlene Theodoro, Mariângela Furlan Haswani, Maria do Socorro Sousa Braga, Maria Aparecida Ferrari, Agatha Camargo Paraventi.

As organizações, como partes da sociedade, são diretamente afetadas por mudanças de cunho social, econômico e político. Em consequência disso, sua comunicação deixa de ser apenas técnica e instrumental para tornar-se estratégica. Apesar das incertezas globais, as ações de comunicação precisam ser planejadas com base em pesquisas científicas e na análise/interpretação de dados. Nesse contexto, é preciso trabalhar com a comunicação integrada, conjugando, de forma sinérgica, a atuação de relações públicas com a comunicação institucional e a comunicação interna, assim como a atividade de marketing com a comunicação mercadológica.

Nesta obra, esse tema é analisado de diferentes óticas. A primeira parte, “Comunicação organizacional no contexto da sociedade contemporânea”, aborda, entre outros temas, as mudanças nas formas de democracia no Brasil e na América Latina, a comunicação digital contemporânea e a responsabilidade social na concessão de serviços públicos.

Já a segunda parte, “Relações públicas: pesquisa, processos comunicativos, mídias e oralidade”, traz as bases conceituais e aplicadas das técnicas e dos instrumentos de relações públicas, com vistas a uma gestão eficaz de sua comunicação com seus públicos. Análise de comportamentos, administração de conflitos, construção e manutenção da credibilidade e comunicação eficaz com os públicos estratégicos estão entre os assuntos de destaque.

Por fim, a última parte, “Comunicação, mercado, avaliação e consumo”, investiga as mudanças pelas quais o marketing vem passando para atender o mercado. Avaliação e mensuração de resultados, planejamento publicitário e a melhora da comunicação com o cliente são alguns dos temas em pauta.