Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Representantes da Abrapcorp na SOCICOM

Compartilhe:


O Prof. Dr. João José Azevedo Curvello e o Prof. Dr. Adriano de Oliveira Sampaio , membros do Conselho Fiscal da Gestão 2024-2026 da Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e Relações Públicas – Abrapcorp, foram indicados como representantes titular e suplente, respectivamente, junto à Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – Socicom.

A Socicom, criada em setembro de 2008, em Natal (RN) “tem como objetivo desenvolver ações destinadas à consolidação da Comunicação como Grande Área de Conhecimento, atuando junto às instituições responsáveis pelas políticas públicas de ciência e tecnologia, bem como os órgãos reguladores e avaliadores do ensino superior em nível de graduação e pós-graduação”. (Socicom, 2024)


Sobre os representantes da Abrapcorp:

João José Curvello: Jornalista, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001), Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1993). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ 2). É afiliado à RedLAco (Red Latinoamericana de Investigación en Comunicación Organizacional), na qual participou do Comitê de Coordenação até janeiro de 2024. Participa como membro da Red Latinoamericana de Sistemas Sociales y Complejidad (RELASSC). Foi Secretário-Geral da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS (gestão 2021-2023). É membro do Conselho Fiscal da ABRAPCORP (gestão 2024/2026). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidad de la República -Uruguai (2021/2022). Atualmente é professor no Curso de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília (UnB) e atua na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais do PPG em Comunicação. Chefe do Departamento de Comunicação Organizacional na Faculdade de Comunicação da UnB (gestão 2023/2025). Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Pensamento Sistêmico (COMSiS), cadastrado no CNPq. Participa do Conselho da COMPÓS (Associação Brasileira dos Programas de Pós-graduação em Comunicação), desde fevereiro de 2017. Atua na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional, Estratégias de Comunicação, Processos de Comunicação, Comunicação Interna, Comunicação Pública, Sistemas de Comunicação, Redes Sociais e Epistemologia da Comunicação.

Adriano Sampaio: Professor associado da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/IHAC/UFBA). Professor Visitante na Universidade do Quebec em Montreal (UQÀM) (Canadá/Montreal), Capes-Print (2023.2). Bolsista Pós-Doutorado Sênior CNPQ, vinculado ao INCT-INTREE (2024.1). Coordenador e idealizador do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas em Comunicação e Cultura (FACOM/UFBA) (2023). Pós-Doutorado pela ECA/USP (2016-2017). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas – UFBA, com estágio doutoral pela Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle, graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia. Psicanalista, é Membro da Associação Baiana de Psicanálise da Bahia (APBA), desde 2018. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos sobre Marca e Marca Lugar, Comunicação Estratégica, Planejamento e Gestão Cultural, atua, principalmente, nos seguintes temas: comunicação pública, marca lugar, análise do discurso, posicionamento discursivo, teoria e pesquisa em políticas de comunicação, cultura e direitos humanos. É líder do Grupo de Pesquisa: LOGOS – Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, certificado pelo CNPQ em 2014. Pesquisador da RedLaco – Red Latinoamericana de Investigación en Comunicación Organizacional. Desde 2010, coordena o programa de extensão Arte, Cultura e Ciência da UFBA, Facom/UFBA. Coordenador e idealizador da Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e a Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas (FACOM/UFBA). É professor colaborador no Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (PROGESP/EAD/UFBA). Atualmente, colabora no conselho editorial de periódicos nos domínios da Comunicação e da Cultura no Brasil e em Portugal.