Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Rumos da comunicação e tendências do digital são temas da nova coletânea do grupo COM+

Compartilhe:

O grupo de pesquisa COM+, da ECA/USP lança, no final do mês de novembro, a obra “Caminhos da Comunicação: tendências e reflexões sobre o digital” pela editora Appris.

Organizada pela coordenadora do grupo, a Profa. Dra Elizabeth Saad Corrêa, a coletânea traduz as atuais discussões e atividades de pesquisa e extensão do COM+, criado em 2006. O conteúdo abrange as transformações ocorridas por conta da digitalização generalizada da sociedade e, em especial nas atividades de informação, comunicação e mídia. Seu tripé temático compreende textos que versam sobre “A pesquisa na sociedade digitalizada”; “A comunicação nas organizações na era dos dados”; e “O cenário de um jornalismo em transformação”.

“Esperamos que o conteúdo aqui reunido possa ilustrar parte de um panorama que tem por eixo comum as diferentes expressões de comunicação e sociabilidade dos meios digitais. Queremos trazer uma visão mais ampla, sistêmica e transversal da pesquisa acadêmica do campo que atua, ao mesmo tempo, como uma ponte de reflexão diante dos fenômenos impermanentes da sociedade digitalizada e da práxis comunicacional contemporânea”,  afirma Saad.

O prefácio é de autoria do Prof. Dr. Marcelo Coutinho, da FGV, que reforça que “não basta vivermos em tempos interessantes, é preciso explicá-los”. Com diferentes campos do conhecimento – como as Ciências Sociais, a Filosofia, as Ciências da Informação, a Arquitetura e Urbanismo, … – passando a integrar o espectro epistemológico das atividades do pesquisador de comunicação, o livro reforça a importância de um olhar transversal para o campo, considerando o papel basilar do digital hoje, tão necessário quanto a vigilância epistemológica e o rigor com os métodos de pesquisa.

Informações sobre vendas no site da editora:https://www.editoraappris.com.br/produto/4448-caminhos-da-comunicao-tendncias-e-reflexes-sobre-o-digital