Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Seminário Avançado Gestão da Comunicação Organizacional: Novos formatos em Business Administration

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

De 20 a 23 de agosto a ECA oferece Seminário Avançado com presença de Jesús Timoteo.TEMA: Gestão da Comunicação Organizacional: Novos formatos em Business Administration.

Professor Catedrático de Jornalismo da Universidade Complutense de Madrid e professor visitante em diversas universidades da Europa e da América Latina (www.jesustimoteo.es).

Há anos desenvolve uma intensa atividade como Consultor de Estratégia e Gestão da Comunicação através da empresa de Consultoria Quantumleap y Partners. (www.cqlp.es)

Apresentação

Há 30 anos a atividade pública de qualquer corporação é marcada pela comunicação. Instituições e empresas de qualquer tipo, com projeção para o mercado consumidor – votantes ou os usuários – são obrigados a desenvolver estratégias e ferramentas de notoriedade, de reputação, de promoção, de relações públicas, de orientação e relações com a opinião, as percepções e decisões de compra, uso, ou voto.

Neste ambiente, há mais de 20 anos, a comunicação foi incorporada no íntimo das organizações como uma ferramenta com uma função estratégica. Esse fato mudou os formatos e as estratégias de administração de empresas em nossos dias.

Nossa hipótese trata a Comunicação e as Finanças como o coração do sistema econômico, político e social de nossa sociedade. Cremos que a atual crise é financeira, contudo ela também é de credibilidade, pois o capitalismo em seu atual estágio de evolução é um capitalismo financeiro e um capitalismo reputacional.

Ocorre que é possível “manipular” a realidade – tal como era e ainda é possível, manobrar com a engenharia financeira, mudando percepções, opções de compra, atitudes e hábitos de consumo e voto.

Este curso pretende apresentar tais ferramentas e suas estratégias e oferecer uma atualização sobre sua definição e tendências de uso.

Programa:
1. Credibilidade e confiança na Crise do Capitalismo Relacional. A estrutura em que a comunicação organizacional opera;
2. As principais áreas e tendências em Comunicação Corporativa: Gestão de Intangíveis e Gestão da Reputação;
3. Espaços dominantes e tendências nas Relações com a Mídia: Mercado, Indústria e B2B;
4. Espaços dominantes e tendências nas Relações com a Administração e a Política; Governos inimigos e marketing spin;
5. Espaços dominantes e tendências nas Relações com Consumidores: Gestão de Consumidores;
6. Pressupostos e fundamentos para um novo Modelo de Negócio para a Indústria e a Gestão da Comunicação.

Metodologia
 Os materiais serão disponibilizados em word y e em power point.
 Cada tópico do programa será debatido pelo docente nas aulas presenciais.
 Simulação de Projetos: no início de cada aula faremos uma simulação a partir de casos propostos pelos alunos. Desse modo, pretendemos criar oportunidade para que se apresentem os reais problemas detectados na Gestão da Comunicação de empresas brasileiras.
 Exercícios: treinamento através de simulações relacionadas aos conteúdos do curso. Os organizadores do curso informarão a respeito. (ver anexo)

Mini Currículo
Jesús Timoteo Álvarez é um especialista de longa experiência e reconhecida competência na gestão da comunicação. Em sua carreira tem combinado sua atuação docente no ensino da atividade profissional de Jornalismo (1972-82) com sua atuação como consultor nas áreas de Comunicação e Marketing (1982-87). Em sua própria agencia “Consultores Quantumleap y Partners – Cqlp&P” e em Madrid, teve oportunidade de desenvolver atividades e serviços em comunicação em diversos setores com especial ênfase em Energia, Turismo, Distribuição, Mídia e, especialmente, Crise e TIC.

É fundador e presidente do “ThinCom: Instituto de Pensamento Estratégico”, associação e “think tank” de analistas e profissionais de consultoria estratégica com sede na Universidad Complutense (www.thinkcom.es). É presidente eleito da sección 7 (“Comunicación Estratégica y Organizacional”) da Associação Espanhola de Pesquisadores em Comunicação (www.ae-ic.org).

É autor de muitos livros e ensaios sobre mídia e comunicação.
Entre suas obras mais recentes estão:
 “Gestión del Poder Diluido” (Ed. Pearson, 2005), traduzido para português e para o italiano.
 “Muchas Voces. Un Mercado: La Industria de la Comunicación en Iberoamérica” (Ed.Universitas, Madrid, 2010, editor).
 “Manejo y Gestión de la Comunicación Organizacional» (Ed. Diaz de Santos, Madrid 2012)

Promoção e realização
Coordenação/Docente responsável
Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch

CRP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Departamento de Relações Publicas, Propaganda e Turismo 45 anos do Curso de Relações Públicas.

CECORP-  Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas
PPGCOM/USP Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

Apoio – Informações

Abrapcorp – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas
secretaria@abrapcorp.org.br

Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas ministrado pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA
gestcorp@usp.br

Inscrições – Abrapcorp – www.abrapcorp.org.br

Baixe aqui a ficha de inscrição e depois envie para o e-mail: secretaria@abrapcorp.org.br