A Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas apresenta, abaixo, a lista dos artigos aprovados para o XVI Congresso Abrapcorp, que será realizado entre os dias 25 e 27 de maio. Lembramos que os autores devem realizar o pagamento de sua inscrição até o dia 18 de maio.
Os autores que tiveram artigos recusados receberão por e-mail, durante a próxima semana, os pareceres de seus textos.
Agradecemos a todos pela submissão, e informamos que a programação final, com horários e datas das sessões de cada GT, será divulgada nas próximas semanas.
GT1. Comunicação, ética e alteridades em processos relacionais de subjetivação e conflitos no ambiente organizacional
Cenas do home office: experiências organizacionais e afetos na Era Covid-19
Sônia Caldas Pessoa (UFMG); Camila Maciel Mantovani (UFMG); Vanessa Cardozo Brandão (UFMG)
O contexto de trabalho dos comunicadores após 1 ano de pandemia: as mudanças na atividade e nas rotinas de trabalho, os medos e a experiência desses trabalhadores
João Augusto Moliani (UTFPR)
Comunicação interna e cultura organizacional: um mapeamento das ações de comunicação frente o trabalho remoto na pandemia de Covid-19
Clara Müller (UFSM)
Crise, risco e comunicação: negócios emergentes no contexto brasileiro
Diego Wander da Silva (UFRGS/PUC-RS); Ana Karin Nunes (UFRGS); Rapula Tricher (UFRGS); Rosângela Florczak de Oliveira (PUC-RS)
Brand Journalism e o valor ético como princípio norteador da atividade jornalística
Raabe de Andrade Santos (UFMG); Celene Fidelis Frias Ferreira (UFT)
O Trabalho Emocional no Trabalho Publicitário
Dôuglas Aparecido Ferreira (UFMT/UFMG)
Gestão autocrática: o impacto do silêncio na saúde mental dos funcionários
Larissa Marçal Velloso (Cásper Líbero)
Análise do (des)equilíbrio das Dimensões da Comunicação: um estudo de caso em empresa brasileira
Michele Almeida (USP)
Influência da comunicação sobre o comprometimento organizacional a partir de processos de comunicação interna: olhar de algumas organizações no Brasil
Denise Pragana Videira (USP)
GT2 – Comunicação, consumo e organizações
O impacto do User Generated Content na promoção da moda sustentável
Pedro Dourado (Universidade do Porto); Vasco Ribeiro (Universidade do Porto)
Consumo, Marcas e Agendamento: análise de redes sociais da campanha “Meu Pai Presidente”, da marca Natura
Daniel Dubosselard Zimmermann (USP/Cásper Líbero); Eneus Trindade Barreto Filho (USP); Karla de Melo Alves Meira (USP)
A cidade e a diversidade: experiências narrativas em torno da temática LGBTQIA+ no Rio de Janeiro
Adriana Guimarães Moreira (UERJ); Mila Desouzart de Aquino Viana (UERJ)
Marca Lugar: a produção científica sobre o tema nos anos de 2020 e 2021
Mariana Miranda (UFBA); Brenda Cristina Santos Melo (UFBA); Rônei Rocha Barreto de Souza (UFBA)
Solidão e Home Office: uma análise do impacto da hiperconectividade na solidão durante a jornada de trabalho e na adaptação de culturas organizacionais
Camila Oliveira (UNIFACS); Daniella Calfa Vieira Costa (UNEB)
As lives e a pandemia: uma análise das práticas de consumo de eventos musicais durante o isolamento físico
Jorgiana Brennand (UERJ); Ana Clara Camardella Mello (UERJ); Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)
Consumo e Pandemia: um estudo semiótico de marcas varejistas de moda no Brasil
Mariana Zanetti Neves (Cásper Líbero); Daniel Dubosselard Simmermann (Cásper Líbero)
Por que falar de marcas? A Natura responde…
Glória Rückert Jungkenn (PUC-RS); Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUC-RS); Denise Pagnussatt (PUC-RS)
“Nosso lar merece uma chance”: a gestão da cidade utópica no filme Encanto
Igor Lacerda (UERJ); Ana Teresa Gotardo (UERJ/UNIFESP)
Matchfunding BNDES+: as novas relações de comunicação organizacional baseada na participação da iniciativa privada, poder público e cidadão no fomento à cultura
Larissa Borba (UFBA); Adriano de Oliveira Sampaio (UFBA)
Employer Branding e a Romantização do Trabalho: a comunicação nas relações organizacionais
Luiza Fanfa dos Santos (UFSM-FW); Patrícia Milano Pérsigo (UFSM-FW)
A comunicação institucional do Cine Passeio: (des)articulação entre organização e sociedade
Patrícia Goedert Melo (UFPR); Regiane Regina Ribeiro (UFPR)
A ingerência do influenciador digital no formato da publicidade contemporânea
Marina Aparecida Espinosa Negri (Fundação Santo André – FSA)
A mercantilização do réveillon carioca e o esvaziamento de sentidos na cidade em disputa
Roberto Vilela Elias (UERJ)
Consumo de desinformação que afeta a imprensa
Carla Moraes Castello Branco (UTP)
GT3 – Discursos, identidades e relações de poder
Ser social e maravilhado: uma análise das relações sociais perante a ótica de Álvaro Vieira Pinto durante a pandemia de Covid-19
Thainan Honorato Fidalgo (UNESP); Célia Maria Retz Godoy dos Santos (UNESP); Enrico Gutierrez Cardeliquio (UNESP); Francisco Machado Filho (UNESP); Gisleine Monique Souza (UNESP; Maria Fernanda Kulaif Ubaid (UNESP)
Comunicação, Cultura e Diversidades no âmbito das organizações: estratégais discursivas empregadas pela Revista Exame
Sérgio Gabriel Fajardo (UFRGS); Rudimar Baldissera (UFRGS); Bruno Garcia Vinhola (UFRGS)
As tendências de estudo sobre os líderes nas pesquisas publicadas no Congresso da Abrapcorp de 2007 a 2018
Diego Pereira da Maia (UFRGS); Karla Maria Müller (UFRGS)
Uma liderança em (des)compasso: Jair Bolsonaro e o Ministério da Saúde na Pandemia da Covid-19
Bianca Garrido (PUC-RS); Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUC-RS); Matheus Wecki (PUC-RS)
Empreendedorismo Feminino, Inspiração e Autoajuda: uma análise discursiva do projeto Bruxa Empreendedora
Flávia Carvalho de Freitas (UFPE); Danyelle Alves da Paixão (UFPE)
A produção de fake news na sociedade de risco: a máquina de ódio de Jair Bolsonaro
Esnel José Fagundes (UFMA); Bruno Ricardo Lacerda Castro (UFMA); Francisca Ester de Sá Marques (UFMA)
Entre o Normativo e o Relacional: a comunicação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no território de tratamento da tuberculose
Judy Lima Tavares (UFAM)
Bomo decidir em ambientes organizacionais com núcleos de comunicação? Elementos, conceitos e interfaces para uma reflexão preliminar
Boanerges Lopes (UFJF)
As representações do futuro do trabalho: perspectivas e propostas de duas organizações internacionais
Keite Carvalho (Cásper Líbero)
Midiatização da violência e violências midiáticas: uma análise das falas do apresentador Siqueira Junior no programa Plantão Alagoas
Jessyka Faustino (UFAL)
GT 4 – Relações Públicas, Política e Sociedade
O debate sobre as vacinas contra Covid-19 para crianças e o impacto para a Saúde Pública
Maria José de Oliveira (USP); Heloiza Matos e Nobre (USP); Luciana Bernardo Miotto
Contando histórias, tecendo conversas e gerando a mobilização social pela sociedade inclusiva
Danusa Tederiche (UERJ/AIC); Rafaela Pereira Lima (UFMG/AIC); Luísa de Souza Rocha Camargo (AIC)
Processos de midiatização e movimentação dos repertórios de ação coletiva
Alana Volpato (UNESP); Caroline Kraus Luvizotto (UNESP)
Reflexões sobre o comportamento empresarial noticiado pela imprensa brasileira diante da guerra na Ucrânia
Renata Calonego (UNESP); Mariana Carareto (UNESP); Roseane Andrelo (UNESP)
O astroturfing e apercepção dos líders de opinião das Relações Públicas Brasileiras
Letícia Giovanelli (UFSM-FW); Patrícia Milano Pérsigo (UFSM-FW)
Relações Públicas, movimentos sociais e sociedade civil: reflexões sobre a atuação das Relações Públicas numa perspectiva contra-hegemônica
Thainá Evellyn Mariniano Alexandre (UFAL)
A influência da lógica discursiva das organizações empresariais na construção da sociedade
Mariana Carareto (UNESP)
Planos de Desenvolvimento Institucional um universidades públicas do Sul do Brasil: a divulgação científica em sua interface com a comunicação estratégica
Laís Campos Moser (USP)
GT 5 – Comunicação intercultural e interseccionalidade
A linguagem, explícita ou implícita, reforçando a violência de gênero na comunicação corporativa
Luzia de Turato (UNESP); Celia Maria Retz Godoy dos Santos (UNESP)
Comunicação Pública e Extensão: construções possíveis sobre o debate intercultural
Juliana Marques (UFPR); Claudia Irene de Quadros (UFPR)
A diversidade no discurso das marcas patrocinadoras do BBB 21
Kalliandra Quevedo Conrad (UNIPAMPA); Fernanda Sagrilo Andres (UNIPAMPA)
Violência de gênero na Universidade Federal do Amazonas: a percepção de servidoras
Aline Lira (UFAM); Lívia Priscia de Souza Mendes (UFAM)
O que sabemos sobre expatriados chineses no Brasil? A escassa produção de pesquisas sobre a adaptação de chineses no país
Suzana Assis Bandeira de Melo (USP); Maria Aparecida Ferrari (USP)
A homofobia nas páginas da Folha de São Paulo sob o prisma do jornalismo para a paz
Diuan dos Santos Feltrin (UNESP)
Comunicação e diversidade no contexto organizacional: sentidos acionados pela área da comunicação
Leonardo Marques (UNESP)
Desigualdade de gênero: História de Vida de profissionais de Relações Públicas no Brasil
Sandra Ortega (USP)
Relações Públicas e Gênero: um olhar para a produção científica no campo da comunicação organizacional brasileira
Milene Rocha lourenço Leitzke (USP)
GT 6 – Comunicação digital, inovação e tecnologias
Brand Journalism: aproximações, contornos e características
Raabe Santos (UFMG); Celene Fidelis Frias Ferreira (UFT)
Neopopulismo e Pandemia na América Latina: Outra disputa de poderes
Milena Carolina de Almeida (UNESP); Caroline Kraus Luvizotto (UNESP)
Representações sociais do mundo Dev: indústria da solução e empreendedorismo
Laura Pimenta (UFMG); Márcio Simeone Henriques (UFMG)
They’ve put a spell on us: uma análise do fenômeno de adicção às redes sociais
Cláudia Maia Mendes (Universidade do Porto); Vasco Ribeiro (Universidade do Porto)
A experiência por meio das telas: refletindo sobre o processo de pesquisa com participantes de eventos virtuais
Maria Fernanda Wunderlich (UNISINOS); Taís Flores da Motta (UNISINOS)
Atuação de marcas em mídia social: observação de empresas de refrigerantes nos períodos de Carnaval antes e durante a pandemia de Covid-19
Orlando Costa Gonçalves Junior (UNESP); Ellida Neiva Gueides (UFMA)
Assessoria de imprensa no contexto das mídias digitais: atuação dos gabinetes de comunicação em universidades públicas portuguesas
Daiane Scheid (UFSM-FW)
Notas teóricas sobre transformação digital e Big Data no contexto da Comunicação Organizacional e do trabalho das organizações: desafios ou oportunidades
João Raposo (USP)
Transmídia na publicidade: case Avon e Juliette no BBB21
Rebeca Tonidandel (PUC-MG)
Redes sociais digitais e cidadania: uma discussão sobre as dinâmicas da informação no espaço digital
Mariana Alarcon Datrino (UNESP)
Influenciadores digitais como trabalhadores das plataformas e das marcas
José Fernandes (Cásper Líbero)
Ecossistema da influência digital: mais possibilidades para a comunicação organizacional
Carolina Frazon Terra (Cásper Líbero)
O propósito no contexto das organizações: uma revisão bibliográfica sobre conceitos e aplicações do propósito na comunicação organizacional
Sandro Pontes (USP)
GT 7 – Teorias, metodologias e práticas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional
As percepções de alunos da ECA-USP sobre os saberes matemáticos na formação e na atuação em Relações Públicas
Karina Ferrara Barros (USP); Maria Aparecida Ferrari (USP)
A concepção de Relações Públicas nos cursos de instituições públicas de ensino no Brasil: uma revisão conceitual sobre os projetos pedagógicos de graduação
Sandra nunes Leite (UFAL); Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues (UFAL)
Aprendizagem por competências: reflexões acerca da adequação curricular e pedagógica no curso de Relações Públicas da Universidade Sorocaba
Fábio Mascarenhas (Universidade de Sorocaba); Ana Cristina da Costa Piletti Grohs (Universidade de Sorocaba); Mércia Segala Bruns (Universidade de Sorocaba)
Integralização da Extensão no Projeto Pedagógico de Curso de Comunicação Institucional
Juliane Martins (UFPR); Ana Carolina de Araújo Silva (UFPR); Letícia Salem Herrmann Lima (UFPR)
Práticas pedagógicas e de planejamento: percepção dos docentes e discentes do Curso de Graduação em RP de uma instituição pública de ensino
Leneide Austrilino Petta (UFAL); Lenilda Austrilino (UFAL)
Economia criativa da cultura: entre a diferença simbólica e a unicidade criativa
Esnel José Fagundes (UFMA); Bruno Ricardo Castro Lacerda (UFMA) Francisca Ester de Sá Marques (UFMA)
O olhar dos docentes na disciplina de Acompanhamento de Estágio Obrigatório durante o Ensino Remoto Emergencial
Fabiane Sgorla (UFRGS); Ana Cristina Cypriano Pereira (UFRGS); Denisa Avancini Alves (UFRGS)
Paradigma Sistêmico e Relações Públicas: convergências e intersecções possíveis para o ensino
Marcelo de Barros Tavares (PUC-RS/UniRitter); Liliane Fraga da Silva (PUC-RS)
Panorama dos estudos sobre a gestão da Comunicação e da Educação no universo organizacional brasileiro
Kynayanna Késsia Costa Fortaleza (USP); Margarida Maria Krohling Kunsch (USP)
Das trends à metodologia científica: estudo de caso de um perfil do Instagram criado para o curso de Relações Públicas
Nayara Kobori (UNESP)
Consumo de produção audiovisual por acadêmicos de Comunicação
Priscila Sanches (UNESP)
Espaço Graduação
A emergência do relações-públicas no papel de Intermediário Cultural nas comunidades periféricas: um estudo de caso de Comunidade com Projeto Palco
Vitor Eduardo Dumont Ferreira (Cásper Líbero)
Comunicação Humanizada: a influência dos fãs na Editora Pipoca & Nanquim
Carolina Luz Paulo (PUC-RS); Silvana Sandini (PUC-RS)
Comunicação intercultural e diversidade/diferença: por um olhar interseccional
Filipe Wesley Gomes do Lago (Unipampa); Luiziane Silva Saraiva (UFMA)
Metaforização na construção de estratégias de branding: o uso de processos cognitivos na estruturação dos pilares da comunicação organizacional da Agência Escola UFPR
Victor Finkler Lachowski (UFPR); Laura Martins Carvalho Queiroz (UFPR); Letícia Salem Herrmann Lima (UFPR)
Relações Públicas comunitárias para a resinserção de ex-detentos no mercado de trabalho
Larissa Camara (Cásper Líbero); Vânia Penafieri (Cásper Líbero)
Gingaca Virtual Histórica: comemoração dos 50 anos do curso de Psicologia da Unisinos
Juliano Schmitt; Adrius Jacobs Dri; Cristiane Rodrigues Herald; Gabriel Domingues dos Santos; Geórgia Eduarda Machado Reis; Karolina Kraemer; Lea Kuhn Souza; Letícia Gomes; Manuela Succari; Nadege Lomando (UNISINOS)
Do jornal mural à rede social corporativa: um estudo de caso sobre o uso do Workplace from Facebook durante a pandemia da Covid-19
Roberto Ferreira de Carvalho Junior (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Alessandra Pinto de Carvalho (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Cine & Video Tarumã: um cineclube da Universidade Federal do Amazonas
Karlos Miguel Gomes Sena; Luiz Antonio Santana da Silva; Aline Ferreira Lira; Camila Leite de Araújo; Carlos Alberto Viana Correa Júnior; Eros Marcelo Macedo Braga de Sousa; Gabriel Bravo de Lima; Lucas Pereira Bandeira; Rebeca Freitas Vilhena; Walter Franco Rodrigues Carvalho (UFAM)
A CNV através das Relações de Afeto na Comunicação Organizacional
Isadora Priscila (UFPB); Caroline Delavati Colpo (UFPB)
As [não] interações no Facebook das Melhores Universidades Brasileiras
João Klein (PUC-RS); Cleusa Maria Andrade Scrofernecker (PUC-RS); Jéssica dos Santos Cruz Dias (PUC-RS)
Memes e cultura participativa: uma breve análise sobre as publicações da Universidade Federal do Maranhão no Instagram
Francisco Vinicius de Lima Menezes (UFMA); Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (UFMA)
A divulgação científica no cenário político amazonense
Lívia Leite Figueira (UFAM); Inara Regina Batista da Costa (UFAM)
A pesquisa em Comunicação Organizacional sobre Acessibilidade e Inclusão: um levantamento bibliográfico nos Anais do Congresso Abrapcorp
Guilherme Ferreira de Oliveira (UNESP); Maria Eugênia Porém (UNESP); Suely Maciel (UNESP); Tainá Bernandes Esteves Moreira (UNESP)
Eventos digitais: tendências e gestão de novos formatos
Ana Maria Costa Azevedo (UFAM); Inara Regina Batista da Costa (UFAM); Rodrigo Cordeiro Cavalcante (UFAM)
Influência digital no comportamento e decisões: até que ponto a vida é decidida por algoritmos?
Beatriz de Souza Nunes (UFAM)
Relações Públicas para uma organização do Terceiro Setor: desafios e possibilidades comunicacionais
Cindy Ferreira Martins (Universidade de Sorocaba)
Inclusão de pessoas com deficiência na publicidade: um estudo da campanha Você Pode Ser Tudo Que Quiser, da Riachuelo
Julia Corrêa Borges Santos (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
Eventos corporativo e engajamento em tempos remotos: uma solução para o encontro de final de ano da UOS
Juliano Schmitt; Cristiane Rodrigues Herald; Cybeli Moraes de Almeida; Daniel da Silva Pedroso; Felipe Brandão; Gabriel Esteves de Morais; Leonardo Tagliari; Lisiane Fagundes Cohen; Luisa Zarth Carvalho; Renata Ferreira Camboim; Vitoria Arruda (UNISINOS)
Comunicação com empregados no trabalho remoto: percepções no contexto de pandemia
Guilherme Ferreira de Oliveira (UNESP); Roseane Andrelo (UNESP)
As interfaces entre Relações Públicas e Marketing de Influência
Leonardo Scapol (Universidade de Sorocaba)
O relacionamento de startups com seus clientes na prática do mercado
João Giacon (Cásper Líbero)