GP 1 – Comunicação, Pesquisa, Ensino
Sessão 1: Reflexões sobre pós-graduação e graduação – metodologia e aprendizagem, ensino e educação
Qualificação profissional: análise do DINTER PUCRS/UFMA
Esnel José Fagundes e Silvio Rogério Rocha de Castro (UFMA)
Método e metodologia: as imprecisões conceituais em teses de doutorado
Cleusa Maria Andrade Scroferneker, Fernanda Luz Moraes, Luciana Buksztejn Gomes, Renata Cássia Andreoni de Souza (PUCRS)
O desenvolvimento de competências interculturais no ensino-aprendizagem em Relações Públicas: o Programa “Da Classe ao Mercado” na UNESP/BAURU
João Gabriel Carnaiba Santos e Alana Nogueira Volpato (UNESP)
A cultura da informação nos ambientes organizacionais: uma proposta de leitura sistêmica do ensino de Comunicação
Marcelo de Barros Tavares e Larissa Bortoluzzi Rigo (UniRitter)
Comunicação e Educação nas organizações: novas interfaces de conhecimento
Keynayanna Kessia Costa Fortaleza e Patrícia Ruas Dias (PPGCOM/PUCRS)
Sessão 2: Reflexões sobre teorias e práticas – distinção e interação, campo e competências
Comunicação organizacional: descompasso entre teoria e prática, um pensar e um fazer em processo de aproximação
Isaura Mourão (PPGCOM/UFRGS)
Distinção: estratégia de conversão da prática de evento em dispositivo de distinção da organização no espaço social
Maria do Carmo Prazeres Silva (UFMA)
Os estudos das representações sociais e suas contribuições para o entendimento das estratégias de interação no contexto das organizações
Douglas Aparecido Ferreira (PUC-MG)
Elementos para uma história social do campo da comunicação organizacional (2001-2015)
Talles Rangel Rodrigues (Rede Bandeirantes de Televisão)
Latin American Communication Monitor 2016/2017: levantamento das competências e salários dos profissionais de Comunicação e Relações Públicas da América Latina
Andréia Silveira Athaydes e Gustavo Eugênio Hasse Becker (ULBRA)
GP 2 – Comunicação, Inovação, Tecnologias
Sessão 1: As organizações nas mídias digitais: desafios e oportunidades
Até onde vai o conteúdo de oportunidade? Como o contexto vem ocupando espaço nas mídias sociais e gerando polêmicas
Carolina Frazon Terra
Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão
Issaaf Santos Karhawi (USP)
Novas Formas de Expressão e Comunicação nas Organizações: Impactos nas Relações de Trabalho a Partir das Interações em Grupos e do Uso da Linguagem dos Emojis por Meio do Whatsapp
Fabiana Moreira Gaviolli
Visibilidade organizacional no contexto das mídias sociais digitais: reflexões teóricas e dados sobre a presença da UFSM no Facebook
Daiane Scheid (UFSM)
Organizações, Cibercultura e Memes: Uma Análise da Estratégia de Comunicação Adotada Pela Universidade Federal do ABC no Facebook
Alessandra De Castilho e Mariella Batarra Mian (Universidade Federal do ABC)
INBOUND PR: a Comunicação Sincronizada que pode gerar Reputação e Vendas Simultaneamente
Ariane Sefrin Feijo
Sessão 2: Contexto digital da comunicação nas organizações – aspectos teóricos e práticos
De que forma as relações públicas podem ser estratégicas na contemporaneidade? Uma proposta de modelo estratégico para a atividade
Bianca Marder Dreyer (Faculdade Cásper Líbero)
(Re)discutindo a Assessoria de Comunicação no Contexto da Sociedade Midiatizada
Elisangela Lasta (Uniritter)
Curadoria de conteúdo na comunicação contemporânea: muito além do Ctrl+C e Ctrl+V
Joao Francisco Raposo e Silva
Design de experiência: novas abordagens para os estudos de consumo em tempos de conexões digitais
Camila Maciel Campolina Alves Mantovani
Produção Científica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas: uma breve análise da experiência de busca, navegação e acesso aos Anais publicados no site Abrapcorp
Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (Universidade Federal do Maranhão)
GP 3 – Comunicação, Identidade, Discursos
Sessão 1: Comunicação e práticas discursivas
O poder da carnavalização no “mundo às avessas” das marcas organizacionais: linguagem e dimensão comunicativa
Ronaldo Mendes Neves e José Zilmar Alves da Costa (UFRN)
Os heróis na memória organizacional
Diego Pereira da Maia e Karla Maria Müller (Fundação Theatro São Pedro)
Porto Maravilha: memória nos discursos da marca Rio
Flávia Barroso de Mello (UERJ)
Indicadores de sustentabilidade como valor para as organizações: estratégias discursivas de mineradoras em guias e relatórios
Angela Maria Zamin e Thays Wolfart (UFSM, Campus Frederico Westphalen)
Os sentidos do termo diálogo acionados em relatórios GRI
Monica Carvalho de Oliveira e Rudimar Baldissera (UFRGS)
Sessão 2: Comunicação e identidades
Organizações risíveis: a carnavalização de marcas no programa Tá no Ar da Rede Globo de Televisão
Antônio Freire da Silva Neto e Alexandre Ferreira Mulatinho (FUNPEC)
Aquarelas do Brasil: um estudo sobre as campanhas internacionais de comunicação e o turismo no Brasil
Ana Teresa Gotardo (UFF/UERJ) e Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)
Ocupantes ou invasores? A identidade estudantil nos movimentos de ocupação da UFMG
Marlene Machado (PUC Minas) e Fábia Pereira Lima (UFMG)
Narrativas da experiência na comunicação organizacional
Emiliana Pomarico Ribeiro
O espírito do capitalismo na Harvard Business Review Brasil: sentido e propósito ao trabalho nas organizações
Aline Lima Brandão (IBMEC-RJ / UERJ)
Sessão 3: Comunicação e discursos midiatizados
A lógica social midiatizante das marcas: um estudo do projeto planeta sustentável
Vânia Penafieri (Faculdade Cásper Líbero)
Comunicação de Crise e Relações Públicas: Estratégias e Contratos de Comunicação da Petrobras, O Globo e Planalto em seus Blogs
Jones Machado (UFSM)
O papel estratégico da comunicação na construção e manutenção da reputação organizacional: uma proposta de alinhamento entre organizações e públicos
Adelina Martins De La Fuente e Juliane Cristina dos Reis (PUC Minas)
Keep Playing #Likeagirl: Fluxos mercadológicos, institucionais e políticos no discurso da igualdade de gênero através do esporte
Vanessa Cardozo Brandão e Fábia Pereira Lima (UFMG)
Porto Maravilha e fan fest no Boulevard Olímpico: a cidade como plataforma para ativação de marcas na Rio 2016
Maria Helena Carmo dos Santos e Alessandra de F. Porto (IBMEC/RJ)
GP 4 – Comunicação, Responsabilidade Social, Cidadania
Sessão 1: Relações Públicas Comunitárias, Terceiro Setor e Cidadania
A Ciência Cidadã no Brasil: um estudo de caso de engajamento público na pesquisa ambiental
Aline Bastos (Universidade Federal de Minas Gerais)
Comunicação Comunitária como Estratégia das Ações de Políticas Públicas: Uma Questão de Cidadania
Analu Schmitz Horlle (Universidade de Santa Cruz do Sul/ UNISC)
Quem fala em nome de quem e com qual autoridade nos movimentos sociais?: um estudo sobre a representação política não eleitoral no movimento social dos surdos
Regiane Lucas de Oliveira Garcêz (Universidade Federal do Minas Gerais)
Discursos excludentes da Escola Carlin Fabris diante da comunidade local: uma análise a partir de Lyotard e Heidegger.
Milene Montemesso Cunico
Informação e Cidadania: uma análise dos projetos artístico-culturais desenvolvidos pela Ong – Centro Cultural Piollin, na perspectiva da gestão da informação.
Bruno de Araújo Ribeiro; Júlio Afonso Sá de Pinho Neto (Universidade Federal da Paraíba)
Sessão 2: Políticas públicas, Gestão da Comunicação e Responsabilidade Social
Desenvolvimento da cultura de integridade: Um estudo de caso sobre a implantação de uma política de compliance
Agatha Camargo Paraventi; Daiana Bragueto Martins, Veronica Mussi dos Santos (Faculdade Cásper Líbero)
Relações públicas e a gestão de idade (GI): o envelhecimento bem sucedido no local de trabalho
Denise Regina Stacheski (Universidade Tuiuti do Paraná)
O não-lugar da comunicação comunitária: um estudo sobre a estratégia de comunicação aplicada ao Programa Minha Casa Minha Vida em Salvador/BA
Rodrigo Maurício Freire Soares (Universidade Do Estado Da Bahia)
O Twitter como ferramenta de comunicação organizacional para mobilização do Fórum Nacional de Democratização Nacional da Comunicação
Mônica Santos Martins (Senac)
A responsabilidade social das organizações diante do impacto da sua comunicação na sociedade conectada e participativa: uma análise dascampanhas da Skol e da Alezzia
Mariana Carareto Alves; Renata Calonego
GP 5 – Comunicação, Políticas, Estratégias
Sessão 1: Comunicação, Trabalho, Ética
Reflexões sobre a Comunicação Organizacional e a Racionalidade Habermasiana
Giovanna Migotto da Fonseca Galleli (Universidade Estadual de Londrina) e Marlene Regina Marchiori (Universidade Estadual de Londrina)
Organizações, Poder e Discurso: Implicações do Discurso Empreendedor no Ambiente Interno das Organizações
Juliane Cristina dos Reis (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Comunicação Disciplinar na Gestão do Trabalho: Práticas dos Gestores Para a Manutenção do Sistema Produtivo Pós-industrial
Cássia Aparecida Lopes da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Comunicação e Relações Públicas: O Fundamento e a Estratégia da Confiança na Relação Líder-Liderado
Cibelli Maria Pinheiro de Almeida (Universidade do Minho)
Colaborador e coworking, exemplo de estratégias do discurso neoliberal no século XXI
Marlene Branca Sólio (Universidade de Caxias do Sul)
Do publieditorial ao jornalismo patrocinado: os desvios éticos da comunicação de marca
Wilson da Costa Bueno (Universidade Metodista de São Paulo)
Sessão 2: Públicos, Políticas e Processos
Trabalho na Comunicação no Interior de Minas Gerais
Janaina Visibeli Barros (Universidade de São Paulo)
Dimensões do diálogo reveladas pelas interações dialogicamente geridas e espontâneas nas práticas comunicacionais da Vale
Rosângela Florczak (ESPM e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e Cleusa Maria Andrade Scroferneker (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Stakeholders na Percepção da Área Nuclear no Brasil
Tariana Brocardo Machado (Universidade de São Paulo)
Responsabilidade Social como Estratégia de Gestão de Crises: Estudo das Interfaces entre Narrativas Organizacionais, Opinião Pública e Reputação.
Sergio Andreucci (Faculdade Cásper Líbero)
A influência da comunicação organizacional e da cultura nacional no processo de internacionalização de multinacionais brasileiras
Denise Pragana Videira (Universidade de São Paulo)
A Comunicação no Contexto Organizacional Contemporâneo: questionamentos que nos inquietam.
Fernando Carara Lemos (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Sessão 3: Métodos e Práticas
Comunicação e Comprometimento no cooperativismo de crédito: uma análise a partir da Escala de Bases do Comprometimento Organizacional
Maura Padula (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
O medo de errar: a influência da comunicação e do poder na Cultura de inovação em multinacionais brasileiras
Leila Gasparindo (Trama Comunicação e Universidade de São Paulo)
Avaliação da Aplicabilidade de Metodologias de Gerenciamento de Projetos na Comunicação Organizacional
Rafael Figueiredo Cruz e Silva (Petrobras)
A Metodologia da Comunicação Estratégica Difundida pela Escola de Comunicação da Universidade Nacional de Rosário: sua aplicação em uma Instituição de Ensino Superior
Maryangela Aguiar Bittencourt (Universidade do Estado do Amazonas)
A comunicação e a aprendizagem como catalisadoras de leituras de mundo sobre a inovação nas organizações
Tainah Schuindt Ferrari Veras e Maria Eugenia Porem (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
GP 6 – Comunicação Pública, Política, Governamental
Sessão 1: Comunicação Pública e Aspectos Conceituais
Práticas comunicacionais do Tribunal de Justiça? RS na web: estímulos à comunicação pública
Patrícia Milano Pérsigo (UFSM)
O papel do Relações Públicas na comunicação pública de organizações de pesquisa socioeconômica: uma discussão teórica
Solange Prediger
A Comunicação Pública das Universidades Federais à Luz da Lógica Dominada pelo Serviço: uma Agenda de Pesquisa
Inara Regina Batista da Costa (UFAM)
Relações Públicas e Comunicação Pública: olhares sobre as pessoas com deficiência
Mariany Schievano Granato (UNESP)
Informação ativa e empoderamento social
Mariângela Furlan Haswani (USP)
Sessão 2: Comunicação Política e Governamental e Interação Midiática[v1]
Diplomacia Pública: Interdisciplinaridade e a Aplicação da Teoria da Excelência em Relações Públicas
Camila Verbisck Alcantara Bonfim (USP)
Reflexões sobre as organizações: um breve olhar sobre as agências reguladoras brasileiras
Daniela Firmino Cidade (Concessionária da Rodovia Porto Alegre AS)
O Desafio Da Comunicação Governamental Nas Cidades Brasileiras: Uma Visão Acerca do Cenário Digital
Roberto Gondo Macedo / Leonardo Casalinho Duarte (UPM)
Condições de publicidade na accountability do poder público para os cidadãos: tensões na construção da credibilidade da Comforça de Venda Nova
Jessica Antunes Caldeira
O papel do estado em situações de risco: a comunicação e a garantia ao acesso à informação pública do risco.
Milene Rocha Lourenco, Camila Barbiere e Larissa Mayara Oliveira dos Santos (UFPR)
Sessão 3: Comunicação, Movimentos Sociais e Democracia
Diálogo temático on-line e condições de racionalidade comunicativa: uma relação revelada na oferta de consultas públicas digitais no RS
Luciana Saraiva de Oliveira Jeronimo (UFMA)
A comunicação de resistência e a estratégia de visibilidade da FEE através do movimento @emdefesadaFEE
Denise Avancini Alves (UFRGS), Fiorenza Zandonade Carnielli (UCS), Sandra Bitencourt de Barreras (IPA)
A prática da comunicação comunitária com viés de mobilização social nos movimentos populares e a inserção desses atores no processo de comunicação pública
Anaíle Terumi Moura
Movimentos Sociais e Internet: A Atuação do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) nas Redes Sociais Online
Renata Calonego, Natalia dos Santos Gonzales
Ativismo em risco na Internet: uma reflexão sobre atos ilegítimos de ciberativismo durante eventos políticos no Brasil
Heitor Pinheiro de Rezende e Luiz Alberto de Farias (Anhembi Morumbi/USP)
ESPAÇO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – EIC
O Plano de Comunicação Interna: da formulação à implantação na área de Recursos Humanos de uma Empresa Pública do Distrito Federal
Autor principal: Beatriz Castro Avelar
Identidades e fatores de identificação em projetos de mobilização social: o caso do programa ?escravo, nem pensar!?
Autor principal: Ariadna Silva Ferreira
A influência da cultura no modelo de gestão organizacional: análise do programa De la clase a la cuenta/Da classe ao mercado da UNESP/Bauru e Universidade de Sevilha.
Autor principal: Ariane Harbekon Nogueira
As Organizações Brasileiras e a (Re) Significação das Ouvidorias Virtuais: proposição de uma metodologia de análise
Autor principal: Luiza Rocha Lima
Conceitos de Jornalismo e Publicidade na Construção Discursiva das Relações Públicas
Autor principal: João Paulo Brito Alves
Relações Públicas no Cenário Internacional
Autor principal: Scarlet Alencastro Vanin Dutra de Souza
Comunicação Organizacional e Cooperativismo de Crédito: Análise das Centrais Sicoob de Minas Gerais
Autor principal: Guilherme Luis Rosa da Silva
A comunicação organizacional e a efetividade dos canais sob a ótica dos públicos essenciais: um estudo de caso
Autor principal: Julia de Almeida Haber
Ordem e Progresso? A Carnavalização da Nova Marca do Governo Federal
Autor principal: Dannilo de Loiola Pessoa Bezerra Lins
As Estratégias de Comunicação da Netflix: A utilização do Facebook no relacionamento com os usuários
Autor principal: Ana Carolina Medeiros Paim
House of Cards e a manipulação da opinião pública por meio do discurso estereotipado de um personagem político
Autor principal: Camila Bocasanta Cousandier
Os governantes e a administração da imagem em redes sociais nos períodos de crise: um estudo de caso sobre a fanpage de Dilma Rousseff no processo de impeachment
Autor principal: Thayanne Nascimento