GRUPOS DE TRABALHO
GT 1. Comunicação, ética e alteridades em processos relacionais de subjetivação e conflitos no ambiente organizacional
Coordenação: Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC-MG)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG)
A pesquisa em ética nas organizações: resultados preliminares de um estudo parcial da produção acadêmica (2008-2018).
Fernanda Queiroz Rivelli (FCL), Luis Mauro Sá Martino (FCL)
O processo decisório em comunicação nas organizações: elementos, conceitos e interfaces para uma reflexão preliminar no evoluir do século XXI
Boanerges Balbino Lopes Filho (UFJF)
Marca pessoal: uma reflexão sobre a produção de subjetividades na perspectiva da reputação profissional
Luiz Peres-Neto (ESPM), Scheila Magri (ESPM)
Valores globais ou locais? O Caso do Conferp na Defesa de uma Conduta Profissional Ética no Brasil
Nathalia de Pinho Pereira (Universidade da Beira Interior), Gisela Marques Pereira Gonçalves (Universidade da Beira Interior), Bianca Persici Toniolo (Universidade da Beira Interior)
Comunicação nas organizações: ética, cosmética, ou ambas?
Tainah Schuindt Ferrari Veras (UNESP), Maria Eugênia Porém (UNESP)
Afinal, o que é comunicação com empregados?
Bruno Pacheco Carramenha (FAAP)
#UERJResiste e opinião pública: marginalidade e resistência da universidade pública
Andre Luis Cardoso Tropiano (UERJ)
Entre o inteligível e o sofrimento: análise da comunicação oficial da Samarco e da Vale imediatamente após o rompimento das barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019)
Vanessa Veiga de Oliveira (UFMG), Conrado Moreira Mendes (PUC-MG)
Cultura e relações de trabalho na comunicação organizacional: (im)possibilidades
Caroline Delevati Colpo (Abrapcorp), Monique Silva (Feevale), Natascha Land (Feevale), Vanessa Mauer (Feevale)
Gestão de riscos de imagem em usinas hidrelétricas brasileiras
Sergio Andreucci (USP)
GT 2. Comunicação, consumo e organizações
Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Mônica Fort (Universidade Tuiuti do Paraná/UTP)
Rituais de consumo: espectros da midiatização e da opinião pública sobre o ativismo digital
Eneus Trindade Barreto Filho (USP), Daniel Dubosselard Zimmermann (USP/FCL); Karla de Melo Alves Meira (USP)
Hábitos de consumo da programação da rádio comunitária 87.9 FM, de Frederico Westphalen, RS, por ouvintes diaspóricos
Lídia Paula Trentin (UTP)
O discurso do consumidor sobre a marca Cicatricure no site de rede social Reclame AQUI: sentidos de promessa e decepção
Marcelo Pereira da Silva (UFMA), Ana Carolina Trindade (UNESP), Jessica de Cássia Rossi (USC)
Consumo de conteúdos: branded content e os efeitos de verdade narrados pela parceria UOL & Content_Lab
Katia Perez (UMESP), Rosiane Simone Moro (UMESP)
Influenciadoras digitais no Instagram: o papel da alimentação na narrativa fitness
Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha (UERJ), Débora Gauziski de Figueiredo Bueno (UERJ)
Megaeventos, Porto Maravilha e a retórica do legado: a construção discursiva do “Rio, cidade global”
Flávia Barroso de Mello (UERJ), Vânia Oliveira Fortuna (UERJ)
Rio Criativo e a valorização da Marca “Rio”: um estudo sobre o uso de eventos como estratégia de city branding
Jorgiana Melo de Aguiar Brennand (UERJ), Talita de Oliveira Trindade (PUC-Rio/IBMEC-RJ)
O que falam essas Folhas? Um desafio de branding da Folha de S. Paulo na transição do off-line para o on-line
Luciana Azevedo Pereira (PUC-RJ)
Questões Emergentes sobre Comunicação e Universidade no Âmbito da Percepção: Imagem e Reconhecimento
Bianca Zanella Ribeiro (Universidade do Minho)
Representações sociais da mulher torcedora no consumo do esporte mais popular do Brasil
Maria Helena Carmo dos Santos (FACHA), Jéssica Patrícia Ribeiro Pacheco (FACHA)
Consumo del café y su representación social en Colombia y Brasil
Silvia Bedoya (UnB), Fernanda Martinelli (UnB)
Consumo de Experiências em Cafeterias Paulistanas
Lucas de Vasconcelos Teixeira (ESPM)
Gang dos Patins: lazer, consumo, afetos e sociabilidades em Copacabana
Alessandra de Figueredo Porto (UERJ)
“Um paraíso tropical distópico”: Imaginários sobre a Marca Rio no Documentário Rio 50 Degrees – Carry on Carioca
Ana Teresa Gotardo (UERJ)
A provocação do afeto como estratégia discursiva organizacional
Luciana Buksztejn Gomes (PUCRS)
Medo dos espaços urbanos: narrativas do jornal O Globo sobre a “Lapa caótica”
Igor Lacerda (UERJ), Érica Oliveira Fortuna (UERJ)
GT 3. Discursos, identidades e relações de poder
Coordenação: Prof. Dr. Rudimar Baldissera (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Rennan Mafra (Universidade Federal de Viçosa/UFV).
Discurso organizacional: uma compreensão a partir dos gêneros
Magno Vieira da Silva (Secretaria do Tesouro Nacional, Brasília)
Efeitos pathêmicos do discurso organizacional e o caso Brumadinho: o Brasil Chora Lama Novamente
Bárbara Miano (USP), Luiz Alberto de Farias (USP)
Caso Samarco: discurso e legitimação organizacional no contexto da lógica midiática
Mariana Carareto (UNESP)
Skol Reposter: análise semiolinguística da representação da mulher em reposicionamento publicitário da marca Skol
Tábatha da Silva Valentim (UFV), Mariana Ramalho Procópio (UFV), Anna Clara Arcanjo Fonseca (UFV)
“Chesf 70 anos, crescendo Lado a Lado com o Nordeste”: uma análise do discurso da empresa em sua campanha de aniversário voltada para os empregados
Maria Amelia de Souto Maior Almeida (CHESF), Alexandre Azevedo Magalhaes Costa (CHESF), Tatiana Learth Junqueira (CHESF)
Interface memória e comunicação: formações discursivas da memória organizacional no campo da Comunicação Organizacional
Renata Cássia Andreoni de Souza (PUCRS), Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUCRS)
Relações de poder nas narrativas de revendedoras: um olhar a partir das vozes femininas
Francine Altheman (UFMG)
O poder além das catracas: discurso e gestão de pessoas no trabalho home office
Vinícius Riqueto de Oliveira (FCL)
(Re)pensando a ontologia do diálogo: uma abordagem a partir da dimensão relacional
Francielle Benett Falavigna (PUCRS) , Carine Fernandes (PUCRS)
Disrupção destruidora: as práticas comunicacionais de uma organização disruptiva
Tiago da Costa Guimarães
MARCA SALVADOR E MARCA LISBOA: análise comparativa dos seus valores e atributos em vídeos promocionais acerca dessas cidades
Janine Pereira Falcão De Oliveira (UNEB), Adriano de Oliveira Sampaio (UFBA)
Narrativas míticas na comunicação organizacional: a relação entre as melhores empresas para trabalhar e seus resultados financeiros
Emilio Alves de Oliveira
Narrativas femininas na roda de samba: a experiência do grupo O Samba Delas
Rakelly Calliari Schacht
GT 4. Relações Públicas, política e sociedade
Coordenação: Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (Universidade Federal de Santa Maria/UFSM)
Comunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociais
Diego Wander Santos da Silva (PUC-RS)
Paradoxo da visibilidade na comunicação de movimentos sociais: análise do Levante Popular da Juventude
Alana Nogueira Volpato (UNESP); Fernanda Targa Messias (UEL)
Caminhos entre o sujeito invisível e o fantasma hipervísivel: desafios da construção de condições de publicidade com e para adolescentes em conflito com a lei
Rafaela Pereira Lima (UFMG)
Formação e Movimentação de Públicos em Contextos Embaraçosos: o Caso da Exploração Sexual Infantojuvenil no Vale do Jequitinhonha
Laura Nayara Pimenta (UFMG)
Negócios Sociais: Novas Perspectivas para as Relações Públicas Comunitárias
Veronica Reis Cristo (USP)
Relações Públicas entre o interesse privado e público
Maria José da Costa Oliveira (Metrocamp)
Controlar, Persuadir ou Ouvir? : reflexões sobre opinião pública e a campanha ?Agro: a Indústria-Riqueza do Brasil?, sob a ótica das Relações Públicas
Fernanda Terezinha de Almeida
Comunicação ministerial no Facebook: uma análise comparativa de perfis de uso e engajamento
Edna Miola (UTFPR); Camila Raphaela Peres Mancio (UTFPR); Fernanda Cavassana de Carvalho (UTFPR); Juliana Carneiro Virgolino (UTFPR).
A página do Senado Federal no Facebook: a relação entre comunicação institucional e promoção da cidadania
Michel Carvalho da Silva (UFABC)
Diplomacia Pública Brasileira: Análise sobre sua Estrutura, Propósito e Pilares
Camila Verbisck Alcantara Bonfim (USP)
Humanização em hospitais públicos universitários: o papel da gestão da comunicação organizacional
Camila Caroline Barths (UFRGS); Karla Maria Muller (UFRGS).
GT 5. Comunicação intercultural e interseccionalidade
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (Universidade de São Paulo/USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Raquel Cabral (Universidade Estadual Paulista/UNESP)
Melhores para quais públicos? Uma análise sobre o posicionamento comunicacional das cinco melhores empresas para trabalhar, em 2018, no Brasil, da GPTW
Matheus Felipe Ferreira (UFRGS), Denise Avancini Alves (UFRGS)
Inovação aberta em multinacionais brasileiras: um desafio de comunicação
Leila Gasparindo (USP)
Identidade, Pertencimento e Inclusão nas Migrações: Reflexões e Intersecções Teóricas para uma Liberdade Comum
Nayara Costa Nogueira (USP)
Consultorias de treinamento intercultural: a comunicação na formação de profissionais em processos de internacionalização
Alana Carolina Gomes (UNESP)
Identidades plurais, visão singular: a articulação da comunicação em organizações no contexto global
Vanessa Rodrigues Puerta de Souza (FCL)
Comprando o respeito: a expertise como moeda de troca nas empresas de auditoria externa
Ricardo Gonçalves de Sales (USP), João Paulo Resende de Lima (USP), Silvia Pereira de Castro Casa Nova (USP)
Relações Públicas e o silêncio feminino nas organizações
Simone Cristina Dantas Miranda (USP)
O Silêncio dos Cidadãos do Outro Lado: um estudo sobre construção social da depressão no espectro do silenciamento organizacional
Talles Rangel Rodrigues (USP)
O relacionamento das mulheres que lideram startups com seus públicos de interesse: sondagem no contexto brasileiro
Juliana Aparecida Galdino Gomes Wruck (USP),
O fator memorial na construção identitária dos negócios étnicos
Otávio Cezarini Avila (UFRJ)
Racismo em narrativas de reconhecimento na publicidade: recepção da campanha #weaccept da Airbnb em espaços digitais
Camila Bezerra Aragon (ESPM)
Comunicação e Comprometimento em programas de Compliance: interfaces teóricas e proposições
Maura Padula (PUC Campinas)
GT 6. Comunicação digital, inovação e tecnologias
Coordenação: Profa. Dra. Carolina Terra (Universidade de São Paulo/USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (Universidade Federal do Maranhão/UFMA)
Big Data e Inteligência Artificial: aliados na detecção de oportunidades e crises
Dulce Margareth Boarini (PUC-SP)
Reflexões sobre comunicação, visibilidade e organizações na era dos dados
João Francisco Raposo e Silva (USP)
Opinião Pública, bots e lobby: o papel da tecnologia na conversação pública
Patrícia Guimarães Gil (ESPM); Guilherme Fráguas Nobre (Universitat de Girona)
Canvas da comunicação: um modelo tático para conectar estratégia de negócio com o dia a dia da comunicação organizacional.
Ariane Sefrin Feijó (UFRGS)
Sazonalidades e posicionamento nas mídias sociais: raça, gênero e sexualidade no sistema Conferp
Taís Oliveira (UFABC)
Conceitos de públicos em ambiente digital: uma triangulação entre usuário-mídia, fã organizacional e ator-rede
Polianne Merie Espindola (UNISINOS), Nadege Lomando (UNISINOS)
A compreensão dos Arquétipos no Instagram
Greta de Oliveira (UPF)
O uso de sites de redes sociais corporativas como ferramenta para gestão do conhecimento nas organizações
Tonia Keiserman Lempke (UFRGS)
Crises geradas por influenciadores digitais: propostas para prevenção e gestão de crises
Issaaf Santos Karhawi (USP)
O uso de mídias sociais por instituições privadas de ensino superior em São Luís-MA: uma análise de conteúdo em fanpages do Facebook
Pablo Ricardo Monteiro Dias (UFMA/UNDB)
Bancos de imagens em conteúdo nas mídias sociais: entre (in)visibilidade e autenticidade
Daniele Cristine Rodrigues (USP), Tarcízio Roberto da Silva (UFABC)
Vitrine virtual: Análise da comunicação de uma marca de moda no Instagram
Orlando Costa Gonçalves Júnior (IBMEC/ RJ)
De colaboradores a agentes digitais de reputação da marca: o caso “Essa Coca é Fanta, e daí?”
João Guilherme de Melo Peixoto (UNICAP), Sabrina Medeiros Wanderley de Queiroz (UNICAP)
A comunicação Integrada e o varejo: uma análise das redes sociais de Pão de Açúcar, Carrefour e Mambo.
Pedro Arthur Nogueira (FCL)
GT 7. Teorias, metodologias e práticas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional
Coordenação: Prof. Dr. Esnél José Fagundes (Universidade Federal do Maranhão/UFMA)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Cláudia Peixoto de Moura (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS)
O currículo no curso de Relações Públicas: reflexões a partir das novas DCNs.
Paula Franceschelli de Aguiar Barros (FECAP / PUC – SP)
O ensino de Relações Públicas e as contribuições das Diretrizes Curriculares Nacionais: possíveis olhares teóricos
Marcelo de Barros Tavares (Uniritter – RS / PUCRS)
Da teoria à prática: uma análise do núcleo de Relações Públicas da Agência INQ a partir da função política e das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Bruno César Silva (PUCRS)
Desafios e perspectivas no ensino universitário de Relações Públicas: percepções de coordenadores e docentes sobre ensino-aprendizagem
Maria Aparecida Ferrari (USP)
Dicionários brasileiros de comunicação: uma contribuição para o ensino e a popularização da ciência
Patrícia Milano Persigo (UFSM), Daiane Scheid (UFSM), Jones Machado (UFSM), Mariana Juliani da Silva Portal (UFSM).
Formação acadêmico-profissional na área de Comunicação: as competências como elemento conceitual dessa relação
Juliane Martins (USP)
Epistemología de las relaciones públicas. Teorías y enfoques prevalentes en el dominio intelectual global desde 1980
Gabriel Sadi (UAI)
Fake News nas estruturas latino-americanas de comunicação e relações públicas: resultado do Latin American Communication Monitor 2018-2019.
Andreia Silveira Athaydes (Ulbra), Alejandro Álverez Nobell (Universidad Nacional de Córdoba)
Nativos digitais e a pesquisa em Relações Públicas em ambientes on e off-line.
Emanuelle Rodrigues (UFPE)
As redes sociais aliadas às práticas docentes de Relações Públicas
Bruna Teixeira Santos (Uniritter – RS)
As convergências da função política de Relações Públicas e comunicação política no ambiente digital
Manuella Noschang Lopes da Silva (PUCRS)
Metodologia na pesquisa empírica em comunicação organizacional digital: estratégias sócio-técnica-discursivas
Elisangela Lasta (UFRGS)
Profissional de Relações Públicas nas assessorias de comunicação de Manaus (AM): perfil, mercado e atuação
Jonas da Silva Gomes Junior (UFAM)
Memória institucional e sua possibilidade educativa: análise da revista O Sucesso do grupo Claudino.
Keynayanna Kessia Cosya Fortaleza (PUCRS)
A Metáfora da Bacia Hidrográfica e a comunicação estratégica nas organizações.
Camila Cruz Froes Berbel (UNESP), Ana Beatriz Grandini Casali da Silva (UNESP), Candice da Silva Quincoses (UNESP)
Unidade Básica de Saúde, como vai sua arquitetura comunicacional?
Sandra Nunes Leite (UFAL), Naira Leite Batista (UFAL), Fernanda Almeida Cardoso Cavalcante (UFAL)
Aproximações e diferenças das abordagens da comunicação organizacional e administração: análise comparativa de artigos apresentados nos Congressos Abrapcorp e EnANPAD (2008-2017)
Marcela Vouguinha Cunha (PUC Minas)
A Função política e a teoria de opinião pública: convergências e divergências
Scarlet Alencastro Vanin Dutra de Souza (PUCRS)
Discussões epistemológicas sobre Relações Públicas a partir do contexto da mineração brasileira
Fabia Pereira Lima (UFMG)
ESPAÇO JOVEM PESQUISADOR
Coordenação: Profa. Dra. Vânia Penafieri (Faculdade Cásper Líbero/FCL)
A presença da Igreja Católica nas redes sociais: uma análise das inserções dos padres Fábio de Melo, Marcelo Rossi e Reginaldo Manzotti no Facebook
Fernanda Dewes Cheruti (Unisinos)
Reputação empresarial diante de uma crise institucional: o caso Anglo American
Diogo Ferreira Queiroga Alves (UniSantaRita), Darlan Roberto dos Santos (UniSantaRita) e José Leonardo Oliveira Rodrigues (UniSantaRita)
A Importância da comunicação e do engajamento interno para a responsabilidade social corporativa
Mariana Xavier Saad (Univali), Danielle Antunes de Oliveira (Univali)
O papel da comunicação interna para o sucesso de uma startup
Wellerson Roggia Leiria (Univali), Danielle Antunes de Oliveira (Univali)
Plano De Relações Públicas Para Woole
Rute dos Santos Alcalde (FCL), Beatriz Boin Gaidys (FCL), Giselle Martins Carrozzi (FCL), Jéssica Losano de Assis (FCL)
Comunicação Interna e Relações Públicas: a importância estratégica de identificar os diferentes tipos de públicos internos nas organizações
Nayara Medeiros de Brito (PUC Campinas)
A Comunicação Organizacional e a Governança Corporativa na construção de uma imagem e reputação de “Marca Cidadã”
Lucas Cintra (Universidade Anhembi Morumbi), Regina da Silva Ornellas (Universidade Anhembi Morumbi)
Estudo sobre a comunicação digital de movimentos sociais: Facebook do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Mariana Alarcon Datrino (Unesp), Caroline Kraus Luvizotto (Unesp)
A Comunicação e a equidade de gênero e de raça: um estudo das empresas gaúchas participantes da 6ª Edição do Proger
Cristiane Curi da Silva (UFRGS), Denise Avancini Alves (UFRGS)
Youtubers Mirins: relações públicas, publicidade infantil e responsabilidade social
Ana Luiza Andrade Ferreira de Moura (FCL), Eric de Carvalho (FCL)
Intervenção Federal no Rio de Janeiro: a memória social como influência nas narrativas e as relações públicas como resistência
Bárbara Perrupato Duarte (FCL)
Uma análise da comunicação interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Barreirinhas
Ulisses Diego Pinto da Silva (UFMA), Éllida Neiva Guedes (UFMA)
Imagem e posicionamento social: o valor da marca Itaú com ênfase no Programa Itaú Mulher Empreendedora
Thays Dias Domingos (Uniritter), Daniela Miranda Oliveira Horta (Uniritter)
As Estratégias de comunicação digital do programa de Ecopontos: análise sobre o uso do Facebook como fator de engajamento
Daniel Augusto da Silva Santos (UFMA), Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (UFMA)
Empatia em Relações Públicas: perspectivas no ambiente digital
Gabriela Marques (FCL)
Competências profissionais dos relações-públicas: uma sondagem com egressos da ECA-USP
Karina Ferrara Barros (USP), Maria Aparecida Ferrari (USP)
O bem-estar na esfera organizacional: contribuições das relações públicas
Catharina Barbosa Carvalho Santana (UNIFACS)
Comunicação organizacional, identidades e estéticas da diferença: análise de 2 (dois) anos dos discursos do Governo Federal frente à epidemia do vírus zika
Adriana Helena de Almeida Freitas (UFV)
As relações públicas e seu escopo de atuação na era do usuário-mídia
Karen Eduarda Gandra (FECAP), Carlise Nascimento Borges (FECAP)
Caso Toddynho: uma análise do gerenciamento da crise do achocolatado contaminado em 2011.
Joyce Anne Ribeiro Franco da Silva (UTFPR), Zama Caixetas Nascentes (UTFPR)
Identidades do jornalismo cidadão: uma análise da cultura organizacional da Mídia Ninja
Fernanda Vieira (UnB), Ellis Regina Araújo da Silva (UnB)
As Agências Reguladoras e Organizações de Terceiro Setor e suas interações no Facebook
Fernanda Luz Moraes (PUCRS), Andecler F. Garcia (PUCRS), Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUCRS), Bruna Oliveira Busse (PUCRS)
Relações Públicas, democracia e opinião pública: discussão sobre limites e responsabilidades no uso da persuasão e manipulação no século XXI
Mariana Arruda Franco (FCL)
Relações Públicas na indústria dos games – construção e gestão de comunidades em ambientes digitais
Victor Hugo Capelini (USP)
Familismo, patriarcado e empobrecimento feminino na comunicação pública do governo sobre o Programa Bolsa Família
Eduardo Lopes Oliveira (UFMG)
Cidadania corporativa e a práxis de relações públicas: possibilidades de convergências nas organizações
Liliane Fraga da Silva (UniRitter), Marcelo de Barros Tavares (UniRitter)
De poderosa à malandra: uma análise das estratégias de relações públicas da Anitta frente à convergência das mídias sociais digitais
Cristiane Ogata (FCL) e Rayane Tavares Barros (FCL)
Tecnologia Sociável em Relações Públicas
Taisa Sanitá Selis (PUC Campinas)
Assédio moral e sexual nas organizações: uma responsabilidade empresarial sob a óptica da Comunicação Organizacional Crítica
Ana Beatriz Marques Egéa (FCL)
COLÓQUIO ACADÊMICO
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (USP)
Ferramentas de diálogo no ensino de Relações Públicas: a experiência do Laboratório Agência de Comunicação Solidária na Universidade Federal de Minas Gerais
Fábia Pereira Lima (UFMG), Emanuela de Avelar São Pedro (UFMG), Jessica Antunes Caldeira (UFMG), Rafaela Pereira Lima (UFMG), Raíssa Fernandes Faria (UFMG)
Métodos Ativos para Ensino de Pesquisa de Opinião Pública: relato do Projeto Imperator Centro Cultural João Nogueira
Anderson de Almeida Cano Ortiz (Faculdades Integradas Hélio Alonso), Camila Augusta Pereira (Faculdades Integradas Hélio Alonso).
Avaliação conjunta: oficina de estudos pedagógicos sobre o PPP de Relações Públicas da UNESP
Celia Maria Retz Godoy dos Santos (UNESP), Tamara de Souza Brandão Guaraldo (UNESP), Roseane Andrelo (UNESP), Maria Eugênia Porém (UNESP), Raquel Cabral (UNESP)
Avaliação curricular após implantação das Novas Diretrizes Curriculares no curso de Relações Públicas da FABICO/UFGRS
Karla Maria Muller (UFRGS), Ana C. Cypriano Pereira (UFRGS), Denise A. Avancini (UFRGS)
Ensino de produção textual em Relações Públicas: um relato de experiência
Aline Ferreira Lira (UFAM)
Agência Escola de Comunicação Pública e de Divulgação Científica e Cultural na UFPR
Claudia Irene de Quadros (UFPR), Kelly Prudêncio (UFPR), Patrícia Melo, Regiane Ribeiro (UFPR)
Pinheiro: Ações Formativas em Relações Públicas para um Bairro que Afunda
Sandra Nunes Leite (UFAM), Joyce Lys Freire Feijó Silva (UFAM)
Metodologias Ativas no Curso de Relações Públicas. Uma proposta para simulação de concorrência entre agências experimentais
Paula Franceschelli de Aguiar Barros (FECAP)
O ensino de teorias de Relações Públicas e o uso das metodologias ativas
Marcelo De Barros Tavares (UniRItter)