Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Trabalhos Selecionados para o XV Congresso Abrapcorp

Compartilhe:

A Abrapcorp divulga a lista dos trabalhos aprovados para apresentação no XV Congresso Abrapcorp. Lembramos a todos os aprovados que o pagamento das inscrições deverá ser realizado até o dia 23/05 – no site do evento https://abrapcorp2021.ciente.live/

Nos próximos dias todos receberão instruções por e-mail acerca das dinâmicas de apresentação.

A lista abaixo aparece apenas o nome do autor que realizou a submissão. A lista final, de programação do evento, constará os nomes completos de todos os co-autores. A divisão por sessões dos trabalhos é provisória e sujeita a alterações até a divulgação da Programação Final do XV Congresso Abrapcorp.

GRUPOS DE TRABALHO (GTs)
.
.

GT 1 – Comunicação, ética e alteridade em processos relacionais de subjetivação e conflito no ambiente organizacional

.
Sessão 1

Flexibilidade e teletrabalho: uma reflexão sobre a liberdade paradoxal do empreendimento de si no trabalho
Autoria: Nayara Medeiros de Brito

As emoções em uma almejada cultura organizacional humanizada no SUS
Autoria: Dealessandro David Lima de Melo

A comunicação com empregados do setor da saúde em tempos de pandemia
Autoria: Michele Medeiros Martins de Almeida

Mais proximidades no afastamento social: as mudanças nos processos de comunicação interna em função da crise da Covid-19
Autoria: Denise Pragana Vieira

Espaço-tempo pandêmico: histórias, incertezas e afetações comunicacionais em um universo de saberes, culturas e conhecimentos
Autoria: Camila Maciel Campolina Alves Mantovani

Reflexões preliminares sobre relações de poder, conflito e violência nas organizações e as contribuições da comunicação para a cultura da paz
Autoria: Nayla Brisoti Barbeta

Leituras públicas do uso de máscaras sanitárias: solidariedade, ceticismo e negacionismo na pandemia de covid-19
Autoria: Caio Dayrell Santos

.
Sessão 2

A percepção do espaço de escuta para fortalecimento de relação entre liderança e seu time em tempos de pandemia
Autoria: Cynthia Provedel

Humanização, alteridades e afetividades: possíveis caminhos entre comunicação organizacional, marcas e o contexto pandêmico
Autoria: Glória Rückert Jungkenn

Relações com representados: conflitos de lealdade, dilemas e decisão moral em RP
Autoria: Agatha Eugenio Franco de Camargo Paraventi

Paisagens (in)visíveis do mundo do trabalho: algumas relações entre comunicação e assédio moral organizacional
Autoria: Fernanda Luz Moraes

4ª Revolução Industrial no olhar dos gestores de comunicação: ampliação do lugar estratégico e direcionamento dialógico-relacional
Autoria: Paulo Gilberto Nemitz dos Santos Júnior

Crise, risco e comunicação: revisão da literatura e abordagens brasileiras de um campo em legitimação
Autoria: Rosângela Florczak de Oliveira

O acontecimento e a interação: afetações do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, nos processos interacionais da Fundação Renova
Autoria: Lara Lucienne Dornas Amaral
.
.

GT 2 – Comunicação, Consumo e Organizações

.
Sessão 1 – Comunicação, Cidade e Consumo

Disputas de sentidos sobre as favelas cariocas no período olímpico: o Morro da Providência em documentários internacionais de TC
Autoria: Ana Teresa Gotardo

Rio de Janeiro, cidade-empresa e cidade mercadoria
Autoria: Vania Oliveira Fortuna

Rua, festa e movimento: algumas interconexões entre os blocos carnavalescos e a Maratona do Rio de Janeiro
Autoria: Tatiana Cioni Couto

“As memórias não podem ser removidas”: sentidos sobre a Vila Autódromo (Rio de Janeiro) na página do Museu das Remoções
Autoria: Igor Lacerda

Comunicação e visibilidade da cidade-espetáculo: a inauguração do Cine Passeio (Curitiba/PR) em sua página no Instagram
Autoria: Patrícia Goedert Melo

A comunicação e o consumo das Artes Cênicas na Pós-Modernidade
Autoria: Suelen Gotardo

Desdobramentos da Indústria Cultural em Época de Streaming
Autoria: Pedro Henrique Rodrigues

.
Sessão 2 – Organizações, Comunicação e Consumo

Cachaça não é água: uma análise da representação do consumo alcoólico em marchinhas carnavalescas da década de 1950
Autoria: Frederico Augusto Ribeiro da Silva

Avon é a nossa cara? Relação entre Empreendedorismo e Empoderamento no discurso inspiracional da marca Avon
Autoria: Danyelle Alves da Paixão

O formato youtuber mirim como novo paradigma da comunicação mercadológica direcionada ao público infantil
Autoria: Danilo Mendes Genebra

Consumo e maternagem: um estudo semiótico da dinâmica de marcas de brinquedo no Instagram
Autoria: Karla de Melo Alves Meira

Do cacaueiro à temperença: as estratégias comunicacionais da empresa Dengo Chocolates na ambiência digital
Autoria: Débora Regina Bacega

Planejamento de Comunicação para Organizações do Terceiro Setor: a importância dos laços sociais na Associação Mãos Que Se Ajudam
Autoria: Caroline Delevati Colpo

Cultura organizacional e memória empresarial: aproximações iniciais
Autoria: Scarlet Alencastro Vanin Dutra de Souza

.
Sessão 3 – Comunicação, Consumo e Pandemia

Idosos e Consumo Digital: aplicativos para seniores em tempos de pandemia
Autoria: Denise Regina Stacheski

Reputação corporativa como fenômeno discursivo na pandemia
Autoria: Sheila Mihailenko Chaves Magri

Parcerias institucionais no combate à pandemia de Covid-19, sob a perspectiva das Relações Públicas
Autoria: Orlando Costa Gonçalves Junior

A humanização das marcas como objeto-valor em tempos de pandemia de Covid-19
Autoria: Marina A. E. Negri

Relatório Parcial da Pesquisa: Turismo Sustentável, uma das respostas à crise da Covid-19 – Bahia, Ceará e Pernambuco
Autoria: Mariana Pinto Miranda

A comunicação e a criatividade para lideranças nas organizações para a construção de uma sociedade de consumo mais sustentável
Autoria: Flávia Cristina Martins Mendes
.
.

GT 3 – Discursos, Identidades e Relações de Poder

.
Sessão 1

Mesa 1 – Diversidade nos Discursos Organizacionais

Comunicação organizacional e diversidade: a vez e a voz das mulheres no trabalho?
Autoria: Cássia Aparecida Lopes da Silva

Celebração do Corpo LGBTQ+: identidade, circulação e produção de sentidos para os artistas da mostra Corpo Político
Autoria: Samuel Rubens Barbosa de Oliveira

A diversidade no discurso da revista Exame: estratégias discursivas e a construção do sentido de gestão da diversidade
Autoria: Rudimar Baldissera

Mesa 2 – Tensões da Diferença nos Contextos Organizacionais

(In) Visibilidade aos Direitos Humanos em Marcas de Moda Têxtil: a construção de um modelo de análise
Autoria: Renata Maria Bittencourt Gomes

Discursos sobre doação de órgãos e desafios para a comunicação organizacional  hospitalar: Estudo de caso do Hospital Risoleta Neves
Autoria: Fabiana Thalia Pereira de Oliveira

Impacto da cultura brasileira no ativismo de/para pessoas com deficiência
Autoria: Patrícia Carla Gonçalves Salvatori

DISCURSOS X NARRATIVAS DA INVISIBILIDADE NAS CIDADES
Autoria: Natália de Campos Tamura

.
Sessão 2

Mesa 3 – Discursos da Sustentabilidade

Os “discursos constituintes” sobre sustentabilidade: reflexões sobre a instituição de sentidos no âmbito da comunicação organizacional
Autoria: Cristine Kaufmann

Comunicação Corporativa e Sustentabilidade: um estudo das postagens da Ambev no Linkedin entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021
Autoria: Alessandra Cristina Silva de Vasconcelos

Sustentabilidade nas Universidades: reflexões sobre as ações de Comunicação Institucional
Autoria: Priscila dos Santos Silva

Mesa 4 – Tensões ambientais nos discursos organizacionais

Investigando o discurso da mineração: a atuação, as estratégias e as reverberações do Instituto Brasileiro de Mineração
Autoria: Lara Lucienne Dornas Amaral

ICMM e a Mineração Do Futuro: posicionamentos, reverberação e não-discurso
Autoria: Isaura Mourão Generoso

Formações Discursivas na implantação da Usina Hidrelétrica Estreito: Análise do Site Institucional do Consórcio Estreito Energia
Autoria: Ligia Regina Guimarães Clemente

.
Sessão 3

Mesa 5 – Tensões do Trabalho na Comunicação Organizacional

Narrativas Institucionais e Alternativas para os Jovens Profissionais das Melhores e Maiores Empresas do Brasil
Autoria: Emílio Alves

Narrativas organizacionais por lives na pandemia: uma análise crítica
Autoria: Celene Fidelis Frias Ferreira

Universidades públicas portuguesas na pandemia: práticas comunicativas e percepções do teletrabalho pelos profissionais da comunicação
Autoria: Daiane Scheid

Mesa 6 – Poder Público e discursos na (da) pandemia

Vírus, rumores, metáforas, infodemia e contradições na comunicação bolsonarista
Autoria: Boanerges Lopes

O cidadão conectado e desconfiado: análise discursiva dos comentários em postagens no Instagram da Secretaria de Estado de Saúde AM
Autoria: Antônio Carlos da Costa Lopes

Comunicação Pública e Liderança Política Em Tempos De Pandemia: Os Discursos De Jair Bolsonaro No Twitter
Autoria: Bianca Garrido
.
.

GT 4 – Relações Públicas, Política e Sociedade

.
Sessão 1

Comunicação pública em tempos de pandemia: um olhar a partir da live do presidente Jair Bolsonaro
Autoria: Eva Márcia Arantes Ostrosky Ribeiro

A comunicação pública da ciência diante da pandemia
Autoria: Maria José da Costa Oliveira

Reflexões sobre Relações Públicas e Informação em tempos de pandemia
Autoria: Rodrigo Maurício Freire Soares

A comunicação de crise do governo brasileiro durante a pandemia do Covid-19: estratégia comunicativa para desinformar?
Autoria: Andréia Silveira Athaydes

O UNICEF e a comunicação pública em tempos pandêmicos: reverberações solidárias de vozes da juventude no Combate às Fake News
Autoria: Maria Rita Mazzucatto

.
Sessão 2

Comunicação pública do acontecimento ao espetáculo – qual a medida da responsabilidade pública?
Autoria: Anita Cardoso

Comunicação Pública e a desinformação em saúde: análise das estratégias comunicacionais do MS na cobertura da Campanha de Vacinação de 2018
Autoria: Johnny Ribas de Motta

Estratégias de Comunicação do Unidos pela Vacina
Autoria: Mariana Carareto

Periferia Viva: formação e mobilização de públicos pelo enfrentamento aos efeitos da pandemia
Autoria: Raíssa Fernandes Faria

Mobilizar sem aglomerar: desafios e invenções da educação para a cidadania no contexto da pandemia
Autoria: Luísa de Souza Rocha Camargos

.
Sessão 3

Muros simbólicos e comunicação no espaço público: desigualdades na produção de discurso, crimes corporativos e mobilização social
Autoria: Diana Valentina Gonçalves de Araújo

A comunicação digital de movimentos ambientalistas no Brasil: uma análise do Facebook do instituto SOS Pantanal
Autoria: Carla Negrim Fernandes de Paiva

Estratégias de visibilidade nas dinâmicas de comunicação pública: a dimensão da arena
Autoria: Alana Nogueira Volpato

Não há de ser inutilmente: a influência da UFMG diante da controvérsia da Operação Esperança Equilibrista
Autoria: Ives Teixeira Souza

As organizações entre discursos e práticas de sustentabilidade: um estudo sobre a comunicação ESG em relatórios corporativos
Autoria: José Augusto Mendes Lobato

Fala que eu te escuto: análise comunicacional da Ouvidoria da Prefeitura de Belo Horizonte
Autoria: Nathália Freitas Vargens
.
.

GT 5 – Comunicação intercultural e Interseccionalidade

.
Sessão 1

Cobertura de conflitos orientada para a paz: articulações na reportagem de Bru Rovira
Autoria: Tayane Aidar Abib

A Coparticipação entre comunicação e serviço social nas organizações na pandemia: reflexões para a práxis
Autoria: Cassiana Anunciata Caglioni

Desigualdade de Gênero: percalços e desafios de mulheres de relações públicas
Autoria: Sandra Ortega Restrepo

Diversidade e organizações: posicionamentos discursivos possíveis
Autoria: Aline Ferreira Lira

A comunicação para paz como alternativa para a ressignificação da violência cultural em torno da LGBTFobia
Autoria: Diuan dos Santos Feltrin

.
Sessão 2

Mulheres em cargos de liderança: reflexões sobre divisão do trabalho, cultura e comunicação no contexto organizacional
Autoria: Milene Rocha Lourenço

(Resistência à) Igualdade Racial – do silêncio ao diálogo nas empresas e organizações no Brasil
Autoria: Carla de Oliveira Tozo

Cultura Organizacional e Cultura nas Organizações sob uma perspectiva crítica
Autoria: Juliana do Rocio Juski

Questão de Gênero: o Teto de Vidro no mercado de Comunicação
Autoria: Andreia Athaydes

Mulheres jornalistas na cobertura da pandemia: uma perspectiva pela Ética do Cuidado e do Jornalismo para a Paz
Autoria: Priscila Sanches
.
.

GT 6 – Comunicação, Inovação e Tecnologias

.
Sessão 1

Inovação, digital, valores e relacionamentos: quais variáveis mais afetarão as estratégias de comunicação organizacional nos próximos anos
Autoria: Sandro Pontes

Abordagem comunicação da inovação: uma discussão preliminar
Autoria: Karen Terossi

Relações Públicas e Literacia Midiática: intersecções e contribuições para inovação e atuação em ambiente digital
Autoria: Christiane Delmondes Versuti

Home Office e os ambientes comunicacionais: tensões entre a comunicação presencial e não-presencial no mundo do trabalho
Autoria: Vinicius Riqueto de Oliveira

O net-ativismo ameríndio brasileiro em período pandêmico
Autoria: Thiago Cardoso Franco

Metodologias de Desenvolvimento Ágil e sua aplicação nas empresas informativas
Autoria: Mayanna Estevanim

.
Sessão 2

WebRP: um estudo revisional
Autoria: Daiana Stasiak

Direcionamento da visibilidade nas mídias sociais a partir da estratégia de baralhamento
Autoria: Diego Wander Santos da Silva

Marcas influenciadoras digitais e sociais: comunicação, visibilidade e colaboração
Autoria: João Francisco Raposo e Carolina Frazon Terra

“Boulos radical!”: o uso de memes como estratégia de comunicação durante a campanha eleitoral de Guilherme Boulos
Autoria: Issaaf Karhawi

É simples! Tá na palma da mão: o solucionismo tecnológico de problemas complexos através do App “Meu Vereador”
Autoria: Laura Nayara Pimenta

.
Sessão 3

A estratégia de interação organizacional da Fórmula 1 em tempos de covid-19
Autoria: Guilherme Pedrosa Quintela

Narrativa transmidiática no BBB20: o caso de Bianca Andrade
Autoria: Issaaf Karhawi

Relacionamento por mídias sociais: práticas de instituições públicas de pesquisa agropecuária do Mercosul
Autoria: Andrea Fernanda Lyvio Vilardo

Projetos de comunicação nas mídias sociais: uma abordagem para assessorias de finanças pessoais
Autoria: Carlos Affonso Sartore Salles

Redes sociais na comunicação organizacional de uma Universidade Federal
Autoria: Gabriela Santos Dayrell Ferreira

As cerimônias de formaturas universitárias no contexto das mídias sociais digitais
Autoria: Michele Nakazato
.
.

GT 7 – Comunicação, ensino e estratégias docentes

.
Sessão 1 – Teorias, metodologias e atuações organizações

Os agendamentos midiáticos nas relações organizacionais internas sob a ótica dos Estudos Culturais e da Estética da Recepção
Autoria: Ana Beatriz Grandini Casali da Silva

Relações Públicas Educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações
Autoria: Fernanda Terezinha de Almeida

A invisibilidade da Teoria da Função Política nas produções acadêmicas de Relações Públicas
Autoria: Marcelo de Barros Tavares

Percurso Acadêmico de Egressos de Relações Públicas em histórias de vida e formação
Autoria: Juliane Martins

Relações Públicas e Administração: uma proposta ensino-aprendizagem entre os estudantes da graduação por meio de metodologias ativas
Autoria: Paula Franceschelli de Aguiar Barros

Metodologia para o Estudo do Trabalho em Agências de Comunicação
Autoria: João Augusto Moliani

Assessorias de Comunicação, Assessorias de Imprensa e Agências de Publicidade do Vale do Itajaí: o que elas têm em comum?
Autoria: Julia Cristina Borges

.
Sessão 2 – Docentes, discentes e experiências na pandemia

Pós-Graduação no Brasil: uma visão sobre programas de Comunicação, instituições de ensino e o perfil docente
Bruno César Silva

Formação e atuação docente: o cenário de Relações Públicas nas regiões Norte e Nordeste
Autoria: Marcelo Pereira da Silva

“Optei por Relações Públicas para fugir dos números”: reflexos da atitude receosa de estudantes e profissionais frente aos dados quantitativos
Autoria: Karina Ferrara Barros

Experiências acadêmicas em tempos de isolamento social: ações para tentar minimizar a evasão discente
Autoria: Fernanda Sagrilo Andres

Projetos de Extensão – Estudo na Área de Gestão e Negócios em Tempos de Pandemia – COVID 19
Autoria: Viviane Chunques Gervasoni

Ensino e Estratégias na Universidade Privada em tempos de pandemia
Autoria: Tonny Robert Martins da Costa
.
.

Espaço Graduação

(As sessões do Espaço Graduação são unificadas entre o EG 1 e EG 2, de acordo com a temática dos trabalhos)

.
Sessão 1 – Comunicação Corporativa e Mundo do Trabalho

As contribuições das relações públicas para os programas de compliance: reflexões sobre possibilidades
Autoria: Nathalia Paloschi Lima

Relações de trabalho e afeto: as afecções da precarização do trabalho no gênero feminino
Autoria: Maria Clara de Sousa Caju

A contribuição da comunicação interna para os médicos que trabalham com pacientes em fase terminal: uma análise da logoterapia
Autoria: Neylana Candido de Oliveira

A contribuição das relações públicas no desenvolvimento da comunicação e liderença corporativa nas empresas
Autoria: Bianca Cavani

Virtualização de canais na comunicação na pandemia: desafios de gestão interna do projeto Biblioteca Falada
Autoria: Guilherme Ferreira de Oliveira

Opinião Pública Institucional: uma campanha de divulgação da Comissão Própria de Avaliação – Unisinos
Autoria: Gabriel dos Santos Spengler Domingues

Comparativo e análise dos sites de relacionamento com investidores de duas empresas listadas na Bolsa de Valores – B3
Autoria: Lucas Oliveira Freitas

.
Sessão 2 – Comunicação comunitária, diversidade e inclusão

Idade no discurso de diversidade: papel das relações públicas no combate ao ageísmo e na promoção da intergeracionalidade nas organizações
Autoria: Nathália Fernandes Vicentin

Estética negra: cabelo crespo e o lugar da mulher negra na sociedade
Autoria: Ana Cristina Guerra Bastos

Diversidade e inclusão de pessoas negras nas organizações: desafios na perspectiva da comunicação com os empregados
Autoria: Andressa Tassinari Alves

Comunicação comunitária em periferias de Alagoas: olhar solidária em meio à pandemia do Covid-19
Autoria: Jamerson dos Santos Farias Soares

Extensão e artesanato no Jequitinhonha em tempos de pandemia: estratégias e ações do Suporte de Comunicação do Programa Polo Jequitinhonha
Autoria: Bárbara Paixão de Alencar

A extensão universitária como propulsora de mobilizações sociais no contexto da pandemia
Autoria: Gabriela Meireles

.
Sessão 3 – Comunicação pública e cidadania

Acessibilidade Digital das Universidades Federais Brasileiras: uma perspectiva das relações públicas
Autoria: Cecília Nunes de Sá

A representação da masculinidade frágil nas mídias sociais: Análise do perfil de Dan Bilzerian no Instagram
Autoria: Leítica Helena Takeno Camargo

Transcomunicação: net-ativismo e poder da comunicação na conquista de direitos
Autoria: Gabriel Augusto Cordeiro Silva

Reposicionamento das organizações juvenis de esquerda em ambiências virtuais no período pós-2013: o caso da União da Juventude Socialista (UJS)
Autoria: Maria Júlia Ferreira Sousa

Vem com Bumbumtantan: a crise da desinformação e a comunicação do Instituto Butantan durante a pandemia de covid-19
Autoria: Gabriela dos Santos Franco

As interfaces da comunicação pública no gerenciamento de crise: a pandemia do novo coronavírus no Brasil
Autoria: Mayra Dias da Silva

A opinião pública no centro de tudo: uma análise da série Bandidos na TV
Autoria: Henrique Caixeta Moreira

Análise do discurso institucional do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) referente à amamentação
Autoria: Aline Dias Rodrigues

.
Sessão 4 – Virtualidade e Redes de Comunicação

Influenciadores digitais: possibilidades de atuação e promoção para relações-públicas
Autoria: Andressa Silva Rodrigues

A cultura do cancelamento sob o olhar das Relações Públicas
Autoria: Letícia Palma Vianna Watanabe

Estratégia de comunicação de crise nas redes sociais frente ao perfil consumidor vegano
Autoria: Taline Dall’Agnol

De bar em bar: as redes sociais digitais como mediadoras entre clientes e bares em Belo Horizonte
Autoria: Viviane da Silva

A ANVISA no Facebook em tempos de pandemia
Autoria: Jessica dos Santos Cruz

O papel do profissional de relações públicas no relacionamento dos influenciadores digitais de Diabetes Mellitus com os seus diversos públicos
Autoria: Nathália Noschese

Organizações nas Redes Sociais: capacitação em recurso de acessibilidade visual
Autoria: Barbara Viotto do Carmo

.
Sessão 5 – Relações Públicas, Perspectivas e Inovação

A midiatização como estratégia de comunicação e modelo de negócio da empresa FitDance
Autoria: Natália Martins Jacobina Vieira

Literatura LGBT no Mercado Editorial Independente Brasileiro: aspectos históricos e percepções organizacionais
Autoria: Nayane Victória Moreira

Mapeamento das tendências de inovação em Relações Públicas: análise do GT Comunicação, Inovação e tecnologias da Abrapcorp
Autoria: Beatriz de Souza Nunes

Mapeamento de estratégias de gestão, relacionamento e branding adotadas pelas marcas durante a pandemia de Covid-19
Autoria: Natália Paszinski de Almeida

Os líderes da nova escola de relações públicas: papéis efetivos
Autoria: Nilson Marley Germano da Costa

Comportamento do consumidor durante a pandemia da Covid-19
Autoria: Mariana Peres SantAna

Evento Odisseia
Autoria: Erik de Moura Pereira

A memória dos 50 anos do Festival Woodstock: edições comemorativas em veículos de comunicação brasileiros
Autoria: Marina Salaberri Carbonell

.
Sessão 6 – Relações Públicas e Estratégias de Negócios

Assessorias de Comunicação, Assessorias de Imprensa e Agências de Publicidade no Vale do Itajaí: o que elas têm em comum?
Autoria: Julia Cristina Borges

A função estratégica da atividade de relações públicas nas startups brasileiras
Autoria: João Gabriel dos Santos Giacon

Relações públicas e o mercado de controle de pragas – análise da comunicação da empresa SmartControl com seus clientes
Autoria: Yanara Silva Baltazar

Media Day como estratégia de assessoria de comunicação para o lançamento de motocicletas
Autoria: Guilherme Augusto de Souza

Quem são os relações-públicas que atuam no campo do Branding? Uma análise do perfil profissional
Autoria: Felipe Ziembowicz Schreiner

Mobilidade sem limites: a relação do consumidor da geração Z com as tecnologias emergentes de transporte
Autoria: Emanuel Ferreira Lago

Planejamento de Comunicação integrada para a Sociedade Recreativa Cultural Escola de Samba Primeira da Cidade Líder
Autoria: Andressa Rodrigues da Silva