Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

V Colóquio Acadêmico da Abrapcorp

Compartilhe:

O V Colóquio Acadêmico da Abrapcorp, coordenado pela Prof. Dra. Maria Aparecida Ferrari (USP) e Prof. Dra. Juliane Martins (UFPR), será realizado nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2023, em formato remoto.

Em sua quinta edição, o Colóquio visa estabelecer um espaço único capaz de manter a comunidade de docentes e coordenadores dos cursos de Relações Públicas e Comunicação Organizacional do Brasil atualizada e qualificada a respeito de temas essenciais para a formação de jovens profissionais e pesquisadores, refletindo sobre o cenário educacional contemporâneo e o processo ensino-aprendizado.

Neste ano, o V Colóquio Acadêmico traz como tema a “Curricularização da Extensão“, com o objetivo de ouvir especialistas e docentes sobre as atividades de extensão que estão sendo propostas em atendimento à Resolução do Conselho Nacional de Educação. 

As inscrições para o evento vão até dia 16/10/2023 e sócios Abrapcorp com anuidade 2023 quitada poderão participar de forma gratuita. Para os demais interessados, a taxa é de R$ 50.

Docentes da área estão convidados a submeterem Relatos de Experiências Docente (REDs) até 25/09/2023 (Data prorrogada). Informações sobre as diretrizes de formato, elaboração e avaliação dos REDs estão disponíveis na página do evento, acessando: https://www.even3.com.br/v-coloquio-abrapcorp

Confira a programação:

Tema: “Curricularização da Extensão”


17/10 | terça-feira | 14h


Palestra: dra. Maria das Dores Pimentel Nogueira

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, foi Pró-Reitora Adjunta de Extensão da UFMG entre 2002-2006 e 2010-2014 e coordenou o Programa de Interiorização/Extensão da Universidade Federal do Pará entre 1987 e 1991. É fundadora e coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale de Jequitinhonha, criado em 1996, e atuou como coordenadora da Superintendência de Interiorização da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Foi uma das responsáveis pela redação final da Política Nacional de Extensão Universitária e possui ampla experiência acerca de Extensão Universitária no Brasil e na América Latina, avaliação de extensão, flexibilização curricular e políticas institucionais de educação e cultura.  

 

Moderadora: profa. dra. Margarida Maria Krohling Kunsch

Professora emérita e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente é professora sênior do Programa de Pós-Graduação da ECA-USP. Autora e organizadora de mais de 44 obras. Foi fundadora, presidente e atualmente membro do conselho da Abrapcorp (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas). Participa das principais entidades de comunicação do país e da América Latina (Intercom, Alaic, Socicom e Assibercom. Na Pró-reitoria de Cultura e Extensão foi responsável pela implementação de programas de extensão na USP.


Painel: “Extensão em cursos de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional” 


Márcio Simeone Henriques

Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, líder do Grupo de Pesquisa em Instituições, Públicos e Experiências Coletivas – IPÊ e membro da Rede de Estudos em Comunicação, Organizações e Públicos na Perspectiva da Complexidade – Hologramas.

A curricularização da extensão como forma de agregar valor ao curso: a experiência da Faculdade de Relações Públicas da PUC Campinas


Cristina Micaroni Hilkner Altieri
Diretora da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas. Profissional de comunicação e marketing, com atuação em multinacionais e em empresas de pequeno porte há mais de 20 anos. Docente nos cursos de Comunicação desde 2004. Graduada em Relações Públicas, é especialista em Gestão de Pessoas e mestre em Ciências da Religião, elaborou todos os projetos com base na comunicação dialogando com os outros campos de conhecimento.

Maura Padula

Doutora em Ciência da Comunicação e mestre em Administração/Marketing, é graduada em Relações Públicas. Atuou como gestora de comunicação e marketing em grandes organizações e é docente nos cursos de Comunicação da PUC-Campinas desde 2001. Já atuou como diretora adjunta do Centro de Linguagem e Comunicação (atual Escola de Linguagem e Comunicação) e diretora da Faculdade de Relações Públicas da PUC-Campinas; hoje coordena o curso de pós-graduação/especialização em Comunicação Corporativa.


Lançamento do e-book “Colóquios Acadêmicos Abrapcorp: Conectando Experiências Docentes – 2019 a 2021”


18/10 | quarta-feira | 14h

Apresentações e discussões dos REDs. 

Caso haja um número grande de submissões dos relatos, continuamos as apresentações em 19 de outubro, quinta-feira, no mesmo horário.