Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Vanessa Negrini lança livro sobre comunicação organizacional

Compartilhe:

O livro Comunicação Organizacional em Entidades Representativas de Classe, de autoria de Vanessa Negrini,  é indicado a quem deseja compreender melhor o fenômeno da comunicação no contexto das organizações ou conhecer mais sobre a cultura organizacional dos delegados de Polícia Federal, categoria que serviu de base para o estudo de caso da obra. Ao longo de quase dois anos de trabalho, foram analisados mais de 500 documentos históricos e realizadas dezenas de entrevistas para balizar a pesquisa.

Nos capítulos introdutórios, a autora realiza uma revisão bibliográfica e histórica para compreensão dos temas comunicação organizacional e associativismo. Faz, ainda, uma análise dos desafios encontrados para consolidação do primeiro curso de graduação em Comunicação Organizacional do Brasil, na Universidade de Brasília. Em seguida, empreende um mergulho na cultura da ADPF e dos delegados de polícia federal. A trajetória desta organização permite vislumbrar a evolução da comunicação organizacional e do sindicalismo no país, ao longo das últimas quatro décadas.

A obra é apresentada pela doutora em Comunicação, Janara Sousa, professora titular da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Segundo ela, o livro “é fundamental para compreender não só a comunicação e as organizações classistas, mas, sobretudo, para conhecer melhor o Brasil a partir da dinâmica das suas organizações”. Para a professora, este trabalho “fortalece um debate quase esquecido na Academia” e “desperta o desejo de compreender melhor os meandros dessa comunicação que foi ganhando um importante papel político dentre das associações de classe”.

A autora destaca que o livro presta uma homenagem aos professores de Comunicação Organizacional, que assumiram o desafio de consolidar o novo curso com a participação efetiva dos alunos, dentro do mais autêntico espírito da “pedagogia da autonomia”, defendida pelo educador Paulo Freire.

Comunicação Organizacional em Entidades Representativas de Classe

Autora: Vanessa Negrini

Editora Baraúna, 2014, 336 páginas