Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

XIV CONGRESSO ABRAPCORP – Sessões Grupos de Trabalho

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Sessões Grupos de Trabalho

Grupo de Trabalho 1 – Comunicação, ética e alteridades em processos relacionais de subjetivação e conflitos no ambiente organizacional

GT1 – Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 17:00

GT1 – Sessão 2 – 30/09 – 14:00 às 17:00

Grupo de Trabalho 2 – Comunicação, consumo e organizações

GT2 – Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 17:00 (Consumo, fidelização e memória)

GT2 – Sessão 2 – 30/09 – 14:00 às 17:00 (Inovação, consumo e organizações)

GT2 – Sessão 3 – 01/10 – 14:00 às 17:00 (Midiatização, consumo e sentidos)

Grupo de Trabalho 3 – Discursos, identidades e relações de poder

GT3 – Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 18:00
GT3 – Sessão 2 – 30/09 – 14:00 às 18:00

GT3 – Sessão 3 – 01/10 – 14:00 às 18:00

Grupo de Trabalho 4 – Relações Públicas, política e sociedade

GT4 – Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 17:00

GT4 – Sessão 2 – 30/09 – 14:00 às 17:00

GT4 – Sessão 3 – 01/10 – 14:00 às 17:00

Grupo de Trabalho 5 – Comunicação intercultural e interseccionalidade

GT5 – Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 17:00

GT5 – Sessão 2 – 30/09 – 14:00 às 17:00

GT5 – Sessão 3 – 01/10 – 14:00 às 17:00

Grupo de Trabalho 6 – Comunicação digital, inovação e tecnologias

GT6 – Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 17:00

GT6 – Sessão 2 – 29/09 – 14:00 às 17:00

GT6 – Sessão 3 – 30/09 – 14:00 às 17:00

GT6 – Sessão 4 – 01/10 – 14:00 às 17:00

Grupo de Trabalho 7 – Teorias, metodologias e práticas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional

GT7 – Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 18:00

GT7 – Sessão 2 – 30/09 – 14:00 às 18:00

GT1 – Comunicação, ética e alteridades em processos relacionais de subjetivação e conflitos no ambiente organizacional

Coordenação: Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Vice-coordenação: Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (Universidade Federal de Minas Gerais)

Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 17:00

Colaboradores Desconectados e os Desafios da Comunicação Interna nas Fábricas

Nayara Medeiros de Brito (Universidade de São Paulo)

Interações face a face em uma organização em processo de mudança: a comunicação tentativa e as dinâmicas dos dispositivos interacionais

Ana Paula Rodrigues dos Santos (Faculdade Cásper Líbero)

Investigação Apreciativa como possibilidade de diálogo no contexto interno das organizações

Fernando Carara Lemos (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Clausa Maria Andrade Scroferneker (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Rosângela Florczak de Oliveira (Escola Superior de Propaganda e Marketing – Rio Grande do Sul)

Trabalho, Desempenho e Burnout: O Homo digitalis na Sociedade da Informação

Vinícius Lauriano Ferreira (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

‘Desligue Tudo’: Como a Slow Communication pode impulsionar o trabalho da comunicação organizacional

Ana Maria Dantas de Maio (Embrapa Pecuária Sudeste)

Discurso empreendedor e os sentidos do trabalho informal na comunicação de uma marca de cosméticos: um olhar crítico sobre a comunicação institucional da Avon

Emanuelle Rodrigues (Universidade Federal de Pernambuco)

As Relações de Trabalho na Paraíba: Uma Abordagem Para a Pesquisa em Relações Públicas

Caroline Delevati Colpo (Universidade Federal da Paraíba); Messiana Leítica Alves do Nascimento (Universidade Federal da Paraíba); Heloísa Bárbara Oliveira da Silva (Universidade Federal da Paraíba); Yan Anderson Borges de Souza (Universidade Federal da Paraíba)

Sessão 2 – 30/09 – 14:00 às 17:00

A ancoragem dos valores organizacionais nos relacionamentos corporativos

Daniella Pereira de Deus (Faculdade Sul-Americana); Taynnara Rodrigues de Oliveira (Universidade Federal de Goiás) ; Thiago Cardoso Franco (Universidade Federal do Amazonas)

O olhar da comunicação sobre o fenômeno do comprometimento organizacional: reflexões e oportunidades

Denise Pragana Videira (Universidade de São Paulo)

Códigos Éticos em Relações Públicas: Deveres Inconciliáveis e Identidade Profissional Fragilizada

Agatha Camargo Paraventi (Faculdade Cásper Líbero)

“Dando corpo” à inovação nas organizações: reflexões a partir da comunicação

Tainah Schuindt Ferrari Veras (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Sala De Roteiristas e As Características De Um Ambiente Criativo: Apontamentos Preliminares

Ana Heloiza Vita Pessotto (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Juliano Maurício de Carvalho (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”).

Quem organiza uma organização pública? O Carnaval de Belo Horizonte e uma nova compreensão sobre confrontos discursivos entre comunidades políticas

Amanda dos Santos Rodrigues (Universidade Federal de Minas Gerais)

Discursos contraditórios e Percepções Distorcidas: Uma Análise do Processo de Comunicação de Risco no Caso Shell/Basf

Milene Rocha Lourenco (Universidade Federal da Integração Latino Americana); Marlene Regina Marchiori (Universidade Estadual de Londrina); Michele de Oliveira Jimenez (Universidade Federal da Integração Latino Americana)

GT2 – Comunicação, consumo e organizações

Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Vice-coordenação: Profa. Dra. Mônica Fort (Universidade Tuiuti do Paraná)

Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 17:00 – Consumo, fidelização e memória

Museu Nacional, a fênix: a comunicação organizacional em prol da reconstrução de histórias e memórias

Alessandra de Figueredo Porto (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / IBMEC Rio de Janeiro); Márcio Cardoso de Faria Martins (Trevo Soluçõesm em Comunicação)

Eventos de música: Da comunicação aos espaços de consumo e experiência na cidade

Cristiana Martins de Matos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Comunicação, reputação e afetividade em microempresas: a marca Bambu Bar na opinião do consumidor maranhense – Pesquisa quali-quantitativa

Gleicilene Pereira Setubal (Universidade Federal do Maranhão); Marcelo Pereira da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

A Comunicação do Bauru Basket Team: Relacionamento com Públicos de Todas As Gerações

Tatiana Cristina Molini (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Lucilene dos Santos Gonzales (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Nostalgia, aprendizado e confraternização: estratégias de experiência do torcedor no espaço de memória do Clube de Regatas do Flamengo (Fla Memória)

Rafael Cuba Mancebo (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); Alessandra Mello da Costa (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) , Flávia Barroso de Mello (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) , Luís Alexandre Grubits de Paula (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

“A Cosan sonha e corre atrás”: A cultura da corrida incorporada na Cultura Organizacional

Tatiana Couto (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Rio, Cidade Portuária: cultura de rua, consumo e vivência do litoral carioca a partir das docas

Victor Belar (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Sessão 2 – 30/09 – 14:00 às 17:00 – Inovação, consumo e organizações

Por uma Teorização do Consumo Cultural das Marcas

Jonas Santos Nogueira (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo)

A Organização Como Comunicação e a Importância do Consumo para a Inovatividade

José Ricardo Manini (Universidade Estadual de Campinas); Ruy Quadros (Universidade Estadual de Campinas)

Moda e Consumo Consciente: Uma análise sobre os discursos das campanhas Fashion Revolution no Brasil

Isabella Filipini Mendes (Universidade Tuiuti do Paraná); Bruna Marrocos Slongo (Universidade Tuiuti do Paraná)

Consumo de moda sustentável na cidade do Rio de janeiro: um estudo de caso sobre o evento Melissa 40 anos

Ana Clara Camardella Mello (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Jéssica Baptista dos Santos Ventura (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Do Crespo ao Cacheado: Identidade, Consumo e Afetividade No Mercado para Cabelos Naturais em São Luís – MA

Ana Karolina Nascimento dos Santos (Universidade Federal do Maranhão); Fernanda Rego Silva (Universidade Federal do Maranhão); Francisco Vinicius de Lima Menezes (Universidade Federal do Maranhão); Vitor Hugo Guimarães Lindoso (Universidade Federal do Maranhão); Marcelo Pereira da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)

Preconceito à flor da pele: os ataques de ódio às publicidades de O Boticário e Natura nas mídias sociais

Jorgiana Melo de Aguiar Brennand (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / IBMEC Rio de Janeiro)

Narrativas Femininas na Publicidade: o Femvertising

Tatiana Antinarelli Hees (Faculdades Integradas Hélio Alonso); Maria Helena Carmo (Faculdades Integradas Hélio Alonso)

Sessão 3 – 01/10 – 14:00 às 17:00 – Midiatização, consumo e sentidos

Memórias de uma cidade militarizada: a Vila Kennedy nas páginas do O Globo

Igor Lacerda (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

A Produção da Cidade Olímpica: das Narrativas Oficiais

Ana Teresa Gotardo (Universidade Federal Fluminense / Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Práticas comunicacionais na media life: como se dá o relacionamento entre assessores de comunicação e jornalistas da cidade de Curitiba no contexto da midiatização

Raphael Moroz Teixeira (Universidade Tuiuti do Paraná); Mônica Cristine Fort (Universidade Tuiuti do Paraná)

O papel da comunicação do CPB no crescimento da cobertura midiática sobre esporte paralímpico no Brasil

Paula Monteiro da Veiga Cabral (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro); Luciana Pereira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Rio Media Center: comunicação e produção de sentidos sobre a Cidade Olímpica

Adriana Guimaraes Moreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Visibilidade e Influência nas Redes de Hiperconexão Digital: Uma Perspectiva Sobre a Influência da Publicidade de Marcas na Formação da Agenda Pública

Daniel Dubosselard Zimmermann (Faculdade Cásper Líbero / Universidade de São Paulo); Karla de Melo Alves Meira (Universidade de São Paulo)

Entre o Like e a Matrícula: o Comportamento do Consumidor Digital e as Estratégias Mercadológicas na Educação Superior Privada

Nathalia Cristina Ramos Araújo e Silva (Universidade Federal do Maranhão / UNDB Centro Universitário); Marcelo Pereira da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); Pablo Ricardo Monteiro Dias (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” / Universidade Federal do Maranhão / UNDB Centro Universitário)

GT3 – Discursos, identidades e relações de poder

Coordenação: Prof. Dr. Rudimar Baldissera (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Vice-coordenação: Prof. Dr. Rennan Mafra (Universidade Federal de Viçosa)

Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 18:00

 Diálogos, discursos e mineração

Embates, dissidências e sistemas de controle: arranjos discursivos do diálogo mobilizados pela Fundação Renova como estratégia comunicacional

Lara Lucienne Dornas Amaral (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Estratégias discursivas, poder e imagem organizacional: o caso da Samarco e o Desastre de Mariana

Juliene Silva Vilela (Universidade Federal de Minas Gerais)

A crise e as organizações: a imagem da Vale no Jornal Nacional durante a pandemia do coronavírus

Júlia de Almeida Aguiar (Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Organizações públicas, discursos e mídias

Estratégias de visibilidade e relacionamento com a mídia: relato de uma pesquisa em curso sobre a comunicação das universidades públicas portuguesas

Daiane Scheid (Universidade Federal de Santa Maria / Universidade do Minho); Teresa Ruão (Universidade do Minho)

IF Baiano em Teixeira de Freitas, Bahia: oito anos sem Emarc e uma imagem desconhecida sobre o que é um Instituto Federal

Valéria dos Santos Nascimento (Instituto Federal Baiano)

As Relações Públicas na gestão pública: cercamento de sentidos

Elisangela Carlosso Machado Mortari (Universidade Federal de Santa Maria); Alexandra Ribeiro (Universidade Federal de Santa Maria)

Modos de objetivação da mídia e de subjetivação do leitor em discursos midiáticos autorreferencias

Lutiana Casaroli (Universidade Federal de Goiás)

Sessão 2 – 30/09 – 14:00 às 18:00

Linguagem, bibliotecas e museus

Aspectos da Multimodalidade Discursiva no Âmbito da Comunicação Organizacional, Linguagem, Sociedade e a Dimensão dos Discursos na Gestão Estratégica

Adrielle Peres Ayres (USP);

A Abertura da Biblioteca Agamenon Magalhães ao Público Externo e o Impasse Epistemológico entre as Concepções de Usuário (Ciência da Informação) e de Público (Ciência da Comunicação).

Déborah Lins e Nóbrega (Universidade Católica de Brasília); Robson Dias (Universidade Católica de Brasília)

Comunicação Organizacional materializada em museus de Porto Alegre/RS

Nicole Sberse Morás (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Rudimar Baldissera (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Política, cultura e metadiscursos

Melhor Já Ir Interpretando: Bolsonaro e ofertas de si em vídeos da campanha presidencial de 2018

Jaynan Borges Aranda (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

O “tsunami azul” num “oceano rosa”: a entrada da Netflix na MPA

Márcio Rodrigo Ribeiro (Escola Superior de Propaganda e Marketing / Faculdade Cásper Líbero)

O conceito de marca lugar nos congressos da ABRAPCORP. transversalidade entre comunicação estratégica, turismo e cidadania

Mariana Pinto Miranda (Universidade Federal da Bahia); Adriano de Oliveira Sampaio (Universidade Federal da Bahia)

Sessão 3 – 01/10 – 14:00 às 18:00

Feminismos, discursos e trabalho

Mulher-Mãe com Leite e Mulher-Mãe Seca: Vozes e Silêncios nas Campanhas de Aleitamento Materno

Amanda Braga Silveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Rudimar Baldissera (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Mulheres no poder: Barreiras e desafios para a visibilidade feminina nas organizações

Kely Cristina Mendonça Couto (Universidade Federal do Mato Grosso)

Lógica Neoliberal e as Mães Empreendedoras: Uma Perspectiva comunicacional Sobre os Sentidos do Empreendedorismo Feminino

Taynara Ferrarezi de Carvalho (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Maria Eugenia Porem (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

A Realidade do Trabalho dos Comunicadores em Tempos de Pandemia: Contextos Organizacionais

Daniela Ferreira de Oliveira (Universidade de São Paulo); João Augusto Moliani (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Camila Acosta Camargo (FMU FIAM-FAAM Centro Universitário)

Ativismo e cancelamentos

Vozes do ativismo para o autismo e a deficiência intelectual no Brasil

Patricia Carla Goncalves Salvatori (Universidade de São Paulo / Faculdade Cásper Líbero); Luiz Alberto Beserra de Farias (Universidade de São Paulo / Universidade Metodista de São Paulo)

Extrapolando o juízo: notas para uma cartografia dos boicotes e execrações virtuais como exercício de poder para indivíduos e organizações

José Luiz dos Santos Filho (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Luiza Rosângela da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Margareth Pederneiras da Costa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

GT4 – Relações Públicas, Política e Sociedade

Coordenação: Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques (Universidade Federal de Minas Gerais)

Vice-coordenação: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (Universidade Federal de Minas Gerais)

Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 17:00

Comunicação pública entre o consenso e o antagonismo dos discursos sobre aquecimento global. O impacto para políticas públicas de sustentabilidade

Maria José da Costa Oliveira (Grupo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política); Heloiza Matos e Nobre (Universidade de São Paulo); Ronaldo Barbosa (Universidade Estadual de Campinas)

Comunicação pública e riscos climáticos: quatro dimensões estratégicas para interação com comunidades em áreas de vulnerabilidade climática

Cora Catalina Gaete Quinteros (Universidade de São Paulo)

Apelos para Desmobilização e Disputas por Legitimidade na Controvérsia das Queimadas na Amazônia

Alana Nogueira Volpato (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Caroline Kraus Luvizotto (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) ; Mariana Alarcon Datrino (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Comunicação Pública e a Morte de Abelhas por Agrotóxicos

Andrea Fernanda Lyvio Vilardo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Karla Maria Müller (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

A Percepção dos Núcleos de Comunicação de Universidades Públicas quanto à Divulgação Científica na Mídia

Inara Regina Batista da Costa (Universidade Federal do Amazonas); Rafael Sbeghen Hoff (Universidade Federal do Amazonas)

Sessão 2 – 30/09 – 14:00 às 17:00

Diversidade na escola, no trabalho, na Bagaceira, na vida: a história de Luísa e a mobilização pela sociedade inclusiva

Rafaela Pereira Lima (Universidade Federal de Minas Gerais / Associação Imagem Comunitária); Luísa de Souza Rocha Camargos (Associação Imagem Comunitária); Emanuela de Avelar São Pedro (Associação Imagem Comunitária); Karla Patrícia Vital Damiani (Associação Imagem Comunitária)

Comunicação Pública e Políticas Públicas: as percepções da população LGBT de Porto Alegre/RS sobre duas políticas públicas do município

Sérgio Gabriel Fajardo da Silva Neto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Cristine Kaufmann (Universidade Feevale)

Interagentes por um Enfrentamento à Exploração Sexual Infantojuvenil em Itaobim-MG

Laura Nayara Pimenta (Universidade Federal de Minas Gerais)

Mobilização Social e Comunicação Online: A Abordagem da ONU Brasil sobre a Agenda 2030 no Facebook

Carla Negrim Fernandes de Paiva ( Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Caroline Kraus Luvizotto (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Mar de Lama, Ondas de Boatos: Especulação e Estereotipia na Cadeia Rumorosa Pós Rompimento de Barragem em Brumadinho, MG.

Iasminny Thábata Sousa Cruz (Universidade Federal de Minas Gerais)

Sessão 3 – 01/10 – 14:00 às 17:00

A Lei de Acesso à Informação e as relações com a comunicação: um olhar sobre a Marinha do Brasil

Valquíria de Lima Rodrigues (Universidade de Brasília); Elen Cristina Geraldes (Universidade de Brasília)

Diante da lei: bastidores do processo de advocacy no Congresso Nacional

Rachel De Rosso Buzzoni (Universidade de Sâo Paulo)

Esfera Pública Hiperconectada Como Lócus de Interconexão Entre Governo e Cidadão. Uma análise da rede social do Presidente Jair Messias Bolsonaro.

Eva Arantes Ribeiro (Universidade Federal de Goiás); Tiago Mainieri (Universidade Federal de Goiás)

Crise política e place branding: um estudo das campanhas do governo alemão

Christiane Schwenk Lagun (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); João Renato Benazzi (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

O Impacto Da Comunicação Organizacional Na Sociedade: Reflexões Iniciais A Partir Da Percepção De Gestores Em Agências De Comunicação Portuguesas

Mariana Carareto (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Roseane Andrelo (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Teresa Ruão (Universidade do Minho)

GT5 – Comunicação intercultural e interseccionalidade

Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (Universidade de São Paulo)

Vice-coordenação: Profa. Dra. Raquel Cabral (Universidade Estadual Paulista)

Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 17:00

Contribuições à reflexão sobre Interculturalidade a partir do conceito de Comunicação

Tayane Aidar Abib (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

O Jornalismo para a Paz como metodologia em coberturas de conflitos sociais

Diuan dos Santos Feltrin (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Da literatura ao cinema: reflexões sobre comunicação para a paz em “Me Chame pelo Seu Nome”

Alex Carolino Francisco (Universidade de São Paulo);

A Violência Estrutural e a Paz Negativa: O Silenciamento Da Questão Racial Na Comunicação Organizacional No Brasil

Sérgio Ricardo Gaspar (Centro Universitário da FEI)

Reflexões para a práxis: comunicação, políticas públicas e Interseccionalidade no combate à violência contra a mulher

Tamara de Souza Brandão Guaraldo (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Célia Retz Godoy dos Santos (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Daniele Mendes de Melo (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo); Alessandra de Andrade Lopes (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Relações Públicas e Igualdade de Gênero nas organizações: uma análise a partir do Prêmio Women’s Empowerment Principles

Sandra Milena Ortega Restrepo (Universidade de São Paulo)

Envelhecimento e preconceito nas organizações: a Comunicação para a Paz como uma via para o desenvolvimento de uma cultura intergeracional

Luciana da Silva Correa (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Universidade Aberta à Maturidade)

Sessão 2 – 30/09 – 14:00 às 17:00

Mulheres no Ambiente Empresarial: Reflexões Sobre a Dimensão Gênero do Programa Vivo Diversidade

Giuliana Nucci Carpoviki (Universidade de São Paulo)

Discurso de ódio relacionado a gênero: possibilidades de ações midiáticas para a promoção de uma cultura de paz

Deborah Cunha Teodoro (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Imbricações entre Cultura Organizacional e Relações Públicas

Bruno Pacheco Carramenha (FAAP)

Diversidade na Comunicação: As Percepções dos Colaboradores LGBTQI+ sobre as Campanhas Internas de Diversidade

Robson Oliveira dos Santos (Universidade de São Paulo)

Café Com Aroma de Homem: Uma Análise Sobre as Masculinidades e as Emoções em Campanhas de Café de Brasil e Costa Rica

Lisbeth Araya Jimenez (Universidade Federal de Rio de Janeiro / Universidade da Costa Rica); Carlos Humberto Ferreira Silva Júnior (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Organizações que “Chamam pra Dançar”: Reflexões sobre Comunicação nas Organizações e a Pessoa com Deficiência

Cassiana Caglioni (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Ana Beatriz Grandini Casali da Silva (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) ; Marina Dorigo (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) ; Nayla Brisoti Barbeta (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Sessão 3 – 01/10 – 14:00 às 17:00

O Que Se Fala Sobre Diversidade LGBT Na Produção Acadêmica Das Áreas De Comunicação Organizacional e Relações Públicas?

Ricardo Gonçalves de Sales (Universidade de São Paulo)

Inovação colaborativa aberta, cultura, comunicação e TICs: análise em empresas brasileiras e colombianas

Maria Aparecida Ferrari (Universidade de São Paulo); Ángela Sofia Preciado Hoyos (Universidad de La Sabana); Denise Pragana Videira (Universidade de São Paulo); Leila Gasparindo (Trama Comunicação)

O discurso sobre diversidade em relatórios de sustentabilidade de empresas do Polo Industrial de Manaus

Aline Ferreira Lira (Universidade Federal do Amazonas)

Estudos Culturais e Relações Públicas: uma Aproximação Político-Cultural

Juliane do Rocio Juski (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Análise da comunicação de um medicamento opioide sob a perspectiva da violência cultural

Jessica de Cássia Rossi (Centro Universitário Sagrado Coração)

Implantação de Políticas Públicas de Cultura de Paz por meio da criação do Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ)

Maurício Augusto de Souza Ruiz (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Grupo de Trabalho 6 – Comunicação digital, inovação e tecnologias

Coordenação: Profa. Dra. Carolina Terra (Faculdade Cásper Líbero e Universidade de São Paulo)

Vice-coordenação: Profa. Dra. Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (Universidade Federal do Maranhão)

Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 17:00

As organizações e seu relacionamento com a mídia em um contexto de expansão das mídias sociais

Ana Maria Teles (Universidade de Brasília)

Serviços telemáticos em instituições de ensino superior: uma experiência de gestão auto-organizada e intercultural

Angélica Aparecida Parreira Lemos Ruiz (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Divulgação Científica por Instituições de Ensino Superior: estratégias e práticas discursivas em redes sociais digitais

Pablo Ricardo Monteiro Dias (Universidade Federal do Maranhão / Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Osvando de Morais (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Romulo Fernando Lemos Gomes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão)

Comunicação e Construção de Relacionamento nas Mídias Sociais em Tempos de Pandemia da Covid-19: uma Análise da Universidade do Minho no Instagram

Kamila Mesquita (Universidade do Minho); Teresa Ruão (Universidade do Minho); João Gabriel Andrade (Universidade do Minho)

As ouvidorias ressignificadas como (im) possibilidade de/para diálogos virtuais: as agências reguladoras brasileiras em análise

Cleusa Maria Andrade Scroferneker (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Fernanda Luz Moraes (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Francielle Benett Falavigna (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Luciana Buksztejn Gomes(Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Sessão 2 – 29/09 – 14:00 às 17:00

Visibilidade e Reconhecimento na Era dos Dados

Sandro Pontes (Universidade de São Paulo)

Relações Públicas Educativas na Prevenção de Crises de Imagem em Redes Sociais Digitais: a possível construção de uma conduta em conjunto com o público interno

Fernanda Terezinha de Almeida (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Roseane Andrelo (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

O Acesso à Informação na Construção das Relações entre o Poder Público e a Sociedade

Greici Maria Zimmer (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Paulo Henrique Ferreira Nascimento (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

O impacto das tecnologias na comunicação interna das equipas de inovação: um trabalho de investigação-ação

Sônia Cristina Melo da Silva (Universidade do Minho); Teresa Ruão (Universidade do Minho); Sanda Marinho (Universidade do Minho)

Mapeamento de públicos no ecossistema de inovação brasileiro

Leila Gasparindo (Universidade de São Paulo); Sergio Risola (Universidade de São Paulo)

O Não-humano na comunicação e a busca por visibilidade no Google

Viviane Dutra Breyer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Sessão 3 – 30/09 – 14:00 às 17:00

Midiatização, Plataformização e Dataficação da Comunicação Organizacional. Apontamentos sobre a comunicação contemporânea no contexto das organizações

João Francisco Raposo (Universidade de São Paulo); Carolina Frazon Terra (Faculdade Cásper Líbero / Universidade de São Paulo)

Comunicação Pública e Midiatização – Tecnologias digitais e práticas comunicacionais de entes do Estado, Mercado e Sociedade Civil

Karita Emanuelle Ribeiro Sena (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Comunicação Organizacional e Midiatização: uma Análise das Redes Sociais da Universidade Federal de Goiás

Daiana Stasiak (Universidade Federal de Goiás); Vinícius de Paiva Costa (Universidade Federal de Goiás)

Midiatização da política: estudo das narrativas de campanha de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro no Facebook

Aline Cristina Camargo (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Reflexões sobre aplicativos colaborativos e as competências necessárias para seu uso crítico: um olhar para o Colab e o Poder do Voto

Renata Calonego (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Candice da Silva Quincoses (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Sessão 4 – 01/10 – 14:00 às 17:00

Podcast corporativo e seu uso estratégico para Comunicação Interna

Licia Silva Ribeiro (Universidade Federal de Ouro Preto); Nair Prata (Universidade Federal de Ouro Preto)

“Fake News”: Uma proposta online de Literacia

Caroline Garcia Cafeo (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Carlo José Napolitano (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Utilização do Instagram Stories nas Cinco Maiores Redes de Supermercados do Rio Grande do Sul

Valmiria Antonia Balbinot (Universidade de Passo Fundo / Universidade Federal de Santa Maria); Daiana Lenz (Universidade de Passo Fundo)

O Uso de Influenciadores Digitais como Estratégia de Popularização da Imagem das Corretoras de Valores: o Caso Nathália Arcuri

Mariela Costa Carvalho (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Angela Maria Grossi (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Amazônia Contra a Covid: uma pesquisa-ação em rede

Thiago Cardoso Franco (Universidade Federal do Amazonas); Daniella Pereira de Deus (Faculdade Sul-Americana); Taynnara Rodrigues de Oliveira (Universidade Federal de Goiás)

Grupo de Trabalho 7 – Teorias, metodologias e práticas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional

Coordenação: Prof. Dr. Esnél José Fagundes (Universidade Federal do Maranhão)

Vice-coordenação: Profa. Dra. Claudia Peixoto de Moura (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Sessão 1 – 29/09 – 14:00 às 17:00

Cursos de Relações Públicas no Brasil: revisão, reflexão e questionamento

Marcela Vouguinha Cunha (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Ivone de Lourdes Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Aplicação da Lógica Fuzzy nos campos da Comunicação Organizacional e Relações Públicas: Estudos Iniciais

Sandra Nunes Leite (Universidade Federal de Alagoas); Ana Beatriz Bezerra de Melo (Universidade Federal de Alagos; Pollyanna Karine da Silva Martins (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Alagoas)

O enfoque personalístico de Relações Públicas e a possível convergência com a educação humanista

Marcelo de Barros Tavares (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Bruno César Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Liliane Fraga da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Públicos em Relações Públicas: Uma Análise da Produção Acadêmica da Área

Manuella Noschang Lopes da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Ensino de Metodologia da pesquisa científica em Comunicação: apontamentos para um debate e reflexão

Maria Cristina Gobbi (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Sonia de Brito (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Tamara de Souza Brandão Guaraldo (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Mobilidade docente no ensino superior público: Um relato de experiência com o Edital Mobiu

Jaqueline Costa Castilho Moreira (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Comunicação Organizacional e a “árvore de derivação enunciativa”

Isaura Mourão (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Sessão 2 – 30/09 – 14:00 às 17:00

Disciplina de Comunicação Digital do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Diálogos Contínuos

Elisangela Lasta (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Ferramentas e software em abordagem quanti-qualitativa: investigando fluxos discursivos e índole comunicativa em mídias sociais

Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo (Universidade Federal do Maranhão); Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (Universidade Federal do Maranhão) ; Maria do Carmo Prazeres Silva (Universidade Federal do Maranhão)

A tecnologia interativa digital e o processo de aprendizado

Juliana de Araujo Cubas da Silva (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Célia Maria Retz Godoy dos Santos(Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Marcelo D’Alessandre Sanches (Etec “Jacinto Ferreira de Sá”); Ronaldo Garcia Almeida (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

O paradoxo do conhecimento: breve discussão sobre o ensino presencial e a distância

Ronaldo Garcia Almeida (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Célia Maria Retz Godoy dos Santos (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Juliana de Araujo Cubas da Silva (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Análise da utilização da comunicação digital pelos docentes do curso de relações públicas da Universidade Estadual de Londrina

Maristela Romagnole de Araujo Jurkevicz (Universidade Estadual de Londrina)

O ensino de Relações Públicas durante a pandemia: dificuldades e perspectivas

Karina Ferrara Barros (Universidade de São Paulo)

Aproximação entre formação e atuação profissional em comunicação no contexto das competências para egressos de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional

Juliane Martins (Universidade de São Paulo)