Comunicação, Organizações, Arte e Cultura
08 a 10 de maio de 2024 – Site do Evento: ciente.studio/abrapcorp2024
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba/PR
Chamada de Trabalhos e Regras de Submissão
- Informações Gerais do Evento
- Modalidades de submissão
- Comunicações Livres
- Painéis Coordenados
- Espaço Graduação
- Prêmio Abrapcorp de Teses, Dissertações e Monografias
- Valores de Inscrição
- Informações Gerais
O XVIII Congresso Abrapcorp, com a temática Comunicação, Organizações, Arte e Cultura, será realizado entre os dias 08 e 10 de maio de 2024, com programação pré-congresso nos dias 06 e 07 de maio de 2024. O evento será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no formato PRESENCIAL.
Todas as sessões de apresentação de trabalhos serão PRESENCIAIS. Todas as inscrições e submissões devem ser realizadas no site do evento:
Para submissão de trabalhos é necessário realizar a pré-inscrição no evento. O pagamento da taxa de inscrição não é obrigatório no momento da submissão, podendo ser realizada após divulgação dos trabalhos aceitos. Para que os artigos sejam apresentados no Congresso é necessário que ao menos um dos seus autores esteja efetivamente inscrito no evento. Certificados de apresentação serão enviados apenas para autores/as inscritos/as e presentes no evento.
Associados Abrapcorp com anuidade 2024 em dia terão gratuidade no XVIII Congresso Abrapcorp.
2. Modalidades de Submissão
O XVIII Congresso Abrapcorp contará com três modalidades de submissão de trabalhos: Comunicações Livres; Painéis Coordenados e Espaço Graduação.
As Comunicações Livres consistem em artigos, individuais ou com até cinco autores, que abordam temáticas relacionadas com Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Os artigos serão avaliados por até três pareceristas designados pela Comissão Científica do evento, e o processo será realizado no formato blind peer review. Após avaliação, artigos aprovados serão agrupados com outras submissões em uma Sessão Temática. Os autores dos artigos apresentados poderão escolher pela publicação ou não do trabalho nos anais do evento.
Os Painéis Coordenados são propostas de discussões aprofundadas sobre um tema, submetidas por um(a) pesquisador(a) doutor(a) e envolvendo contribuições de três ou quatro outros pesquisadores, de preferência de diferentes Instituições de Ensino Superior. As propostas de painéis serão avaliadas pela Comissão Científica do evento. As sessões dos painéis terão duração entre uma hora e meia e duas horas. Cada pesquisador de um Painel Coordenado deverá submeter um resumo expandido com sua contribuição.
O Espaço Graduação receberá artigos de discentes graduandos e recém-graduados, abarcando artigos baseados em monografias, pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, projetos de extensão, projetos laboratoriais e produções de disciplinas. Os artigos serão avaliados por até três pareceristas designados pela Comissão Científica do evento, e o processo será realizado no formato blind peer review. Após avaliação, artigos aprovados serão agrupados com outras submissões em uma Sessão Temática. Os autores dos artigos apresentados poderão escolher pela publicação ou não do trabalho nos anais do evento.
As propostas de Painéis Coordenados devem ser enviadas até o dia 26/02/2024, segundo o padrão discutido no presente documento.
As propostas de Comunicações Livres e Espaço Graduação devem ser enviadas até o dia 04/03/2024, segundo padrões discutidos no presente documento.
3. Comunicações Livres
As Comunicações Livres consistem em artigos, individuais ou com até cinco autores, que abordam temáticas relacionadas com Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Eles serão avaliados pela Comissão Científica do evento e, caso aprovados, serão agrupados com outras submissões em uma Sessão Temática e poderão ou não, a escolha dos autores, serem publicados nos anais do evento.
Cada pesquisador(a) poderá submeter, no máximo, três trabalhos, sendo um como autor(a) e dois como coautor(a).
Os artigos devem ser submetidos em português, seguindo o template do evento. Os limites estipulados pelo templatedevem ser respeitados – tamanho máximo do artigo de 17 páginas, incluindo resumo de 400 a 900 caracteres e entre três e cinco palavras-chave.
Os autores e coautores de trabalhos aprovados devem efetuar o pagamento de sua inscrição até o dia 15/04. Somente serão apresentados os trabalhos de autores com inscrição completa. Somente trabalhos apresentados no evento serão incluídos nos anais.
Os trabalhos serão avaliados de maneira cega (blind peer review) por até três pareceristas convidados. Os critérios de avaliação são: (a) delimitação e relevância do tema; (b) objetivos; (c) métodos e técnicas; (d) solidez teórica; (e) clareza textual; (f) respeito às normas ABNT e ao template solicitado; (g) resultados da pesquisa; (h) adequação das referências bibliográficas. Os trabalhos receberão nota de 0 a 10 de cada parecerista, e sua média final será utilizada para determinar sua eventual aprovação ou reprovação, levando em consideração o espaço físico e o número de Sessões Temáticas comportadas pelo evento.
No momento da submissão, os autores devem dar upload em DOIS ARQUIVOS – um sem autoria e outro com dados autorais completos.
4. Painéis Coordenados
Os Painéis Coordenados são propostas de discussões aprofundadas sobre um tema, submetidas por um(a) pesquisador(a) doutor(a) e envolvendo contribuições de três ou quatro outros pesquisadores, de preferência de diferentes Instituições de Ensino Superior. As propostas de painéis serão avaliadas pela Comissão Científica do evento. As sessões dos painéis terão duração entre uma hora e meia e duas horas. Cada pesquisador de um Painel Coordenado deverá submeter um resumo expandido com sua contribuição que poderá ou não ser publicado nos anais no evento.
Cada pesquisador pode participar, seja como proponente ou como pesquisador, em apenas uma proposta de Painel Coordenado. O proponente ou participante de um painel poderá submeter artigos na modalidade Comunicação Livre normalmente.
Os Painéis Coordenados devem ser submetidos por um(a) doutor(a) associado(a) da Abrapcorp, que será tratado como proponente. A submissão será realizada em dois estágios.
No primeiro, os proponentes devem enviar uma proposta de Painel, com as seguintes informações: a) título do Painel; b) ementa que apresente e justifique a pertinência do Painel (entre 2.000 e 4.000 caracteres, mais cinco palavras-chave e referências bibliográficas gerais); c) nomes de dois a quatro pesquisadores que irão discutir do tema no Painel para além do proponente.
A submissão inicial será avaliada pela Comissão Científica do evento segundo sua pertinência, solidez teórica, adequação dos pesquisadores e qualidade geral da proposta. A decisão sobre sua aprovação levará em consideração o número de painéis comportados pelo evento, assim como a diversidade temática e de IES abarcadas.
As propostas aprovadas passam por uma segunda etapa de submissão: cada pesquisador de um Painel aprovado deverá enviar, até o dia 08/04/2024, uma primeira versão de trabalho do artigo que apresentará no formato de resumo expandido entre 1.000 e 2.500 palavras.
5. Espaço Graduação
O Espaço Graduação recebe artigos de graduandos e recém-graduados (2022-2023).
Podem ser enviados artigos baseados em monografias, pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de cunho aplicado, projetos de extensão e projetos laboratoriais de aspecto teórico-prático, assim como produções decorrentes de disciplinas.
Cada aluno(a) pode enviar até três trabalhos para o Espaço Graduação, enquanto autores ou coautores. Não há limites no número de coautores em um mesmo trabalho no Espaço Graduação.
Professores(as) orientadores(as) do trabalho podem ser indicados como coautores.
Os artigos devem ser submetidos em português, seguindo o template do evento. Os limites estipulados pelo templatedevem ser respeitados – tamanho máximo do artigo de 15 páginas, incluindo resumo de 400 a 900 caracteres e entre três e cinco palavras-chave.
Os autores e coautores de trabalhos aprovados devem efetuar o pagamento de sua inscrição até o dia 15/04. Somente serão apresentados os trabalhos de autores com inscrição completa. Somente trabalhos apresentados no evento serão incluídos nos anais.
Os trabalhos serão avaliados de maneira cega (blind peer review) por até três pareceristas convidados. Os critérios de avaliação são: (a) delimitação e relevância do tema; (b) objetivos; (c) métodos e técnicas; (d) solidez teórica; (e) clareza textual; (f) respeito às normas ABNT e ao template solicitado; (g) resultados da pesquisa; (h) adequação das referências bibliográficas. Os trabalhos receberão nota de 0 a 10 de cada parecerista, e sua média final será utilizada para determinar sua eventual aprovação ou reprovação, levando em consideração o espaço físico e o número de Sessões do Espaço Graduação comportadas pelo evento.
No momento da submissão, os autores devem dar upload em DOIS ARQUIVOS – um sem autoria e outro com dados autorais completos.
6. Prêmio Abrapcorp de Teses, Dissertações e Monografias
I – Disposições Gerais
- Os Prêmios Abrapcorp de Teses, Dissertações e Monografias visam fomentar e dar visibilidade à produção científica de qualidade na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Brasil, estimulando o desenvolvimento de redes de pesquisa e potencializando a circulação do conhecimento na área.
- A premiação em 2024 considerará os trabalhos defendidos em Programas de Pós-Graduação da área de Comunicação no Brasil (no caso de Teses e Dissertações), e em cursos de Relações Públicas e Comunicação Organizacional em Instituições de Ensino Superior Brasileiras (no caso de Monografias), entre 01 de março de 2023 e 29 de fevereiro de 2024.
- São elegíveis os trabalhos defendidos no período determinado no item 2 e devidamente inscritas e submetidas à avaliação conforme dispostos na sessão II do presente regramento.
II – Inscrição e submissão de trabalhos
- Os trabalhos serão inscritos por seus autores e submetidos por meio do site do evento Abrapcorp, dentro do prazo que será divulgado antecipadamente.
- A submissão dos trabalhos deverá conter dois documentos: o arquivo integral com a trabalho como depositado na biblioteca da respectiva IES em formato PDF e a Ata de Defesa e a informação sobre a composição da Banca que participou do processo de avaliação deverão ser anexadas ao trabalho submetido.
III – Etapas e Critérios de Julgamento
- Etapa única: consiste na avaliação do documento escrito da Tese, Dissertação ou Monografia por uma Comissão Julgadora, com valor máximo atribuído de 100 pontos a partir dos seguintes critérios:
a) Originalidade e atualidade temática: 10 pontos.
b) Pertinência e solidez do suporte teórico: 20 pontos.
c) Rigor metodológico: 20 pontos.
d) Estrutura do trabalho: 20 pontos.
e) Qualidade redacional e adequação às normas cultas da língua portuguesa: 10 pontos.
f) Qualidade dos resultados e potencial para avanço do conhecimento e inovação na área: 20 pontos.
- Cada categoria terá, para além dos trabalhos vencedores, até duas menções honrosas.
IV – Classificação final e Critérios de Desempate
- A classificação final será determinada pela pontuação de 0 a 100 atribuída na etapa única de avaliação.
- Em caso de trabalhos que integralizem a mesma pontuação, serão utilizados os seguintes critérios para desempate, em ordem: (a) maior pontuação no critério pertinência e solidez do suporte teórico; (b) maior pontuação no critério qualidade dos resultados e potencial para avanços do conhecimento e inovação da área; (c) maior pontuação no critério rigor metodológico; (d) maior pontuação no critério qualidade redacional e adequação às normas cultas da língua portuguesa; (e) maior pontuação no critério estrutura do trabalho; (f) maior pontuação no critério originalidade e atualidade temática. Persistindo o empate, ambos os trabalhos serão considerados como vencedores.
V – Premiação
- Durante o Congresso Anual da Abrapcorp será divulgado o resultado do Prêmio de Teses.
- Os trabalhos vencedores na Categoria Tese receberão: Certificado da Premiação para autor(a) e orientador(a); publicação de artigo extraído da tese em revista científica da área OU capítulo de livro em publicação organizada pela Abrapcorp; inclusão do trabalho na seção Prêmio Abrapcorp Teses no site da Abrapcorp.
- Os trabalhos vencedores na Categoria Dissertação receberão: Certificado da Premiação para autor(a) e orientador(a); publicação de artigo extraído da dissertação em revista científica da área OU capítulo de livro em publicação organizada pela Abrapcorp; inclusão do trabalho na seção Prêmio Abrapcorp Dissertação no site da Abrapcorp.
- Os trabalhos vencedores na Categoria Monografia receberão: Certificado da Premiação para autor(a) e orientador(a); inclusão do trabalho na seção Prêmio Abrapcorp Monografia no site da Abrapcorp.
- Trabalhos apontados como menção honrosa receberão: Certificado de Menção Honrosa para estudante e orientador(a); inclusão do trabalho na seção Prêmio Abrapcorp de Teses, Dissertação ou Monografias, no site da Abrapcorp.
VI – Comissão Julgadora
- Será instituída uma Comissão Julgadora para cada categoria do prêmio, composta por Doutores escolhidos pela Diretoria Executiva da Associação dentre o quadro de associados e doutores pertencentes a diferentes Programas de Pós-graduação do país, de acordo com o número de trabalhos inscritos.
- A Comissão Julgadora será presidida por um Coordenador do Prêmio, escolhido pela Comissão. O Coordenador será o responsável por organizar os trabalhos da Comissão, redigir a ata dos resultados do Prêmio e conduzir o processo de premiação durante o evento.
- Os membros da Diretoria Executiva da Abrapcorp que tiverem orientandos concorrendo ao Prêmio Abrapcorp de Teses não poderão participar do processo de seleção da Comissão Julgadora.
- Estarão impedidos de compor a Comissão Julgadora os doutores que tiverem trabalhos de seus orientandos participando do Prêmio Abrapcorp na respectiva categoria.
VII – Disposições Finais
- A Abrapcorp não custeia a participação dos finalistas no evento.
- A inscrição no concurso implica na autorização para publicação do arquivo digital do trabalho no site da Abrapcorp.
- Casos omissos do Regulamento serão resolvidos pela Diretoria da Abrapcorp e pela Comissão Julgadora.
- Valores de Inscrição
As inscrições deverão ser realizadas no site do evento (ciente.studio/abrapcorp2024).
Modalidade | Até 15/04 | Até 08/05 |
Pesquisadores / Docentes / Profissionais Associados Abrapcorp (com anuidade 2024 em dia) | Gratuidade | Gratuidade |
Pesquisadores / Docentes / Profissionais filiados ao CONRERP | R$ 270,00 | R$ 370,00 |
Profissionais filiados não filiados ao CONRERP | R$ 300,00 | R$ 400,00 |
Estudantes de Pós-Graduação Associados Abrapcorp (com anuidade 2024 em dia) | Gratuidade | Gratuidade |
Estudantes de Pós-Graduação | R$ 180,00 | R$ 220,00 |
Estudantes de Graduação Associados Abrapcorp (com anuidade 2024 em dia) | Gratuidade | Gratuidade |
Estudantes de Graduação | R$ 80,00 | R$ 100,00 |
Estudantes de Graduação da PUCPR | R$ 50,00 | R$ 50,00 |
Estudantes de Graduação contemplados com ações afirmativas em suas IES (deverão enviar comprovantes por e-mail) | Gratuidade | Gratuidade |
Estudantes de Graduação Associados Abrapcorp (com anuidade 2024 em dia) | Gratuidade | Gratuidade |