Anais do XV Congresso Abrapcorp
ISSN: 2763-5481
Artigos dos Grupos de Trabalho
Artigos que constem na Programação do evento, mas não na lista abaixo, não foram autorizados para publicação nos Anais do XV Congresso Abrapcorp.
Flexibilidade e teletrabalho: uma reflexão sobre a liberdade paradoxal do empreendimento de si no trabalho
Nayara Medeiros de Brito (USP)
As emoções em uma almejada cultura organizacional humanizada no SUS
Dealessandro David Lima de Melo
A comunicação com empregados do setor da saúde em tempos de pandemia
Michele Medeiros Martins de Almeida (USP)
Mais proximidades no afastamento social: as mudanças nos processos de comunicação interna em função da crise da Covid-19
Denise Pragana Vieira (USP)
Reflexões preliminares sobre relações de poder, conflito e violência nas organizações e as contribuições da comunicação para a cultura da paz
Nayla Brisoti Barbeta (UNESP); Ana Beatriz Grandini Casali da Silva (UNESP); Cassiana Anunciata Caglioni (UNESP)
4ª Revolução Industrial no olhar dos gestores de comunicação: ampliação do lugar estratégico e direcionamento dialógico-relacional
Paulo Gilberto Nemitz dos Santos Júnior (ESPM-POA); Rosângela Florczak de Oliveira (ESPM-POA)
A percepção do espaço de escuta para fortalecimento de relação entre liderança e seu time em tempos de pandemia
Cynthia Provedel (Aberje); Viviane Mansi (Toyota)
Humanização, alteridades e afetividades: possíveis caminhos entre comunicação organizacional, marcas e o contexto pandêmico
Glória Rückert Jungkenn (PUC-RS)
Relações com representados: conflitos de lealdade, dilemas e decisão moral em RP
Agatha Camargo Paraventi (Cásper Líbero)
Paisagens (in)visíveis do mundo do trabalho: algumas relações entre comunicação e assédio moral organizacional
Fernanda Luz Moraes (PUC-RS); Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUC-RS)
Crise, risco e comunicação: revisão da literatura e abordagens brasileiras de um campo em legitimação
Ana Karin Nunes (UFRGS); Rosângela Florczak de Oliveira (ESPM)
Rio de Janeiro, cidade-empresa e cidade mercadoria
Vania Oliveira Fortuna (UERJ)
Comunicação e visibilidade da cidade-espetáculo: a inauguração do Cine Passeio (Curitiba/PR) em sua página no Instagram
Patricia Goedert Melo (UFPR); Regiane Regina Ribeiro (UFPR)
A comunicação e o consumo das Artes Cênicas na Pós-Modernidade
Suelen Gotardo (PUC-RS)
Cachaça não é água: uma análise da representação do consumo alcoólico em marchinhas carnavalescas da década de 1950
Frederico Augusto Ribeiro da Silva (UERJ)
O formato youtuber mirim como novo paradigma da comunicação mercadológica direcionada ao público infantil
Lucilene dos Santos Gonzales (UNESP); Danilo Mendes Genebra (UNESP)
Do cacaueiro à temperança: as estratégias comunicacionais da empresa Dengo Chocolates na ambiência digital
Débora Regina Bacega (ESPM)
Planejamento de Comunicação para Organizações do Terceiro Setor: a importância dos laços sociais na Associação Mãos Que Se Ajudam
Caroline Delevati Colpo (UFPB); Maria Lívia Pachêco de Oliveira (UFPB)
Reputação corporativa como fenômeno discursivo na pandemia
Sheila Mihailenko Chaves Magri (ESPM)
Parcerias institucionais no combate à pandemia de Covid-19, sob a perspectiva das Relações Públicas
Orlando Costa Gonçalves Junior (IBMEC); Éllida Neiva Guedes (UFMA)
Turismo Sustentável, uma das respostas à crise da Covid-19 – Bahia, Ceará e Pernambuco
Adriano Sampaio (UFBA); Rodrigo Maurício Soares (UFBA); Mariana Pinto Miranda (UFBA); Janine Falcão de Oliveira (UFBA);
A comunicação e a criatividade para lideranças nas organizações para a construção de uma sociedade de consumo mais sustentável
Fernanda Elouise Budag (USJT); Flávia Cristina Martins Mendes (USJT)
Discursos sobre doação de órgãos e desafios para a comunicação organizacional hospitalar: Estudo de caso do Hospital Risoleta Neves
Fabiana Thalia Pereira de Oliveira (UFMG); Vanessa Veiga de Oliveira (UFMG); Priscila da Silva Pereira Xavier (Hospital Risoleta Tolentino Neves)
Impacto da cultura brasileira no ativismo de/para pessoas com deficiência
Patrícia Carla Gonçalves Salvatori (USP); Luiz Alberto Beserra de Farias (USP)
DISCURSOS X NARRATIVAS DA INVISIBILIDADE NAS CIDADES
Natália de Campos Tamura (USP)
Os “discursos constituintes” sobre sustentabilidade: reflexões sobre a instituição de sentidos no âmbito da comunicação organizacional
Cristine Kaufmann (FEEVALE)
O cidadão conectado e desconfiado: análise discursiva dos comentários em postagens no Instagram da Secretaria de Estado de Saúde AM
Antônio Carlos da Costa Lopes (UFAM); Judy Lima Tavares Sales (UFAM / UFRGS)
O que não está acontecendo: Comunicação Pública e Liderança Política Em Tempos De Pandemia: Os Discursos De Jair Bolsonaro No Twitter
Bianca Garrido Dias (PUC-RS); Francielle Benett Falavigna (PUC-RS)
Reflexões sobre Relações Públicas e Informação em tempos de pandemia
Rodrigo Maurício Freire Soares (UFBA / UNEB)
A comunicação de crise do governo brasileiro durante a pandemia do Covid-19: estratégia comunicativa para desinformar?
Andréia Silveira Athaydes (FACCAT); Karen Cristina Kraemer Abreu (UFSM/FW); Lana D’Ávila Campanella (UFSM/FW); José Antônio Meira da Rocha (UFSM/FW)
O UNICEF e a comunicação pública em tempos pandêmicos: reverberações solidárias de vozes da juventude no Combate às Fake News
Ana Cláudia Pompeu Torezan Andreucci (USP / UPM); Maria Rita Mazzucatto (USP)
Comunicação pública do acontecimento ao espetáculo – qual a medida da responsabilidade pública?
Anita Cardoso (CONRERP)
Comunicação Pública e a desinformação em saúde: análise das estratégias comunicacionais do MS na cobertura da Campanha de Vacinação de 2018
Johnny Ribas de Motta (UFG / UFSM); Nelia Rodrigues Del Bianco (UFG)
Periferia Viva: formação e mobilização de públicos pelo enfrentamento aos efeitos da pandemia
Raíssa Fernandes Faria (UFOP); Emanuela de Avelar São Pedro (Agência de Iniciativas Cidadãs – AIC); Nathália Freitas Vargens (UFMG)
Mobilizar sem aglomerar: desafios e invenções da educação para a cidadania no contexto da pandemia
Rafaela Pereira Lima (UFMG / Agência de Iniciativas Cidadãs – AIC); Danusa Tederiche Borges de Faria (AIC); Isabelle Caroline Damião Chagas (AIC); Jéssica Antunes Caldeira (AIC); Luísa de Souza Rocha Camargos (AIC); Kênia Mara da Silva Chagas (AIC)
Muros simbólicos e comunicação no espaço público: desigualdades na produção de discurso, crimes corporativos e mobilização social
Diana Valentina Gonçalves de Araújo (UFMG)
A Coparticipação entre comunicação e serviço social nas organizações na pandemia: reflexões para a práxis
Camila Roberta Muniz Serra (UNESP); Cassiana Anunciata Caglion (UNESP)i; Célia Maria Retz Godoy dos Santos (UNESP); David Gustavo Pompei (UNESP)
Diversidade e organizações: posicionamentos discursivos possíveis
Aline Ferreira Lira (UFAM)
Mulheres jornalistas na cobertura da pandemia: uma perspectiva pela Ética do Cuidado e do Jornalismo para a Paz
Priscila Romero Sanches (UNESP); Nayara Kobori (UNESP)
Abordagem comunicação da inovação: uma discussão preliminar
Karen Terossi (UNESP); Maria Eugênia Porém (UNESP)
Relações Públicas e Literacia Midiática: intersecções e contribuições para inovação e atuação em ambiente digital
Christiane Delmondes Versuti (UNESP)
Vinicius Riqueto de Oliveira (Cásper Líbero)
O net-ativismo ameríndio brasileiro em período pandêmico
Thiago Cardoso Franco (UFAM); Marcelo Rodrigo da Silva (UFAM); Taynnara de Oliveira Franco (UFG)
WebRP: um estudo revisional
Daiana Stasiak (UFG)
Metodologias de Desenvolvimento Ágil e sua aplicação nas empresas informativas
Mayanna Estevanim (USP)
Marcas influenciadoras digitais e sociais: comunicação, visibilidade e colaboração
João Francisco Raposo (USP); Carolina Frazon Terra (Cásper Líbero / USP)
“Boulos radical!”: o uso de memes como estratégia de comunicação durante a campanha eleitoral de Guilherme Boulos
Daniel Cesario de Abreu (USP); Issaaf Karhawi (USP)
A estratégia de interação organizacional da Fórmula 1 em tempos de covid-19
Guilherme Pedrosa Quintela (PUC-MG)
As cerimônias de formaturas universitárias no contexto das mídias sociais digitais
Michele Nakazato (UCDB)
Relações Públicas e Administração: uma proposta ensino-aprendizagem entre os estudantes da graduação por meio de metodologias ativas
Paula Franceschelli de Aguiar Barros (PUC-SP / FECAP); Taiguara Langrafe (FECAP)
Metodologia para o Estudo do Trabalho em Agências de Comunicação
João Augusto Moliani (UTFPR)
Formação e atuação docente: o cenário de Relações Públicas nas regiões Norte e Nordeste
Marcelo Pereira da Silva (PUC-Campinas); Ana Carolina Trindade (UNESP); Jéssica de Cássia Rossi (Centro Universitário do Sagrado Coração)
“Optei por Relações Públicas para fugir dos números”: reflexos da atitude receosa de estudantes e profissionais frente aos dados quantitativos
Karina Ferrara Barros (USP)
Percurso Acadêmico de Egressos de Relações Públicas em Histórias de Vida e Formação
Juliane Martins (USP / UFPR)