Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Anais do XV Congresso Abrapcorp

ISSN: 2763-5481

Artigos dos Grupos de Trabalho

Artigos que constem na Programação do evento, mas não na lista abaixo, não foram autorizados para publicação nos Anais do XV Congresso Abrapcorp.

Flexibilidade e teletrabalho: uma reflexão sobre a liberdade paradoxal do empreendimento de si no trabalho
Nayara Medeiros de Brito (USP)

As emoções em uma almejada cultura organizacional humanizada no SUS
Dealessandro David Lima de Melo

A comunicação com empregados do setor da saúde em tempos de pandemia
Michele Medeiros Martins de Almeida (USP)

Mais proximidades no afastamento social: as mudanças nos processos de comunicação interna em função da crise da Covid-19
Denise Pragana Vieira (USP)

Reflexões preliminares sobre relações de poder, conflito e violência nas organizações e as contribuições da comunicação para a cultura da paz
Nayla Brisoti Barbeta (UNESP); Ana Beatriz Grandini Casali da Silva (UNESP); Cassiana Anunciata Caglioni (UNESP)

4ª Revolução Industrial no olhar dos gestores de comunicação: ampliação do lugar estratégico e direcionamento dialógico-relacional
Paulo Gilberto Nemitz dos Santos Júnior (ESPM-POA); Rosângela Florczak de Oliveira (ESPM-POA)

 A percepção do espaço de escuta para fortalecimento de relação entre liderança e seu time em tempos de pandemia
Cynthia Provedel (Aberje); Viviane Mansi (Toyota)

Humanização, alteridades e afetividades: possíveis caminhos entre comunicação organizacional, marcas e o contexto pandêmico
Glória Rückert Jungkenn (PUC-RS)

Relações com representados: conflitos de lealdade, dilemas e decisão moral em RP
Agatha Camargo Paraventi (Cásper Líbero)

Paisagens (in)visíveis do mundo do trabalho: algumas relações entre comunicação e assédio moral organizacional
Fernanda Luz Moraes (PUC-RS); Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUC-RS)

Crise, risco e comunicação: revisão da literatura e abordagens brasileiras de um campo em legitimação
Ana Karin Nunes (UFRGS); Rosângela Florczak de Oliveira (ESPM)

 

Disputas de sentidos sobre as favelas cariocas no período olímpico: o Morro da Providência em documentários internacionais de TV
Ana Teresa Gotardo (UERJ)

Rio de Janeiro, cidade-empresa e cidade mercadoria
Vania Oliveira Fortuna (UERJ)

Rua, festa e movimento: algumas interconexões entre os blocos carnavalescos e a Maratona do Rio de Janeiro
Tatiana Cioni Couto (UERJ); Victor Belart (UERJ)

“As memórias não podem ser removidas”: sentidos sobre a Vila Autódromo (Rio de Janeiro) na página do Museu das Remoções
Igor Lacerda (UERJ); Carlos Eduardo Abbud Hanna Roque (UERJ)

Comunicação e visibilidade da cidade-espetáculo: a inauguração do Cine Passeio (Curitiba/PR) em sua página no Instagram
Patricia Goedert Melo (UFPR); Regiane Regina Ribeiro (UFPR)

A comunicação e o consumo das Artes Cênicas na Pós-Modernidade
Suelen Gotardo (PUC-RS)

Cachaça não é água: uma análise da representação do consumo alcoólico em marchinhas carnavalescas da década de 1950
Frederico Augusto Ribeiro da Silva (UERJ)

Avon é a nossa cara? Relação entre Empreendedorismo e Empoderamento no discurso inspiracional da marca Avon
Danyelle Alves da Paixão (UFPE)

O formato youtuber mirim como novo paradigma da comunicação mercadológica direcionada ao público infantil
Lucilene dos Santos Gonzales (UNESP); Danilo Mendes Genebra (UNESP)

Consumo e maternagem: um estudo semiótico da dinâmica de marcas de brinquedo no Instagram
Karla de Melo Alves Meira (USP); Daniel Dubosselard Zimmermann (USP / Cásper Líbero)

Do cacaueiro à temperança: as estratégias comunicacionais da empresa Dengo Chocolates na ambiência digital
Débora Regina Bacega (ESPM)

Planejamento de Comunicação para Organizações do Terceiro Setor: a importância dos laços sociais na Associação Mãos Que Se Ajudam
Caroline Delevati Colpo (UFPB); Maria Lívia Pachêco de Oliveira (UFPB)

Idosos e Consumo Digital: aplicativos para seniores em tempos de pandemia
Denise Regina Stacheski (Universidade Tuiuti do Paraná)

Reputação corporativa como fenômeno discursivo na pandemia
Sheila Mihailenko Chaves Magri (ESPM)

Parcerias institucionais no combate à pandemia de Covid-19, sob a perspectiva das Relações Públicas
Orlando Costa Gonçalves Junior (IBMEC); Éllida Neiva Guedes (UFMA)

A humanização das marcas como objeto-valor em tempos de pandemia de Covid-19
Marina A. E. Negri (UNICAMP)

Turismo Sustentável, uma das respostas à crise da Covid-19 – Bahia, Ceará e Pernambuco
Adriano Sampaio (UFBA); Rodrigo Maurício Soares (UFBA); Mariana Pinto Miranda (UFBA); Janine Falcão de Oliveira (UFBA);

A comunicação e a criatividade para lideranças nas organizações para a construção de uma sociedade de consumo mais sustentável
Fernanda Elouise Budag (USJT); Flávia Cristina Martins Mendes (USJT)

Celebração do Corpo LGBTQ+: identidade, circulação e produção de sentidos para os artistas da mostra Corpo Político
Samuel Rubens Barbosa de Oliveira (UFMG); Marcela Vouguinha (PUC-MG)

Discursos sobre doação de órgãos e desafios para a comunicação organizacional  hospitalar: Estudo de caso do Hospital Risoleta Neves
Fabiana Thalia Pereira de Oliveira (UFMG); Vanessa Veiga de Oliveira (UFMG); Priscila da Silva Pereira Xavier (Hospital Risoleta Tolentino Neves)

Impacto da cultura brasileira no ativismo de/para pessoas com deficiência
Patrícia Carla Gonçalves Salvatori (USP); Luiz Alberto Beserra de Farias (USP)

DISCURSOS X NARRATIVAS DA INVISIBILIDADE NAS CIDADES
Natália de Campos Tamura (USP)

Os “discursos constituintes” sobre sustentabilidade: reflexões sobre a instituição de sentidos no âmbito da comunicação organizacional
Cristine Kaufmann (FEEVALE)

Sustentabilidade nas Universidades: reflexões sobre as ações de Comunicação Institucional
Priscila dos Santos Silva (UFF)

ICMM e a Mineração Do Futuro: posicionamentos, reverberação e não-discurso
Isaura Mourão (PUC-MG); Adelina Martins de La Fuente (PUC-MG); Marcela Vouguinha (PUC-MG); Samuel Rubens (UFMG)

Formações Discursivas na implantação da Usina Hidrelétrica Estreito: Análise do Site Institucional do Consórcio Estreito Energia
Ligia Regina Guimarães Clemente (UFG)

Narrativas Institucionais e Alternativas para os Jovens Profissionais das Melhores e Maiores Empresas do Brasil
Emílio Alves (USP); Luiz Alberto Beserra de Farias (USP)

Narrativas organizacionais por lives na pandemia: uma análise crítica
Celene Fidelis Frias Ferreira (UFT); Anelisa Maradei (USCS)

Universidades públicas portuguesas na pandemia: práticas comunicativas e percepções do teletrabalho pelos profissionais da comunicação
Daiane Scheid (UFSM/FW); Teresa Ruão (Universidade do Minho)

Vírus, rumores, metáforas, infodemia e contradições na comunicação bolsonarista
Boanerges Balbino Lopes Filho (UFJF)

O cidadão conectado e desconfiado: análise discursiva dos comentários em postagens no Instagram da Secretaria de Estado de Saúde AM
Antônio Carlos da Costa Lopes (UFAM); Judy Lima Tavares Sales (UFAM / UFRGS)

O que não está acontecendo: Comunicação Pública e Liderança Política Em Tempos De Pandemia: Os Discursos De Jair Bolsonaro No Twitter
Bianca Garrido Dias (PUC-RS); Francielle Benett Falavigna (PUC-RS)   

Comunicação pública em tempos de pandemia: um olhar a partir da live do presidente Jair Bolsonaro
Eva Márcia Arantes Ostrosky Ribeiro (UFG); Tiago Mainieri (UFG)

A comunicação pública da ciência diante da pandemia
Maria José da Costa Oliveira (USP); Heloiza Matos e Nobre (USP); Celso Dal Ré Carneiro (UNICAMP); Ronaldo Barbosa (UNICAMP)

Reflexões sobre Relações Públicas e Informação em tempos de pandemia
Rodrigo Maurício Freire Soares (UFBA / UNEB)

A comunicação de crise do governo brasileiro durante a pandemia do Covid-19: estratégia comunicativa para desinformar?
Andréia Silveira Athaydes (FACCAT); Karen Cristina Kraemer Abreu (UFSM/FW); Lana D’Ávila Campanella (UFSM/FW); José Antônio Meira da Rocha (UFSM/FW)

O UNICEF e a comunicação pública em tempos pandêmicos: reverberações solidárias de vozes da juventude no Combate às Fake News
Ana Cláudia Pompeu Torezan Andreucci (USP / UPM); Maria Rita Mazzucatto (USP)

Comunicação pública do acontecimento ao espetáculo – qual a medida da responsabilidade pública?
Anita Cardoso (CONRERP)

Comunicação Pública e a desinformação em saúde: análise das estratégias comunicacionais do MS na cobertura da Campanha de Vacinação de 2018
Johnny Ribas de Motta (UFG / UFSM); Nelia Rodrigues Del Bianco (UFG)

Periferia Viva: formação e mobilização de públicos pelo enfrentamento aos efeitos da pandemia
Raíssa Fernandes Faria (UFOP); Emanuela de Avelar São Pedro (Agência de Iniciativas Cidadãs – AIC); Nathália Freitas Vargens (UFMG)

Mobilizar sem aglomerar: desafios e invenções da educação para a cidadania no contexto da pandemia
Rafaela Pereira Lima (UFMG / Agência de Iniciativas Cidadãs – AIC); Danusa Tederiche Borges de Faria (AIC); Isabelle Caroline Damião Chagas (AIC); Jéssica Antunes Caldeira (AIC); Luísa de Souza Rocha Camargos (AIC); Kênia Mara da Silva Chagas (AIC)

Muros simbólicos e comunicação no espaço público: desigualdades na produção de discurso, crimes corporativos e mobilização social
Diana Valentina Gonçalves de Araújo (UFMG)

Não há de ser inutilmente: a influência da UFMG diante da controvérsia da Operação Esperança Equilibrista
Ives Teixeira Souza (UFMG)

As organizações entre discursos e práticas de sustentabilidade: um estudo sobre a comunicação ESG em relatórios corporativos
José Augusto Mendes Lobato (USJT); Rodrigo Cesar Severino Neiva (USJT)

Cobertura de conflitos orientada para a paz: articulações na reportagem de Bru Rovira
Tayane Aidar Abib (UNESP)

A Coparticipação entre comunicação e serviço social nas organizações na pandemia: reflexões para a práxis
Camila Roberta Muniz Serra (UNESP); Cassiana Anunciata Caglion (UNESP)i; Célia Maria Retz Godoy dos Santos (UNESP); David Gustavo Pompei (UNESP)

Desigualdade de Gênero: percalços e desafios de mulheres de relações públicas
Sandra Ortega Restrepo (USP)

Diversidade e organizações: posicionamentos discursivos possíveis
Aline Ferreira Lira (UFAM)

A comunicação para paz como alternativa para a ressignificação da violência cultural em torno da LGBTFobia
Diuan dos Santos Feltrin (UNESP)

Mulheres em cargos de liderança: reflexões sobre divisão do trabalho, cultura e comunicação no contexto organizacional
Milene Rocha Lourenço Leitzke (Universidade Federal da Integração Latinoamericana)

(Resistência à) Igualdade Racial – do silêncio ao diálogo nas empresas e organizações no Brasil
Alessandro Augusto Ferreira Pellegrini (UNESP); Carla de Oliveira Tozo (USP)

Cultura Organizacional e Cultura nas Organizações sob uma perspectiva crítica
Juliane do Rocio Juski (PUC-RS)

Questão de Gênero: o Teto de Vidro no mercado de Comunicação
Patrícia Milano Pérsigo (UFSM/FW); Andréia Silveira Athaydes (FACCAT); Gustavo Eugênio Hasse Becker (PUC-RS)

Mulheres jornalistas na cobertura da pandemia: uma perspectiva pela Ética do Cuidado e do Jornalismo para a Paz
Priscila Romero Sanches (UNESP); Nayara Kobori (UNESP)

Inovação, digital, valores e relacionamentos: quais variáveis mais afetarão as estratégias de comunicação organizacional nos próximos anos 
Sandro Pontes (USP)

Abordagem comunicação da inovação: uma discussão preliminar
Karen Terossi (UNESP); Maria Eugênia Porém (UNESP)

Relações Públicas e Literacia Midiática: intersecções e contribuições para inovação e atuação em ambiente digital
Christiane Delmondes Versuti (UNESP)

Home Office e os ambientes comunicacionais: tensões entre a comunicação presencial e não-presencial no mundo do trabalho

Vinicius Riqueto de Oliveira (Cásper Líbero)

O net-ativismo ameríndio brasileiro em período pandêmico 
Thiago Cardoso Franco (UFAM); Marcelo Rodrigo da Silva (UFAM); Taynnara de Oliveira Franco (UFG)

WebRP: um estudo revisional 
Daiana Stasiak (UFG)

Metodologias de Desenvolvimento Ágil e sua aplicação nas empresas informativas
Mayanna Estevanim (USP)

Marcas influenciadoras digitais e sociais: comunicação, visibilidade e colaboração
João Francisco Raposo (USP); Carolina Frazon Terra (Cásper Líbero / USP)

“Boulos radical!”: o uso de memes como estratégia de comunicação durante a campanha eleitoral de Guilherme Boulos
Daniel Cesario de Abreu (USP); Issaaf Karhawi (USP)

A estratégia de interação organizacional da Fórmula 1 em tempos de covid-19
Guilherme Pedrosa Quintela (PUC-MG)

Narrativa transmidiática no BBB20: o caso de Bianca Andrade
Daniele Gonçalves de Amorim (USP); Issaaf Karhawi (USP)

Relacionamento por mídias sociais: práticas de instituições públicas de pesquisa agropecuária do Mercosul 
Andrea Fernanda Lyvio Vilardo (UFRGS); Karla Maria Müller (UFRGS)

Projetos de comunicação nas mídias sociais: uma abordagem para assessorias de finanças pessoais 
Carlos Affonso Sartore Salles (UNINOVE); Tatiane Furukawa Liberato (UFSCar)

Redes sociais na comunicação organizacional de uma Universidade Federal 
Gabriela Santos Dayrell Ferreira (UFVJM); Cinthya Rocha Tameirão (UFVJM)

As cerimônias de formaturas universitárias no contexto das mídias sociais digitais
Michele Nakazato (UCDB)

Os agendamentos midiáticos nas relações organizacionais internas sob a ótica dos Estudos Culturais e da Estética da Recepção
Ana Beatriz Grandini Casali da Silva (UNESP)

Relações Públicas Educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações
Fernanda Terezinha de Almeida (UNESP)

A invisibilidade da Teoria da Função Política nas produções acadêmicas de Relações Públicas
Marcelo de Barros Tavares (PUC-RS / CONFERP / UNIRITTER); Liliane Fraga da Silva (PUC-RS)

Relações Públicas e Administração: uma proposta ensino-aprendizagem entre os estudantes da graduação por meio de metodologias ativas
Paula Franceschelli de Aguiar Barros (PUC-SP / FECAP); Taiguara Langrafe (FECAP)

Metodologia para o Estudo do Trabalho em Agências de Comunicação
João Augusto Moliani (UTFPR)

Assessorias de Comunicação, Assessorias de Imprensa e Agências de Publicidade do Vale do Itajaí: o que elas têm em comum?
Julia Cristina Borges (UNIVALI); Lígia Najdzion (UNIVALI)

Pós-Graduação no Brasil: uma visão sobre programas de Comunicação, instituições de ensino e o perfil docente
Bruno César Silva (PUC-RS / FIERGS)

Formação e atuação docente: o cenário de Relações Públicas nas regiões Norte e Nordeste
Marcelo Pereira da Silva (PUC-Campinas); Ana Carolina Trindade (UNESP); Jéssica de Cássia Rossi (Centro Universitário do Sagrado Coração)

“Optei por Relações Públicas para fugir dos números”: reflexos da atitude receosa de estudantes e profissionais frente aos dados quantitativos
Karina Ferrara Barros (USP)

Percurso Acadêmico de Egressos de Relações Públicas em Histórias de Vida e Formação
Juliane Martins (USP / UFPR)