Associação Brasileira de Pesquisadores de
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

CRONOGRAMA

Clique aqui e veja as Sessões dos Grupos de Trabalho

Clique aqui e veja as Sessões do Espaço Jovem Pesquisador

Clique aqui e veja as Sessões do II Colóquio Acadêmico

Datas importantes

24 de junho a 07 de agosto: novo período para submissão de trabalhos;

24 de junho a 07 de agosto: novo período de inscrição no Prêmio Abrapcorp de Teses, Dissertações e Prêmio Abrapcorp Jovem Pesquisador;

07 de agosto a 31 de agosto: avaliação dos trabalhos;

03 de setembro: divulgação dos trabalhos aprovados e finalistas dos Prêmios Abrapcorp 2020;

28 de setembro: prazo máximo para pagamento das inscrições dos congressistas com submissão de trabalho (aceitos ou não) e demais congressistas (ouvintes);

22 a 25 de setembro: Pré-congresso;

28 de setembro a 02 de outubro: realização do XIV Congresso Abrapcorp 2020.

PROGRAMAÇÃO

Pré-Congresso:     22 a 25 de setembro de 2020
Congresso:            28 de setembro a 02 de outubro

PRÉ-CONGRESSO

  • 22 de setembro de 2020 (terça-feira):

Oficinas alunos de Graduação (atividades assíncronas, disponíveis durante todo o evento).

OF1: Profa. Ms. Cassiana Caglioni (UNESP/FAAC) – Comunicação, Inovação e Diversidade Organizacional

OF2: Prof. Ms. Daniel Ottado (Udelar Univ República) – Comunicação e mudança organizacional

OF3: Prof. Ms. Henrique Pereira (UNESP/FAAC) – Inteligência Artificial e inovação

OF4: Profa. Ms. Fernanda Terezinha de Almeida (UNESP/FAAC) – Produção de Texto institucional

OF5: Profa. Ms. Professora Melanie Retz (UNESP/FAAC) – Neurociência e Comunicação

OF6: Anderson Arcenio (Presidente da Sandwich Valey/Bauru) – Passo a passo para iniciar uma startup

OF7: Prof. Ms. Paulo Nascimento (FIB/Bauru) – Tecnologias digitais e Gerenciamento de crises nas organizações

OF8: Profa. Ms. Tainah Veras (UNESP/FAAC) – Design Think

 

19h/21h  COMsciense – Curso de Curta Duração (Módulo 1): A Caixa de Ferramentas do Comunicador no C-Level

Ministrado pelo Prof. Dr. Cláudio Guimarães Cardoso (UFBA)

Mediador: Prof. Dr. José Zilmar – UFRN-DECOM

Carga horária total: 2 horas

*Essa atividade faz parte do XIV Congresso Abrapcorp. Somente inscritos no evento receberão certificado.

 

Conteúdo:
. Os desafios do Comunicador no C-Level
. Ativos Intangíveis na Governança Corporativa
. Deficiências e oportunidades na formação do comunicador
. Inovações no campo da comunicação organizacional: CommTechs e RevOp

 

  • 23 de setembro de 2020 (quarta-feira):

16h/18h30  Colóquio acadêmico de formação do professor universitário – Conferência “Dimensões da ação do professor na contemporaneidade”

Palestrante: Prof. Dr. Nilson José Machado (USP)
Reflexão: Profa. Dra. Joana Guilares de Aguiar (UFF) – “Por que é tão difícil inovar nas práticas de ensino? Um modelo de formação universitária centrado na saúde pedagógica”
Organização e Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (ECA/USP)

 

  • 24 de setembro de 2020 (quinta-feira):

14h/18h  Colóquio acadêmico de formação do professor universitário – Apresentação de relatos de experiências docentes – Sessão I

Organização e Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (ECA/USP)

 

19h/21h  COMsciense – Curso de Curta Duração (Módulo 2): A Caixa de Ferramentas do Comunicador no C-Level

Ministrado pelo Prof. Dr. Cláudio Guimarães Cardoso (UFBA)

Mediador: Prof. Dr. José Zilmar – UFRN-DECOM

Carga horária: 2 horas

*Essa atividade faz parte do XIV Congresso Abrapcorp. Somente inscritos no evento receberão certificado.

 

Conteúdo:
. Ferramentas para o comunicador
. Checklist da governança para comunicadores
. Tétrades, altaMetrics, matriz de Risco, SWOT e Canvas da comunicação

 

  • 25 de setembro de 2020 (sexta-feira):

14h/18h  Colóquio acadêmico de formação do professor universitário – Apresentação de relatos de experiências docentes – Sessão II

Organização e Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (ECA/USP)

 

 

XIV CONGRESSO ABRAPCORP

  • 28 de setembro de 2020 (segunda-feira):

(Horário a definir)  Café Abrapcorp 2020 – Lançamento de publicações

Coordenação: Profa. Dr. Adriano Sampaio (UFBA)

 

14h/17h  Apresentações do Prêmio Abrapcorp de Teses, Dissertações e Prêmio Jovem Pesquisador

Coordenação: Prof. Dr. Adriano Sampaio (UFBA) / Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira/ Profa. Dra. Vânia Penafieri (PUC-SP / Cásper Líbero)

 

18h/18h30  Abertura Oficial: XIV CONGRESSO ABRAPCORP

Profa. Dra. Fabia Pereira Lima (UFMG), Profa. Dra. Margarida Krohling Kunsch (ECA/USP), Profa. Dra. Raquel Cabral (Coordenadora do Curso de Relações Públicas – FAAC/UNESP) e Prof. Dr. Marcelo Carbone Carneiro (Diretor FAAC – UNESP).

 

18h30/19h  Prêmio Abrapcorp de Teses, Dissertações e Prêmio Jovem Pesquisador

Coordenação: Prof. Dr. Adriano Sampaio (UFBA) / Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira/ Profa. Dra. Vânia Penafieri (PUC-SP / Cásper Líbero)

 

19h/21h  Conferência Magna

Comunicação estratégica: desafios da comunicação organizacional para inovação.
Palestrante: Profa. Dra. Sandra Massoni
Coordenação: Profa. Dra. Fábia Pereira Lima (UFMG)

Mediadores: Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias (USP) e Profa. Dra. Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUC-RS)

 

  • 29 de setembro de 2020 (terça-feira):

14h/18h  Grupos de Trabalhos (GTs)
Coordenação Geral: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFMG)

● GT 1. Comunicação, ética e alteridades em processos relacionais de subjetivação e conflitos no ambiente organizacional
Coordenação: Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC-MG)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)

● GT 2. Comunicação, consumo e organizações
Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Mônica Fort (UTP)

● GT 3. Discursos, identidades e relações de poder
Coordenação: Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Rennan Mafra (UFV)

● GT 4. Relações Públicas, política e sociedade
Coordenação: Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques (UFMG)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFSM)

 GT 5. Comunicação intercultural e interseccionalidade
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Raquel Cabral (Unesp)

● GT 6. Comunicação digital, inovação e tecnologias
Coordenação: Profa. Dra. Carolina Terra (USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (UFMA)

● GT 7. Teorias, metodologias e práticas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional
Coordenação: Prof. Dr. Esnél José Fagundes (UFMA)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Claudia Peixoto de Moura (PUCRS)

 

14h/18h  Espaço Jovem Pesquisador
Coordenação: Profa. Dra. Vânia Penafieri (PUC-SP / Cásper Líbero) 

 

19h/21h  Mesa Sessão 1: Comunicação, Inovação e Empreendedorismo: tensões e alinhamentos

A mesa Comunicação, Inovação e Empreendedorismo tem como objetivo debater de forma qualificada e crítica as temáticas em pauta entendendo-as como fenômenos presentes nas organizações. A principal proposta é discutir e tensionar como os discursos sobre inovação e empreendedorismo são construídos nas organizações enfocando de forma crítica os diferentes vieses ideológicos e instrumentais que esses fenômenos se apropriam para ordenarem as realidades organizacionais.

Prof. Dr. Vander Casaqui (Metodista)
Profa. Dra. Regina Rossetti (USCS)
Prof. Dr. Lucas Araujo (UEL)

Mediadora: Profa. Dra. Maria Eugênia Porém (UNESP)

 

  • 30 de setembro de 2020 (quarta-feira):

14h/18h  Grupos de Trabalhos (GTs)
Coordenação Geral: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFMG)

● GT 1. Comunicação, ética e alteridades em processos relacionais de subjetivação e conflitos no ambiente organizacional
Coordenação: Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC-MG)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)

● GT 2. Comunicação, consumo e organizações
Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Mônica Fort (UTP)

● GT 3. Discursos, identidades e relações de poder
Coordenação: Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Rennan Mafra (UFV)

● GT 4. Relações Públicas, política e sociedade
Coordenação: Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques (UFMG)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFSM)

● GT 5. Comunicação intercultural e interseccionalidade
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Raquel Cabral (Unesp)

● GT 6. Comunicação digital, inovação e tecnologias
Coordenação: Profa. Dra. Carolina Terra (USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (UFMA)

● GT 7. Teorias, metodologias e práticas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional
Coordenação: Prof. Dr. Esnél José Fagundes (UFMA)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Claudia Peixoto de Moura (PUCRS)

 

14h/18h  Espaço Jovem Pesquisador
Coordenação: Profa. Dra. Vânia Penafieri (PUC-SP / Cásper Líbero) 

 

19h/21h  Mesa Sessão 2: A Agenda 2030 como fator de inovação nas organizações

Um dos esforços globais que busca guiar as ações das organizações no complexo mundo contemporâneo é o Pacto Global das Nações Unidas (Global Compact, ONU), criado no ano 2000 com o objetivo de engajar e comprometer empresas privadas, públicas e do terceiro setor em ações para a transformação social. Neste contexto, em 2015, 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram a Agenda 2030 que tem como eixo central 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um plano de ação a ser executado pelas organizações signatárias de 2015 a 2030. A Agenda 2030 coloca em evidência o papel estratégico que as organizações assumem diante desse movimento global para implementar os 17 ODS. A proposta desta mesa é debater os limites e perspectivas da Agenda 2030 nas organizações, buscando entender se é possível que a mesma possa ser pensada como um fator de inovação ao ser implantada e implementada pelas organizações.

Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier (UNESP)

Prof. Dr. Thiago Gerhre Galvão (UNB)

Mediadora: Profa. Dra. Maria José da Costa Oliveira (METROCAMP)

 

  • 01 de outubro de 2020 (quinta-feira):

14h/18h  Grupos de Trabalhos (GTs)
Coordenação Geral: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFMG)

● GT 1. Comunicação, ética e alteridades em processos relacionais de subjetivação e conflitos no ambiente organizacional
Coordenação: Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC-MG)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Ângela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)

● GT 2. Comunicação, consumo e organizações
Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Mônica Fort (UTP)

● GT 3. Discursos, identidades e relações de poder
Coordenação: Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Rennan Mafra (UFV)

● GT 4. Relações Públicas, política e sociedade
Coordenação: Prof. Dr. Márcio Simeone Henriques (UFMG)
Vice-coordenação: Prof. Dr. Daniel Reis Silva (UFSM)

● GT 5. Comunicação intercultural e interseccionalidade
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Raquel Cabral (Unesp)

● GT 6. Comunicação digital, inovação e tecnologias
Coordenação: Profa. Dra. Carolina Terra (USP)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa (UFMA)

● GT 7. Teorias, metodologias e práticas de ensino das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional
Coordenação: Prof. Dr. Esnél José Fagundes (UFMA)
Vice-coordenação: Profa. Dra. Claudia Peixoto de Moura (PUCRS)

 

14h/18h  Espaço Jovem Pesquisador
Coordenação: Profa. Dra. Vânia Penafieri (PUC-SP / Cásper Líbero) 

 

  • 02 de outubro de 2020 (sexta-feira):

18h/21h  ERERP –  Encontro Regional de Estudantes de Relações Públicas 

Tema: “Conectando Gerações”

18/19h  Convidadas: Profa. Dra. Margarida Krohling Kunsch (ECA/USP) / Profa. Dra. Carolina Terra (ECA/USP)

20h/21h  Roda de conversa com  Guilherme Alf (Líder na Alf Negócios Criativos, Insperiência, Todo Mundo Precisa de um RP e Desafio Pelo Bem), Luisa Camargos (RP na empresa AIC e Idealizadora do projeto Bagaceira), Amanda Takassiki (Co- fundadora da Todo Mundo Precisa de um RP e Líder de criatividade na Alf Negócios Criativos), Fernanda de Almeida (Consultora de Comunicação e Marketing Adenda, delegada do Conrerp 2ªR e criadora do Reputação Empresarial)